Maior mercado do continente europeu, a Alemanha teve mais um mês negativo nas vendas de veículos novos. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas 194.349 unidades em fevereiro, 19% a menos do que há um ano. No acumulado do bimestre (364.103), a retração é ainda maior (-25,1%).
Embora em queda de quase 10%, a líder Volkswagen (40.115) viu sua participação de mercado crescer mais de 20%) Na disputa pelo 2º lugar, a Audi levou a melhor sobre a Mercedes-Benz em uma disputa acirrada por pouco mais de 150 unidades (17.054 x 16.901). Apenas a Mini (3.312) e a Tesla (1.918) registraram crescimentos na comparação com 2020.
POS. |
MARCA |
FEV 2021 |
% MERCADO 202 |
FEV.2020 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
40.115 |
20,6% |
44.405 |
18,5% |
-9,7% |
2º |
AUDI |
17.054 |
8,8% |
19.172 |
8,0% |
-11,0% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
16.901 |
8,7% |
23.577 |
9,8% |
-28,3% |
4º |
BMW |
16.508 |
8,5% |
17.613 |
7,3% |
-6,3% |
5º |
OPEL |
12.443 |
6,4% |
14.031 |
5,8% |
-11,3% |
6º |
SKODA |
12.120 |
6,2% |
14.870 |
6,2% |
-18,5% |
7º |
FORD |
10.382 |
5,3% |
17.330 |
7,2% |
-40,1% |
8º |
SEAT |
8.472 |
4,4% |
11.225 |
4,7% |
-24,5% |
9º |
RENAULT |
7.830 |
4,0% |
9.420 |
3,9% |
-16,9% |
10º |
HYUNDAI |
6.511 |
3,4% |
8.534 |
3,6% |
-23,7% |
11º |
FIAT |
4.993 |
2,6% |
6.328 |
2,6% |
-21,1% |
12º |
TOYOTA |
4.554 |
2,3% |
5.950 |
2,5% |
-23,5% |
13º |
PEUGEOT |
4.012 |
2,1% |
4.339 |
1,8% |
-7,5% |
14º |
KIA |
3.878 |
2,0% |
5.617 |
2,3% |
-31,0% |
15º |
VOLVO |
3.593 |
1,8% |
4.301 |
1,8% |
-16,5% |
16º |
MINI |
3.312 |
1,7% |
2.792 |
1,2% |
18,6% |
17º |
CITROËN |
3.290 |
1,7% |
4.409 |
1,8% |
-25,4% |
18º |
NISSAN |
2.356 |
1,2% |
14.031 |
5,8% |
-83,2% |
19º |
TESLA |
1.918 |
1,0% |
685 |
0,3% |
180,0% |
20º |
MITSUBISHI |
1.873 |
1,0% |
4.247 |
1,8% |
-55,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
194.349 |
100,0% |
239.943 |
100,0% |
-19,0% |
|
ACUMULADO |
364.103 |
100,0% |
486.243 |
100,0% |
-25,1% |
Falando na Tesla, a marca norte-americana emplacou 1.910 unidades do Model 3, pouco à frente do ID.3 (1.892), principal aposta da VW entre os elétricos, e ficou muito perto do top 30. No topo da tabela, o VW Golf (8.476) perdeu mais de 30% dos compradores nos últimos 12 meses, mas a marca teve 100% do pódio pelo 2º mês seguido, com Tiguan (6.168) e o Passat (4.586).
Com 4.241 unidades, o Skoda Octavia foi o melhor “não VW”, embora a montadora checa pertença ao grupo alemão. Fechando o top 5, o Opel Corsa foi o preferido por 4.189 alemães. Em 8º, o Audi A6 (3.405) cresceu acima de 40%. VW Transporter (2.637) e Fiat Ducato (2.602) garantiram a presença de 2 vans no top 20.
Quem chamou a atenção mesmo foi o Volkswagen up!. Agora que é vendido apenas em versão 100% elétrico, o compacto registrou incremento superior a 70% com 3.184 unidades, número que o posiciona como o carro 100% elétrico (já dirigimos) mais vendido na Alemanha.
Já a Ford viu o Focus (1.887) registrar a maior queda do top 50 (-65%), ao mesmo tempo em que viu o ótimo desempenho de sua linha de SUV: o Kuga (2.229), em 19º, avançou mais de 37%, enquanto o Puma (1.600), em 39º, disparou mais de 85%.
