Você já parou para pensar em todo o processo que uma concessionária precisa fazer para garantir a sua segurança ao visitar e de seus funcionários todos os dias? A pandemia deixou essas tarefas ainda mais evidentes, como a necessidade de medidas de proteção para todos. Pensando além, a Mitsubishi no Brasil criou um compromisso ainda mais amplo: o MIT Safety.
"O MIT Safety o compromisso socioambiental da Mitsubishi e suas concessionárias que visa a total responsabilidade com as pessoas, com o ambiente em que estamos e os recursos que utilizamos", explica Clara Correa, Gerente Executiva de Pós Vendas da Mitsubishi Motors Brasil.
Em cada um destes três pilares, a Mitsubishi elaborou uma série de processos que, por meio de treinamentos, foram repassados a todo o time da rede. Assim, a marca tem como objetivo deixar evidente aos seus clientes de seu compromisso e responsabilidade sócio-ambiental.
Neste momento o ponto mais evidente a quem visitar uma concessionária da marca são as atividades e disponibilização de produtos de higienização e máscaras. "Neste momento, precisamos receber nossos clientes de uma forma que eles se sintam seguros e confortáveis em visitar nossas concessionárias", explicou Clara. Além de totens e gel para assepsia, existem outras exigências como não ligar o ar-condicionado do ambiente, deixar portas e janelas abertas e todas as maçanetas devem sempre ser higienizadas.
É a partir do segundo pilar, focado na responsabilidade com o ambiente, que começam os trabalhos de bastidores. Em conjunto com o terceiro, a responsabilidade com os recursos, a Mitsubishi está literalmente transformando suas lojas e oficinas. Entre as diversas iniciativas, o cliente notará imediatamente a redução no uso de papel, resultado da digitalização dos serviços. Com o uso de tablets no processo de atendimento, são geradas ordens de serviço e checklists na recepção da oficina, por exemplo.
Neste momento, a tecnologia também passa a ser aliada até mesmo no momento de entrega de um veículo zero quilômetro. Com o MIT Safety, a concessionária tem a disposição vídeos da entrega técnica de todos os modelos de veículo para disponibilizar para aqueles clientes que preferem evitar a entrega técnica pessoal. "Além de entregar informações completas, o cliente tem a possibilidade de ver com calma cada recurso tecnológico de seu novo veículo em sua residência, talvez até com mais atenção, pois foge daquele momento de emoção que o que ele realmente quer é sair logo acelerando", disse Clara.
A preocupação com o meio ambiente também vem resultando em mudanças nas concessionárias e oficinas. O MIT Safety também prevê que os pontos de atendimento tenham um sistema de reutilização de água, o que inclui torneiras, chuveiros, e chuva para reaproveitamento em descargas e limpeza de áreas que não necessitam água potável. Também passam a ter coleta seletiva com lixos recicláveis seletivo disponíveis por toda a concessionária.
Aquela tradicional cena do mecânica jogando fora uma estopa suja não será mais vista nas concessionárias certificadas pela MIT Safety. Além de contar com área para armazenagem adequada dos resíduos, as oficinas substituíram as estopas descartáveis por ecopanos, um processo de higienização têxtil para limpeza e reaproveitamento dos materiais utilizados. Resíduos, vidros, fluídos, peças e componentes também devem ser retirados ou encaminhados para empresas de reciclagem credenciadas e registradas por entidades reconhecidas.
Dentro das oficinais ainda existem vários requisitos mais técnicos, como ter a linha de pintura a base de água, cabine de pintura com filtros apropriados, utilização de determinados tipos de solda e aspiração das atividades que gerem pó. Para veículos novos e seminovos, sem uso severo, a opção será sempre pela lavagem a seco.
O objetivo final do MIT Safety é capacitar e qualificar toda a rede de concessionárias Mitsubishi com base nessas premissas. Aquelas unidades que foram adequadas e cumprem todos os requisitos, conquistam o selo de qualidade HPE.
Desde que foi criado, o MIT Safety já certificou 39 concessionárias pelo Brasil. De acordo com Clara Correa, o objetivo é atingir mais 77 unidades até o mês de julho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports