País europeu mais afetado durante o início da pandemia da Covid-19 no ano passado, a Itália continua com vendas de veículos novos em baixa. De acordo com a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, foram comercializadas em fevereiro 142.998 unidades, 12,3% a menos do que há um ano. Este foi o 3º mês seguido com retração na casa dos 2 dígitos.
O acumulado, de 277.145 unidades, teve queda similar (-13,1%). Na disputa entre montadoras, as líderes Fiat (22.769) e VW (10.969) perderam 18% e 32% de seus compradores, respectivamente. Com isso, a Peugeot (10.671) entrou de vez na briga pela 2ª posição. No top 10, aliás, apenas Citroën (8.243) e Toyota (7.969) cresceram nos últimos 12 meses.
POS. |
MARCA |
FEV.21 |
% MERC. FEV.21 |
FEV.20 |
% MERC. FEV.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT |
22.769 |
15,9% |
27.822 |
17,1% |
-18,2% |
2º |
VOLKSWAGEN |
10.969 |
7,7% |
16.215 |
9,9% |
-32,4% |
3º |
PEUGEOT |
10.671 |
7,5% |
10.822 |
6,6% |
-1,4% |
4º |
FORD |
9.623 |
6,7% |
10.793 |
6,6% |
-10,8% |
5º |
CITROËN |
8.243 |
5,8% |
8.033 |
4,9% |
2,6% |
6º |
TOYOTA |
7.969 |
5,6% |
7.544 |
4,6% |
5,6% |
7º |
OPEL |
6.671 |
4,7% |
6.981 |
4,3% |
-4,4% |
8º |
RENAULT |
6.577 |
4,6% |
9.884 |
6,1% |
-33,5% |
9º |
JEEP |
5.601 |
3,9% |
5.652 |
3,5% |
-0,9% |
10º |
AUDI |
5.554 |
3,9% |
5.849 |
3,6% |
-5,0% |
11º |
SUZUKI |
4.955 |
3,5% |
3.210 |
2,0% |
54,4% |
12º |
BMW |
4.922 |
3,4% |
5.142 |
3,2% |
-4,3% |
13º |
DACIA |
4.508 |
3,2% |
4.280 |
2,6% |
5,3% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
3.875 |
2,7% |
4.797 |
2,9% |
-19,2% |
15º |
LANCIA |
3.866 |
2,7% |
5.948 |
3,6% |
-35,0% |
16º |
KIA |
3.723 |
2,6% |
4.556 |
2,8% |
-18,3% |
17º |
HYUNDAI |
3.611 |
2,5% |
3.562 |
2,2% |
1,4% |
18º |
SKODA |
2.823 |
2,0% |
2.813 |
1,7% |
0,4% |
19º |
NISSAN |
2.764 |
1,9% |
3.714 |
2,3% |
-25,6% |
20º |
SEAT |
1.972 |
1,4% |
2.886 |
1,8% |
-31,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
142.998 |
100,0% |
163.124 |
100,0% |
-12,3% |
|
ACUMULADO |
277.145 |
100,0% |
318.991 |
100,0% |
-13,1% |
Totalmente descolado dos demais – o 2º colocado, por exemplo, vendeu 3 vezes menos -, o Fiat Panda (13.492) respondeu por mais de 9% de tudo o que foi comercializado. A disputa pela vice-liderança, no entanto foi acirradíssima, com menos de 150 unidades separando o 2º do 5º colocados. Mesmo em baixa de 35%, foi o Lancia Ypsilon (3.866) o vencedor da batalha.
O maior destaque, no entanto, foi o 3º colocado: com 3.855 unidades, o Ford Puma, líder entre os SUVs / crossovers, jamais havia figurado no pódio italiano. Mostrando a boa receptividade da nova geração no continente e com um crescimento de quase 60%, o Toyota Yaris (3.741) veio bem pertinho, apenas 6 unidades à frente do Citroën C3 (3.735).
Atual queridinho dos ingleses – por lá, o modelo encerrou 2020 perto da liderança e já começou 2021 à frente -, o Opel Corsa (3.550) também registrou avanço. Não tanto quando os quase 67% do Peugeot 2008 (2.954), 12º colocado. Destaque negativo, o VW Polo (1.929) ficou fora do top 20 com a maior queda da lista (-38,6%).
POS. |
MODELO |
FEV.21 |
% MERC. FEV.21 |
FEV.20 |
% MERC. FEV.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT PANDA |
13.492 |
9,4% |
14.507 |
8,9% |
-7,0% |
2º |
LANCIA YPSILON |
3.866 |
2,7% |
5.949 |
3,6% |
-35,0% |
3º |
FORD PUMA |
3.855 |
2,7% |
2.680 |
1,6% |
43,8% |
4º |
TOYOTA YARIS |
3.741 |
2,6% |
2.352 |
1,4% |
59,1% |
5º |
CITROËN C3 |
3.735 |
2,6% |
3.412 |
2,1% |
9,5% |
6º |
OPEL CORSA |
3.550 |
2,5% |
3.096 |
1,9% |
14,7% |
7º |
RENAULT CLIO |
3.458 |
2,4% |
4.301 |
2,6% |
-19,6% |
8º |
JEEP RENEGADE |
3.406 |
2,4% |
3.456 |
2,1% |
-1,4% |
9º |
FIAT 500X |
3.345 |
2,3% |
3.598 |
2,2% |
-7,0% |
10º |
FIAT 500 |
3.218 |
2,3% |
3.828 |
2,3% |
-15,9% |
11º |
PEUGEOT 208 |
3.207 |
2,2% |
3.395 |
2,1% |
-5,5% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
2.954 |
2,1% |
1.771 |
1,1% |
66,8% |
13º |
VW T-ROC |
2.467 |
1,7% |
3.294 |
2,0% |
-25,1% |
14º |
PEUGEOT 3008 |
2.348 |
1,6% |
2.874 |
1,8% |
-18,3% |
15º |
DACIA SANDERO |
2.267 |
1,6% |
1.710 |
1,0% |
32,6% |
16º |
DACIA DUSTER |
2.259 |
1,6% |
2.453 |
1,5% |
-7,9% |
17º |
VW T-CROSS |
2.189 |
1,5% |
3.195 |
2,0% |
-31,5% |
18º |
JEEP COMPASS |
2.179 |
1,5% |
2.044 |
1,3% |
6,6% |
19º |
FORD FIESTA |
2.162 |
1,5% |
3.095 |
1,9% |
-30,1% |
20º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.160 |
1,5% |
1.912 |
1,2% |
13,0% |
21º |
SUZUKI SWIFT |
2.107 |
1,5% |
945 |
0,6% |
123,0% |
22º |
FIAT TIPO |
1.948 |
1,4% |
3.046 |
1,9% |
-36,0% |
23º |
VW POLO |
1.929 |
1,3% |
3.143 |
1,9% |
-38,6% |
24º |
VW TIGUAN |
1.881 |
1,3% |
1.969 |
1,2% |
-4,5% |
25º |
SUZUKI IGNIS |
1.806 |
1,3% |
- |
- |
- |
26º |
OPEL CROSSLAND X |
1.783 |
1,2% |
2.389 |
1,5% |
-25,4% |
27º |
RENAULT CAPTUR |
1.567 |
1,1% |
2.150 |
1,3% |
-27,1% |
28º |
FORD KUGA |
1.551 |
1,1% |
- |
- |
- |
29º |
BMW X1 |
1.506 |
1,1% |
914 |
0,6% |
64,8% |
30º |
AUDI Q3 |
1.444 |
1,0% |
1.412 |
0,9% |
2,3% |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões