Lançado no Brasil antes de qualquer lugar no mundo, durante as Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, o Nissan Kicks logo se tornou o principal produto da marca por aqui. Com boa recepção do público, logo passou a figurar entre os mais vendidos de categoria.
Para manter-se competitivo, o modelo agora recebe sua primeira atualização na linha 2022 e traz, além do visual remodelado, novos nomes para as versões e equipamentos inéditos. A melhor notícia, porém, é que os preços foram mantidos - um alento em meio a tantos aumentos que temos visto nos carros 0 km atualmente.
Seguindo as nomenclaturas lançadas pelo novo Versa, o Kicks 2022 chega com as seguintes versões: Sense, Advance e Exclusive no lugar das antigas S, SV e SL, respectivamente, sendo que a de topo ainda pode receber o Pack Tech - pacote opcional com novos dispositivos de assistência à condução. Os preços variam de R$ 90.390 a R$ 116.390 (+ R$ 3.500 pelo Pack Tech). A Sense está disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT com simulação de 6 relações, enquanto as demais são sempre com a caixa CVT. O motor também não muda: 1.6 aspirado de 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque.
Apesar de não mexer no powertrain, a Nissan alterou alguns pontos de fixação da suspensão traseira e da direção, deixando o carro mais "na mão" - ainda que a dirigibilidade já fosse muito próxima de um hatch. A marca também adotou um para-brisa acústico para reduzir o ruído do motor na cabine, especialmente em acelerações e retomadas. Para completar, os pneus foram trocados por um conjunto com maior coeficiente de atrito, o que reduziu o espaço de frenagem. O tanque, porém, continua pequeno: 41 litros, que rende baixa autonomia com etanol.
A principal novidade fica por conta do estilo, mas sem perder a identidade nem a harmonia do conjunto. Na dianteira, o Kicks afilou os faróis (que passam a ser full-LED na versão Exclusive, incluindo as luzes de neblina) e ganhou uma grade mais robusta, além do para-choque redesenhado.
Atrás, as lanternas têm novo arranjo interno de luzes (também em LED) e passam a ser interligadas por uma barra vermelha reflexiva com o logo da Nissan no centro. O teto continua a oferecer pintura em tom diferente da carroceria (versão Exclusive) e recebe uma nova antena do tipo barbatana de turbarão. A versão de topo ainda estreia rodas com novo desenho, mantendo o aro 17".
A partir versão intermediária Advance, o Kicks 2022 ganha o quadro de instrumentos digital, com tela TFT colorida de 7" (antes exclusividade do modelo de topo), retrovisor eletrocrômico e uma nova multimídia com tela de 8" e conexões Apple CarPlay e Android Auto, que inclui duas entradas USB (uma comum e uma USB-C) - a versão Sense segue com a multimídia de 7" anterior. Novidade exclusiva da versão de topo é o sistema de som de alta qualidade da Bose com 8 alto-falantes (contra 4 das demais), sendo 2 deles (de 2,5" cada) posicionados no encosto de cabeça do banco do motorista.
Também só a Exclusive vem com o sistema de câmeras 360 graus para manobras e 3 opções de cor para os bancos em couro: preto (já disponível anteriormente), preto com cinza ou macchiato (um marrom tipo café), disponíveis de acordo com a pintura da carroceria.
Como opcional, o Kicks Exclusive pode ser equipado com o Pack Tech. Trata-se de um sistema de assistência ao motorista que conta com uma câmera (além do radar que havia anteriormente), abrangendo novas funções como assistente de manutenção de faixa (com alerta sonoro e vibração do volante), monitor de ponto cego, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, além do alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência (que já existia antes). Veja abaixo o conteúdo e preços de cada versão.
Nissan Kicks Sense MT5 (R$ 90.390): ar-condicionado, direção elétrica, rodas aro 16" com calotas e pneus 205/60 R16, bancos de tecido, multimídia de 7" com Apple Carplay e Android Auto, 4 alto-falantes, rack de teto, lanternas em LED, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa.
Nissan Kicks Sense CVT (R$ 98.390): Sense MT5 + câmbio automático CVT, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga aro 16", "piloto automático" com comandos no volante e luzes de condução diurna (DRL).
Nissan Kicks Advance CVT (R$ 106.390): Sense CVT + chave presencial, botão de partida, retrovisor eletrocrômico, comandos do computador de bordo no volante, painel digital com tela TFT de 7", vidros com função "um toque" em todas as janelas, retrovisores externos com indicador de direção, multimídia com tela 8", volante com revestimento sintético (couro). Opcional: bancos com revestimento sintético (couro) por R$ 2.000.
Nissan Kicks Exclusive CVT (R$ 116.390): Advance CVT + sistema de som Premium Bose com 8 alto-falantes, ar digital, controle eletrônico de chassi, câmeras 360 graus para manobras, apoio de braço frontal, faróis e neblina em LED, rodas aro 17" com desenho exclusivo, maçanetas externas cromadas, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos com revestimento sintético (couro).
Pack tech (opcional para a Exclusive por R$ 3.500): Faróis com ajuste de altura e intensidade automática, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, alerta de mudanças de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de ponto cego.
Cores metálicas e perolizadas: R$ 1.550.
Garantia e revisões: 3 anos sem limite de quilometragem, revisões a cada 10.000 km ou 12 meses (o que acontecer primeiro).
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
114 cv a 5.600 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas ou automática CVT com simulação de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | aço aro 16" ou liga leve aro 16" com pneus 205/60; liga leve aro 17" com pneus 205/55 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | de 1.104 kg a 1.139 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.310 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.610 mm; altura livre do solo 200 mm |
CAPACIDADES | tanque 41 litros; porta-malas 432 litros; carga útil 411 kg |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções