Em 2017, os rumores de que a Ferrari iria ceder à moda dos SUVs provaram ser verdadeiros, quando o então CEO da marca, Sergio Marchionne, confirmou que a empresa estava trabalhando no modelo. Menos de um ano depois, a Ferrari revelou que o crossover será batizado como Purosangue. Enquanto a apresentação não acontece, aproveitamos os flagras para antecipar o visual do carro em uma projeção da traseira.
Quando a Ferrari Purosangue foi confirmada pela marca, Motor1.com fez uma renderização de como seria a frente do carro. As fotos mais recentes focaram bem mais na traseira, mostrando que terá um pouco de uma station wagon, pelo curvatura do teto e formato da tampa do porta-malas. Um dos detalhes mais chamativos está nos vincos laterais, que vão da roda dianteira até a a traseira, criando uma sensação de fluidez.
Quatro saídas de escapamento redondas (um elemento clássico da Ferrari) ficam logo abaixo do porta-malas, em uma área diferenciada pelo acabamento preto. A carroceria forma uma dobra depois do vidro traseiro, criando um leve spoiler acima das lanternas arredondadas. Ainda terá um difusor de ar no centro do para-choque. A Ferrari sempre disse que não será um SUV, e sim um "FUV" (Ferrari Utility Vehicle), algo parecido com a BMW, que chama seus crossovers de SAVs (Sport Activity Vehicle").
A Ferrari pode não gostar da ideia de fazer um SUV, mas irá mudar de ideia quando o dinheiro começar a entrar. Foi o que aconteceu com a Porsche ao criar o Cayenne e, mais recentemente, na Lamborghini com o Urus, modelos que logo viraram uma ótima fonte de renda para as fabricantes - no caso do Cayenne, até salvou a Porsche da falência.
Ainda sabemos muito pouco sobre a parte mecânica. A Ferrari confirmou que irá utilizar a plataforma Front Mid Engine Architeture, uma das duas bases que serão utilizadas por todos os seus carros no futuro. Contará com um sistema híbrido e, pelos últimos rumores, um motor V12 como era no GTC4Lusso (que até saiu de linha para abrir espaço ao crossover).
Apesar da Ferrari Purosangue ter sido citada como parte dos planos da fabricante até 2022, a apresentação até pode acontecer este ano, mas as vendas ficarão para 2023, o que é um belo atraso, pois a expectativa original era que estivesse nas lojas ainda em 2021. E a marca supostamente já estaria pensando em mais dois SUVs, estes para 2024 e 2026, diferenciando-se por serem totalmente elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão