Fora de linha no Brasil, Ford Ka começa a perder espaço também no exterior
Na Índia, enxugamento de versões deixou a gama reduzida às opções mais caras
Depois de sair de linha no Brasil, o Ford Ka parece começar a enfrentar dificuldades também em mercados estrangeiros. Prova disso vem da Índia, onde a marca acaba de reduzir consideravelmente a gama de versões do modelo. A mudança foi promovida de maneira silenciosa e afetou todas as três carrocerias disponíveis por lá: hatchback, sedã e aventureiro.
O corte atingiu justamente os acabamentos mais acessíveis e deixou em oferta apenas as opções mais caras. Talvez seja uma tentativa da marca de elevar a margem de lucro, já que as versões mais baratas geram sempre menos retorno. De todo modo, é preocupante ver o Ka perder espaço em um mercado tão importante como o indiano - e onde o modelo foi em grande parte desenvolvido.
Galeria: Ford Figo - Índia
No caso da variante hatchback, por lá chamada de Figo, a gama agora conta apenas com três acabamentos: Ambiente, Titanium e Titanium Blu (todos disponíveis com motor a gasolina). Se a escolha do cliente for pelo propulsor turbodiesel, o catálogo está ainda mais restrito: apenas Titanium e Titanium Blu.
Já no modelo Aspire (versão local do Ka Sedan, porém com traseira encurtada), o catálogo passa a incluir somente as configurações Titanium e Titanium+ (tanto gasolina quanto turbodiesel). Por fim, o aventureiro Freestyle conta agora com apenas três versões - Titanium, Titanium+ e Flair - e também está disponível com as duas opções de motorização.
Falando nelas, não há mudanças. Seguem em oferta os propulsores 1.2 a gasolina de 95 cv e 12,1 kgfm de torque, e 1.5 turbodiesel de 100 cv e 21,9 kgfm de força. O câmbio é sempre manual de 5 marchas, já que a transmissão automática de 6 velocidades também deixou de ser oferecida.
Fonte: Indian Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descontinuado e visado: Ford Ka lidera ranking dos mais roubados
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força