page ad skin

Ferrari perdeu popularidade na última década, diz estudo

Será que a fabricante de Maranello consegue dar a volta por cima com o inédito SUV Purosangue?

Ferrari F8 Spider - teste Motor1.com na estrada

Há diversas maneiras de se medir a popularidade de marcas, e uma delas é por meio do Google Trends, um medidor de de volume de pesquisas por nomes. Um site de comparação de preços do Reino Unido, o Compare The Market, utilizou dados desta ferramenta de busca para avaliar as mudanças na popularidade das marcas de automóveis no mundo ao longo de 10 anos, comparando os dados de 2010 com os extraídos de 2020.

De acordo com o estudo, as cinco marcas de automóveis que despencaram drasticamente em popularidade a partir de 2010 são: Fiat, Citroën, Vauxhall, Mitsubishi e Ferrari. Alguns nomes não nos surpreenderam, mas a Ferrari estar na lista é muito intrigante.

Galeria: Ferrari Purosangue - Flagra na neve

A montadora italiana mostrou uma queda de 35,3% nas buscas do Google em todo o mundo no período de uma década, o que é um pouco chocante já que a marca não esteve tão ausente nesse período. O questionamento que surge é, em meio a uma onda de eletrificação, a empresa italiana acabou perdendo contato com fãs do mundo automotivo por não ter se envolvido tanto no movimento? Não temos certeza de qual é a resposta para esta queda de popularidade, mas parece que uma solução já está a caminho.

Há rumores de que o primeiro Ferrari "não-ouse-chamá-lo-de-SUV" Purosangue esteja chegando no ano que vem. Já vimos essa notícia algumas vezes, tanto em protótipos de teste quanto em flagras de espionagem reais, mas a montadora é bastante calada com os detalhes. Se estiver muito curioso para ver como ficará, apresentamos uma versão fictícia do modelo.

A oferta da Ferrari no segmento de utilitários pode realmente aumentar seu apelo no mercado global, ávido por SUVs? Bem, essa mudança funcionou para a Lamborghini com o Urus sendo um sucesso de vendas, assim como a chegada do SUV da Porsche há uma década literalmente salvou a empresa.

Dito isso, é seguro presumir que a estratégia do Purosangue valerá a pena para a Ferrari, mas vamos esperar até que o carro real chegue nos próximos anos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com