Dúvida no Brasil, novo Sandero lidera vendas na França pela 1ª vez
Nova geração do Peugeot 2008 também é destaque; veja ranking
Mesmo com 2 dias úteis a menos do que em 2020 e com restrições impostas ao comércio local pelo governo em função da pandemia, as vendas de veículos novos na França recuaram apenas 5,8% em janeiro, de acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais. A queda relativamente pequena tem relação direta com o bom desempenho da Dacia.
A marca romena do Grupo Renault fechou o 1º mês de 2021 com 11.417 unidades – menos de 1 mil atrás da Citroën (12.314), 3ª colocada -, registrando avanço superior a 95% frente ao início do ano passado. A Peugeot, com 26.063 unidades, assegurou boa vantagem sobre a Renault (18.881) na disputa pela liderança.
E veio da Dacia o grande destaque. Com 8.885 unidades, das quais 7.249 unidades da nova geração – ameaçada de não chegar ao Brasil por conta da nova estratégia da Renault de investir em segmentos mais lucrativos -, o Sandero foi o preferido no país pela 1ª vez. Líder em 2020, o Peugeot 208 (7.915) garantiu boa folga sobre o Renault Clio (6.323), que por pouco não perdeu seu lugar no pódio para o Peugeot 2008 (6.003), que avançou quase 56% nos últimos 12 meses.
Menção válida também para o bom desempenho da nova geração do Renault Captur (4.412), em alta superior a 44% - por aqui, a geração anterior ganhará uma reestilização e uma nova motorização ainda no 1º semestre. Na 8ª posição, o Toyota Yaris (3.842) foi o melhor entre os produzidos por grupos estrangeiros. Mostrando ser atualmente o Ford com maior potencial no continente, o crossover Puma (1.412) fechou o top 20 com avanço de mais de 80%. Veja no ranking abaixo:
POS. |
MODELO |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
DACIA SANDERO |
8.885 |
7,0% |
3.328 |
2,5% |
167,0% |
2º |
PEUGEOT 208 II |
7.915 |
6,3% |
9.463 |
7,0% |
-16,4% |
3º |
RENAULT CLIO V |
6.323 |
5,0% |
5.524 |
4,1% |
14,5% |
4º |
PEUGEOT 2008 II |
6.003 |
4,7% |
3.856 |
2,9% |
55,7% |
5º |
PEUGEOT 3008 II |
4.879 |
3,9% |
5.275 |
3,9% |
-7,5% |
6º |
CITROËN C3 III |
4.869 |
3,9% |
5.008 |
3,7% |
-2,8% |
7º |
RENAULT CAPTUR II |
4.412 |
3,5% |
3.055 |
2,3% |
44,4% |
8º |
TOYOTA YARIS |
3.842 |
3,0% |
3.982 |
3,0% |
-3,5% |
9º |
PEUGEOT 308 II |
2.470 |
2,0% |
3.439 |
2,6% |
-28,2% |
10º |
RENAULT TWINGO III |
2.443 |
1,9% |
3.151 |
2,3% |
-22,5% |
11º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.306 |
1,8% |
3.190 |
2,4% |
-27,7% |
12º |
VW POLO VI |
2.300 |
1,8% |
1.675 |
1,2% |
37,3% |
13º |
RENAULT MÉGANE IV |
2.254 |
1,8% |
2.434 |
1,8% |
-7,4% |
14º |
PEUGEOT 5008 II |
2.182 |
1,7% |
2.625 |
2,0% |
-16,9% |
15º |
DACIA DUSTER II |
2.050 |
1,6% |
1.810 |
1,3% |
13,3% |
16º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
1.959 |
1,6% |
2.444 |
1,8% |
-19,8% |
17º |
VW T-ROC |
1.657 |
1,3% |
1.168 |
0,9% |
41,9% |
18º |
TOYOTA AYGO |
1.509 |
1,2% |
1.170 |
0,9% |
29,0% |
19º |
OPEL CORSA |
1.444 |
1,1% |
2.042 |
1,5% |
-29,3% |
20º |
FORD PUMA |
1.412 |
1,1% |
768 |
0,6% |
83,9% |
21º |
TOYOTA C-HR |
1.401 |
1,1% |
1.406 |
1,0% |
-0,4% |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.335 |
1,1% |
1.863 |
1,4% |
-28,3% |
23º |
FORD FIESTA VII |
1.200 |
0,9% |
1.470 |
1,1% |
-18,4% |
24º |
PEUGEOT 108 |
1.198 |
0,9% |
1.430 |
1,1% |
-16,2% |
25º |
FIAT 500 |
1.182 |
0,9% |
1.684 |
1,3% |
-29,8% |
26º |
SUZUKI SWIFT |
1.154 |
0,9% |
833 |
0,6% |
38,5% |
27º |
RENAULT KADJAR |
1.039 |
0,8% |
1.122 |
0,8% |
-7,4% |
28º |
KIA NIRO |
1.016 |
0,8% |
831 |
0,6% |
22,3% |
29º |
HYUNDAI KONA |
1.013 |
0,8% |
906 |
0,7% |
11,8% |
30º |
RENAULT ZOE |
1.013 |
0,8% |
5.331 |
4,0% |
-81,0% |
POS. |
MARCA |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
PEUGEOT |
26.063 |
20,6% |
29.246 |
21,8% |
-10,9% |
2º |
RENAULT |
18.881 |
14,9% |
23.884 |
17,8% |
-20,9% |
3º |
CITROËN |
12.314 |
9,7% |
15.634 |
11,6% |
-21,2% |
4º |
DACIA |
11.417 |
9,0% |
5.852 |
4,4% |
95,1% |
5º |
TOYOTA |
9.050 |
7,2% |
9.716 |
7,2% |
-6,9% |
6º |
VOLKSWAGEN |
7.522 |
6,0% |
7.040 |
5,2% |
6,8% |
7º |
FORD |
4.343 |
3,4% |
3.917 |
2,9% |
10,9% |
8º |
KIA |
3.145 |
2,5% |
2.931 |
2,2% |
7,3% |
9º |
HYUNDAI |
3.102 |
2,5% |
2.682 |
2,0% |
15,7% |
10º |
BMW |
3.095 |
2,4% |
3.285 |
2,4% |
-5,8% |
11º |
OPEL |
2.913 |
2,3% |
4.268 |
3,2% |
-31,7% |
12º |
AUDI |
2.785 |
2,2% |
2.785 |
2,1% |
0,0% |
13º |
SKODA |
2.580 |
2,0% |
2.310 |
1,7% |
11,7% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
2.486 |
2,0% |
2.412 |
1,8% |
3,1% |
15º |
FIAT |
2.328 |
1,8% |
3.095 |
2,3% |
-24,8% |
16º |
SEAT |
2.305 |
1,8% |
2.332 |
1,7% |
-1,2% |
17º |
NISSAN |
2.281 |
1,8% |
3.277 |
2,4% |
-30,4% |
18º |
MINI |
1.706 |
1,3% |
1.424 |
1,1% |
19,8% |
19º |
DS |
1.634 |
1,3% |
2.469 |
1,8% |
-33,8% |
20º |
VOLVO |
1.143 |
0,9% |
771 |
0,6% |
48,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
126.381 |
... |
134.229 |
... |
-5,8% |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Dacia Sandero e Sandero Stepway 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena