Dúvida no Brasil, novo Sandero lidera vendas na França pela 1ª vez
Nova geração do Peugeot 2008 também é destaque; veja ranking
Mesmo com 2 dias úteis a menos do que em 2020 e com restrições impostas ao comércio local pelo governo em função da pandemia, as vendas de veículos novos na França recuaram apenas 5,8% em janeiro, de acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais. A queda relativamente pequena tem relação direta com o bom desempenho da Dacia.
A marca romena do Grupo Renault fechou o 1º mês de 2021 com 11.417 unidades – menos de 1 mil atrás da Citroën (12.314), 3ª colocada -, registrando avanço superior a 95% frente ao início do ano passado. A Peugeot, com 26.063 unidades, assegurou boa vantagem sobre a Renault (18.881) na disputa pela liderança.
E veio da Dacia o grande destaque. Com 8.885 unidades, das quais 7.249 unidades da nova geração – ameaçada de não chegar ao Brasil por conta da nova estratégia da Renault de investir em segmentos mais lucrativos -, o Sandero foi o preferido no país pela 1ª vez. Líder em 2020, o Peugeot 208 (7.915) garantiu boa folga sobre o Renault Clio (6.323), que por pouco não perdeu seu lugar no pódio para o Peugeot 2008 (6.003), que avançou quase 56% nos últimos 12 meses.
Menção válida também para o bom desempenho da nova geração do Renault Captur (4.412), em alta superior a 44% - por aqui, a geração anterior ganhará uma reestilização e uma nova motorização ainda no 1º semestre. Na 8ª posição, o Toyota Yaris (3.842) foi o melhor entre os produzidos por grupos estrangeiros. Mostrando ser atualmente o Ford com maior potencial no continente, o crossover Puma (1.412) fechou o top 20 com avanço de mais de 80%. Veja no ranking abaixo:
POS. |
MODELO |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
DACIA SANDERO |
8.885 |
7,0% |
3.328 |
2,5% |
167,0% |
2º |
PEUGEOT 208 II |
7.915 |
6,3% |
9.463 |
7,0% |
-16,4% |
3º |
RENAULT CLIO V |
6.323 |
5,0% |
5.524 |
4,1% |
14,5% |
4º |
PEUGEOT 2008 II |
6.003 |
4,7% |
3.856 |
2,9% |
55,7% |
5º |
PEUGEOT 3008 II |
4.879 |
3,9% |
5.275 |
3,9% |
-7,5% |
6º |
CITROËN C3 III |
4.869 |
3,9% |
5.008 |
3,7% |
-2,8% |
7º |
RENAULT CAPTUR II |
4.412 |
3,5% |
3.055 |
2,3% |
44,4% |
8º |
TOYOTA YARIS |
3.842 |
3,0% |
3.982 |
3,0% |
-3,5% |
9º |
PEUGEOT 308 II |
2.470 |
2,0% |
3.439 |
2,6% |
-28,2% |
10º |
RENAULT TWINGO III |
2.443 |
1,9% |
3.151 |
2,3% |
-22,5% |
11º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.306 |
1,8% |
3.190 |
2,4% |
-27,7% |
12º |
VW POLO VI |
2.300 |
1,8% |
1.675 |
1,2% |
37,3% |
13º |
RENAULT MÉGANE IV |
2.254 |
1,8% |
2.434 |
1,8% |
-7,4% |
14º |
PEUGEOT 5008 II |
2.182 |
1,7% |
2.625 |
2,0% |
-16,9% |
15º |
DACIA DUSTER II |
2.050 |
1,6% |
1.810 |
1,3% |
13,3% |
16º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
1.959 |
1,6% |
2.444 |
1,8% |
-19,8% |
17º |
VW T-ROC |
1.657 |
1,3% |
1.168 |
0,9% |
41,9% |
18º |
TOYOTA AYGO |
1.509 |
1,2% |
1.170 |
0,9% |
29,0% |
19º |
OPEL CORSA |
1.444 |
1,1% |
2.042 |
1,5% |
-29,3% |
20º |
FORD PUMA |
1.412 |
1,1% |
768 |
0,6% |
83,9% |
21º |
TOYOTA C-HR |
1.401 |
1,1% |
1.406 |
1,0% |
-0,4% |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.335 |
1,1% |
1.863 |
1,4% |
-28,3% |
23º |
FORD FIESTA VII |
1.200 |
0,9% |
1.470 |
1,1% |
-18,4% |
24º |
PEUGEOT 108 |
1.198 |
0,9% |
1.430 |
1,1% |
-16,2% |
25º |
FIAT 500 |
1.182 |
0,9% |
1.684 |
1,3% |
-29,8% |
26º |
SUZUKI SWIFT |
1.154 |
0,9% |
833 |
0,6% |
38,5% |
27º |
RENAULT KADJAR |
1.039 |
0,8% |
1.122 |
0,8% |
-7,4% |
28º |
KIA NIRO |
1.016 |
0,8% |
831 |
0,6% |
22,3% |
29º |
HYUNDAI KONA |
1.013 |
0,8% |
906 |
0,7% |
11,8% |
30º |
RENAULT ZOE |
1.013 |
0,8% |
5.331 |
4,0% |
-81,0% |
POS. |
MARCA |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
JAN.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
PEUGEOT |
26.063 |
20,6% |
29.246 |
21,8% |
-10,9% |
2º |
RENAULT |
18.881 |
14,9% |
23.884 |
17,8% |
-20,9% |
3º |
CITROËN |
12.314 |
9,7% |
15.634 |
11,6% |
-21,2% |
4º |
DACIA |
11.417 |
9,0% |
5.852 |
4,4% |
95,1% |
5º |
TOYOTA |
9.050 |
7,2% |
9.716 |
7,2% |
-6,9% |
6º |
VOLKSWAGEN |
7.522 |
6,0% |
7.040 |
5,2% |
6,8% |
7º |
FORD |
4.343 |
3,4% |
3.917 |
2,9% |
10,9% |
8º |
KIA |
3.145 |
2,5% |
2.931 |
2,2% |
7,3% |
9º |
HYUNDAI |
3.102 |
2,5% |
2.682 |
2,0% |
15,7% |
10º |
BMW |
3.095 |
2,4% |
3.285 |
2,4% |
-5,8% |
11º |
OPEL |
2.913 |
2,3% |
4.268 |
3,2% |
-31,7% |
12º |
AUDI |
2.785 |
2,2% |
2.785 |
2,1% |
0,0% |
13º |
SKODA |
2.580 |
2,0% |
2.310 |
1,7% |
11,7% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
2.486 |
2,0% |
2.412 |
1,8% |
3,1% |
15º |
FIAT |
2.328 |
1,8% |
3.095 |
2,3% |
-24,8% |
16º |
SEAT |
2.305 |
1,8% |
2.332 |
1,7% |
-1,2% |
17º |
NISSAN |
2.281 |
1,8% |
3.277 |
2,4% |
-30,4% |
18º |
MINI |
1.706 |
1,3% |
1.424 |
1,1% |
19,8% |
19º |
DS |
1.634 |
1,3% |
2.469 |
1,8% |
-33,8% |
20º |
VOLVO |
1.143 |
0,9% |
771 |
0,6% |
48,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
126.381 |
... |
134.229 |
... |
-5,8% |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Dacia Sandero e Sandero Stepway 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?