A Gazoo Racing tem um papel importante dentro da Toyota, fazendo não só versões realmente esportivas para todos os carros da empresa, como também variantes que tem somente um visual mais agressivo. Esta estratégia afeta os modelos vendidos no Brasil, onde já temos o Corolla GR-S e, de acordo com a marca, no futuro veremos um Toyota Corolla Cross GR Sport seguindo a mesma fórmula.

Confirmado por executivos da fabricante durante a apresentação para a imprensa, o Toyota Corolla Cross GR Sport ainda não tem nenhum detalhes revelado ou mesmo rumores de como deve ser. O modelo levará um tempo para estrear, já que a divisão esportiva da Toyota está trabalhando na Hilux GR Sport para a versão reestilizada da picape e que inclusive foi prometida para o final deste ano. Ainda há planos para um Yaris GR Sport, como foi apresentado na Ásia, e há estudos para uma variante dessas para o utilitário SW4 em algum momento.

Galeria: Toyota Corolla Cross 2022

Os modelos GR Sport (ou GR-S, como no caso do Corolla) trazem somente um visual inspirado por carros esportivos e um novo ajuste para a suspensão, deixando os carros mais firmes. Em casos muito raros, há uma mudança na motorização, como foi o caso do Yaris GR-S vendido na Malásia, que recebeu a transmissão CVT de 10 marchas do Corolla, apesar de ter mantido o motor 1.5 de 107 cv (110 cv no Brasil).

O Corolla GR-S dá uma indicação do que esperar do Corolla Cross GR Sport. O SUV médio deve usar como base a versão XRE, a mais equipada com o motor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm, fazendo uma alteração na lista de equipamentos para que tenha um preço próximo do XRE e ficando abaixo da versão híbrida.

Seu design não deve trazer nenhuma revolução. Espere por rodas de liga leve com um novo desenho e pintadas de preto, uma leve mudança no para-choque e detalhes na cor negra pela carroceria, como no spoiler e espelhos laterais, enquanto o interior deve trazer costuras vermelhas e o emblema da versão espalhado pelos tapetes. O artista Kleber Silva fez uma projeção baseada no pacote de acessórios do Corolla Cross na Ásia.

Por estar trabalhando na Hilux GR Sport e com a promessa de oferecer também no Yaris GR Sport, o Toyota Corolla Cross GR Sport deve levar um tempo para aparecer no Brasil. O mais provável é que apareça somente no ano que vem, como parte da linha 2023 do carro. Vamos torcer para que a Toyota comece a pensar em uma versão esportiva de verdade depois de completar a linha de esportivados.

Projeção: KDesign/Behance

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com