Exeed VX Lanyue estreia como SUV topo de linha da divisão premium da Chery
Na China, modelo brigará diretamente com Toyota Highlander e Volkswagen Teramont
Divisão de luxo da Chery, a submarca Exeed acaba de anunciar na China o lançamento do SUV VX Lanyue. Posicionado no topo da gama da marca, o modelo chega ao mercado com a missão de ficar acima do TXL (considerado a versão premium do Tiggo 8) e rivalizar diretamente com Toyota Highlander eVolkswagen Teramont (Atlas). As apostas se concentram na ampla oferta de espaço interno e nos diversos itens de tecnologias embarcados.
Ao todo, o VX Lanyue mede 4,97 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,79 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,90 metros e garante espaço suficiente para acomodar até 7 passageiros, dispostos no esquema 2+3+2. Na prática, é maior que o Highlander (4,96 metros, 1,93 m, 1,75 m e 2,85 m, respetivamente) e pouco menor que o Teramont (5,04 m, 1,98 m, 1,77 m e 2,98 m, na mesma ordem).
Galeria: Exeed VX Lanyue
Por fora, o design segue o padrão de estilo da Exeed, com destaque para grade frontal cromada integrada aos faróis, luzes de neblina verticais, ampla área envidraçada e lanternas interligadas por uma fina régua vermelha. Já por dentro, chama atenção o quadro de instrumentos digital integrado à tela do sistema multimídia - bem ao estilo do MBUX da Mercedes-Benz.
Completam o conjunto revestimento em couro nos bancos e painéis de porta, head-up display e superfícies que imitam madeira. A troca de marchas é operada por um sistema eletrônico que dispensa alavanca, assim como o ar-condicionado dual-zone também controlado por meio de comandos digitais.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 2.0 turbo de 254 cv e 39,7 kgfm de torque, e 1.6 turbo de 187 cv e 29,5 kgfm de força - este último é o mesmo que equipa o Chery Tiggo 8 produzido e vendido no Brasil. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, com tração 4x4 opcional.
Exeed no Brasil
Por aqui, há grandes chances de lançamento dos modelos da Exeed, inclusive com produção local. Em 2020, por exemplo, o presidente da Caoa Chery confirmou que a matriz finalmente liberou a produção do primeiro modelo da marca no Brasil. Marcio Alfonso não deu detalhes sobre qual será o veículo, mas adiantou que o lançamento acontecerá em 2021 e "com alto padrão de acabamento e tecnologia para concorrer com marcas como BMW e Mercedes-Benz".
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Chery
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais