Apresentado na Europa na segunda metade de 2020, o BMW M3 de nova geração não deve demorar para estrear também no Brasil. No lançamento global realizado nesta terça-feira (9), a marca confirma ainda para este 1º semestre a chegada do modelo ao mercado nacional - embora sem divulgar preços ou especificar datas.
Lá fora, o esportivo é oferecido nas versões M3 Sedan com transmissão manual e M3 Competition Sedan com transmissão automática. Sob o capô, o motor 3.0 TwinPower Turbo S58 de 6 cilindros em linha é o mesmo nas duas variantes. O que muda são os níveis de rendimento: 487 cv de potência e 56 kgfm de torque no primeiro caso, e 517 cv e 66,3 kgfm de torque no segundo.
No M3 Sedan, a BMW divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 250km/h (ou 290km/h com o Pacote M Driver). Já no modelo Competition a aceleração cai para 3,9 segundos, mas as máximas não mudam. Todos atingem a faixa vermelha do conta-giros em 7.200 rpm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 relações no M3 tradicional e sempre automático no Competition.
Nesta nova geração, a novidade fica por conta da opção de tração integral que, como no M5, pode jogar toda a força apenas para as rodas traseiras, com um diferencial M ativo - e isso já desliga os controles de tração, para a alegria dos drifters de plantão. Normalmente, o controle de tração tem 10 níveis configuráveis.
A suspensão é adaptativa assinada pela M, com amortecedores controlados eletronicamente. Até os eixos são específicos para os modelos da divisão esportiva, assim como a direção elétrica variável e o sistema de freios com duas configurações diferentes. As pinças são pintadas em azul metálico, mas há opcionais em preto ou vermelho; todos com o logotipo M.
Na cabine, chamam atenção os bancos esportivos, telas com displays específicos da linha M e o botão M com atalho para diversas configurações de motor, suspensão, direção e freios. Dois modos configuráveis individualmente estão disponíveis, além do Road, Sport e Track. Um sistema de análise de dados M Drive Professional melhora a experiência nas pistas.
Além disso, a assinatura M inclui detalhes em vermelho para os botões no volante e o botão start/stop no console central. A alavanca seletora de marcha com interruptor Drivelogic nas versões Competition é revestida em couro com um logotipo M embutido e costuras nas cores M GmbH. Os modelos também contam com acabamento interno opcional em fibra de carbono.
Para uso fora das pistas, a BMW oferece a mais recente versao do sistema operacional iDrive 7.0, que inclui navegação com novos mapas BMW armazenados em nuvem e conectividade sem fio para dispositivos móveis como Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto e BMW Intelligent Personal Assistant. O iDrive 7 também obedece comandos de voz.
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Fotos: Divulgação
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