Apesar do lançamento relativamente recente, a oferta do câmbio automático CVT nas gamas Sandero e Logan foi cancelada pela Renault no Brasil. No site oficial da marca, a opção não está mais disponível para nenhuma versão dos modelos e toda oferta agora se restringe à transmissão manual. Agora, o cliente interessado em um Renault automático terá de recorrer ao Stepway ou opções bem mais caras, como Duster, Oroch e Captur.
O câmbio CVT chegou à dupla Sandero/Logan em meados de 2019 e sai de cena menos de 2 anos depois do lançamento. Mesmo com a demanda cada vez maior por transmissões do tipo, a caixa representava pouco no mix de vendas do compactos. Destino semelhante teve o câmbio automatizado Easy R, que também saiu de linha por conta da baixa procura.
Galeria: Renault Sandero Intense CVT 2020
Em particular, Sandero e Logan CVT era mais altos em relação ao solo que as versões manuais. A suspensão foi levada em 40 mm e apliques plásticos tiveram de ser aplicados nas caixas-de-roda para harmonizar o visual. A razão estava formato da caixa CVT X-Tronic, diferente das demais e, se instalada na altura "normal" dos modelos, ficaria muito próxima do chão - com risco de ser danificada em lombadas maiores e buracos mais profundos, por exemplo.
O CVT trabalhava sempre associado 1.6 SCe, que continua em oferta ligado ao câmbio manual. Entrega 118 cv de potência e 16 kgfm de torque com pico a 4.000 rpm. Segundo a Renault, o conjunto fazia o Sandero acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Nova geração à vista
No Brasil, Sandero e Logan trocarão de geração em 2022, quando a Renault começará a trabalhar com a plataforma CMF-B no país. A nova linhagem já roda na Europa, onde é vendida sob a bandeira da Dacia. A diferença é que, para o mercado nacional, haverá design exclusivo e alinhado com as diretrizes da Renault. É considerada até mesmo a mudança de nome de Logan para Taliant, com poucas chances de o hatch manter o nome Sandero - só o Stepway deverá ser mantido.
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Fotos: Divulgação