POS. |
MODELO |
FEV.2021 |
% MERCADO 2021 |
FEV.2020 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
8.476 |
4,4% |
12.409 |
5,2% |
-31,7% |
2º |
VW TIGUAN |
6.168 |
3,2% |
4.990 |
2,1% |
23,6% |
3º |
VW PASSAT |
4.586 |
2,4% |
5.282 |
2,2% |
-13,2% |
4º |
SKODA OCTAVIA |
4.241 |
2,2% |
3.693 |
1,5% |
14,8% |
5º |
OPEL CORSA |
4.189 |
2,2% |
4.228 |
1,8% |
-0,9% |
6º |
VW T-ROC |
3.961 |
2,0% |
3.043 |
1,3% |
30,2% |
7º |
BMW SÉRIE 3 |
3.746 |
1,9% |
4.364 |
1,8% |
-14,2% |
8º |
AUDI A6 |
3.405 |
1,8% |
2.377 |
1,0% |
43,2% |
9º |
MINI |
3.312 |
1,7% |
2.792 |
1,2% |
18,6% |
10º |
VW UP |
3.184 |
1,6% |
1.848 |
0,8% |
72,3% |
11º |
AUDI A3 |
3.018 |
1,6% |
2.161 |
0,9% |
39,7% |
12º |
MERCEDES CLASSE E |
2.711 |
1,4% |
2.709 |
1,1% |
0,1% |
13º |
VW TRANSPORTER |
2.637 |
1,4% |
2.548 |
1,1% |
3,5% |
14º |
FIAT DUCATO |
2.602 |
1,3% |
2.683 |
1,1% |
-3,0% |
15º |
MERCEDES CLASSE C |
2.504 |
1,3% |
3.723 |
1,6% |
-32,7% |
16º |
AUDI A4 |
2.426 |
1,2% |
4.061 |
1,7% |
-40,3% |
17º |
VW T-CROSS |
2.331 |
1,2% |
2.186 |
0,9% |
6,6% |
18º |
OPEL GRANDLAND X |
2.261 |
1,2% |
2.209 |
0,9% |
2,4% |
19º |
FORD KUGA |
2.229 |
1,1% |
1.623 |
0,7% |
37,3% |
20º |
VW POLO |
2.174 |
1,1% |
4.365 |
1,8% |
-50,2% |
21º |
BMW X1 |
2.165 |
1,1% |
1.797 |
0,7% |
20,5% |
22º |
BMW SÉRIE 1 |
2.150 |
1,1% |
2.205 |
0,9% |
-2,5% |
23º |
SEAT LEON |
2.108 |
1,1% |
3.008 |
1,3% |
-29,9% |
24º |
HYUNDAI KONA |
2.090 |
1,1% |
1.781 |
0,7% |
17,3% |
25º |
BMW SÉRIE 5 |
2.060 |
1,1% |
2.551 |
1,1% |
-19,2% |
26º |
SEAT ATECA |
1.990 |
1,0% |
2.591 |
1,1% |
-23,2% |
27º |
FIAT 500 |
1.985 |
1,0% |
2.589 |
1,1% |
-23,3% |
28º |
OPEL ASTRA |
1.967 |
1,0% |
3.263 |
1,4% |
-39,7% |
29º |
RENAULT CAPTUR |
1.935 |
1,0% |
1.488 |
0,6% |
30,0% |
30º |
MERCEDES GLC |
1.931 |
1,0% |
2.973 |
1,2% |
-35,0% |
31º |
TESLA MODEL3 |
1.910 |
1,0% |
610 |
0,3% |
213,1% |
32º |
VW ID.3 |
1.892 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
33º |
FORD FOCUS |
1.887 |
1,0% |
5.412 |
2,3% |
-65,1% |
34º |
AUDI Q3 |
1.878 |
1,0% |
2.532 |
1,1% |
-25,8% |
35º |
SKODA KAROQ |
1.823 |
0,9% |
2.056 |
0,9% |
-11,3% |
36º |
MERCEDES CLASSE A |
1.792 |
0,9% |
3.559 |
1,5% |
-49,6% |
37º |
OPEL CROSSLAND X |
1.787 |
0,9% |
1.616 |
0,7% |
10,6% |
38º |
KIA CEED |
1.607 |
0,8% |
2.139 |
0,9% |
-24,9% |
39º |
FORD PUMA |
1.600 |
0,8% |
863 |
0,4% |
85,4% |
40º |
VW CADDY |
1.583 |
0,8% |
2.865 |
1,2% |
-44,7% |
41º |
FORD FIESTA |
1.571 |
0,8% |
3.007 |
1,3% |
-47,8% |
42º |
SKODA KODIAQ |
1.456 |
0,7% |
1.974 |
0,8% |
-26,2% |
43º |
RENAULT ZOE |
1.424 |
0,7% |
1.352 |
0,6% |
5,3% |
44º |
SEAT ARONA |
1.377 |
0,7% |
2.030 |
0,8% |
-32,2% |
45º |
SKODA FABIA |
1.372 |
0,7% |
2.126 |
0,9% |
-35,5% |
46º |
SKODA KAMIQ |
1.352 |
0,7% |
1.978 |
0,8% |
-31,6% |
47º |
BMW SÉRIE 2 |
1.324 |
0,7% |
1.755 |
0,7% |
-24,6% |
48º |
RENAULT CLIO |
1.309 |
0,7% |
2.899 |
1,2% |
-54,8% |
49º |
MERCEDES CLASSE V |
1.296 |
0,7% |
1.639 |
0,7% |
-20,9% |
50º |
NISSAN QASHQAI |
1.249 |
0,6% |
1.618 |
0,7% |
-22,8% |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos