Além dos impactos no Brasil, o fechamento das fábricas da Ford em Taubaté (SP) e Camaçari (BA) também já impactam em mercados exteriores, como a Argentina. Em reportagem publicada pelo jornal La Nación, fontes da marca no país dizem que cerca de 25% dos concessionários do país, hoje com uma rede de 59 lojas.
A Ford segue produzindo na Argentina. A planta de Pacheco faz a Ranger e inclusive receberá o investimento de US$ 580 milhões para a produção da nova geração da picape em 2023, mas mesmo assim haverá a reestruturação da rede já que a Argentina também vendia o Ka, Ka Sedã e EcoSport produzidos por aqui. Curiosamente, o EcoSport seguirá vendido por lá, mas importado da Turquia ou Índia.
Na Argentina, a ofensiva de modelos importados é mais ampla, com F-150 e Kuga Hybrid e Ranger Raptor, além do Bronco Sport já ter aparecido por lá com lançamento confirmado para o 2º trimestre deste ano, sem contar o Mustang. Mesmo assim, entre 12 e 15 concessionários serão fechados, entre eles a Ford Serra Lima, que vende veículos Ford há 114 anos.
Segundo a Ford, a reestruturação é justamente pela nova linha de modelos. Sem os modelos de entrada, diminuir a quantidade de concessionários é algo inevitável. O mesmo acontecerá no Brasil, mas ainda sem um número exato sobre essa reestruturação. Com certeza serão mais lojas fechadas, já que a quantidade no território brasileiro é maior que na Argentina.
Ainda em 2021, a Ford deve apresentar para o Brasil o Bronco Sport, Ranger Black e o Mustang Mach 1, mas não há datas exatas confirmadas. São lançamentos esperados para reverter a situação da marca no país após o anúncio do fechamento das fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA), além da fábrica da Troller em Horizonte (CE).
Fonte: La Nación via AutoBlog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990