A BMW tem feito um trabalho um tanto inusitado no seu design de carros e um pouco confuso. Primeiramente, a fabricante bávara declarou que a dupla Série 4 e M3/M4 provavelmente seriam os únicos carros novos a receber a gigantesca grade. Foi então que a companhia disse que os clientes podem personalizar seus carros e trocar a grade por uma de alguma preparadora. E, enfim, admitiram que é impossível agradar a todos em termos de design de carro.
Pelo que parece, talvez a fabricante esteja tentando nos preparar para um futuro em que as grades nesse estilo terão um papel importante no design da marca. Aparentemente, de acordo com o chefe de design da empresa, Domagoj Dukec, isso ajudará os futuros BMWs a se destacarem dos demais.
“Se você deseja criar algo que se destaque, deve ser diferenciado e unificado”, disse Dukec em entrevista à Autocar. “Se quiser atingir certos clientes, tem que se destacar. Não é nosso objetivo agradar a todo mundo, mas você tem que agradar seus clientes".
Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior de design da BMW Group, até admitiu que às vezes o feedback “pode ser brutal”, mas isso não significa que a BMW irá mudar de ideia. Em suas palavras, o conflito é uma coisa normal e vem do fato de que a marca teve alguns modelos de muito sucesso no passado recente.
“Há um certo atrito quando seu produto antigo faz tanto sucesso, e é isso que estamos vendo”, declarou van Hooydonk. “Se o seu sucesso de mercado não está lá, você tem que mudar. Essa é uma situação muito estressante para uma empresa”.
Em última análise, a dupla de designers comentaram que querem construir carros que os clientes queiram comprar por gosto, não porque necessariamente precisem. Com isso, identificaram dois grupos principais de clientes que desejam atrair: os chamados "criadores elegantes" e os "performers expressivos". Os primeiros são tradicionalistas e tendem a gostar de carros de números ímpares, como o Série 3, Série 5 e Série 7. Por sua vez, os performers gostam de carros como o novo M4 ou o X6, por seu estilo diferenciado.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil