Após registrar forte resultado em 2019, as vendas de veículos novos na Europa foram duramente afetadas pela pandemia da COVID-19 no ano passado. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram registradas 11.961.182 unidades nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, ou 24,3% a menos do que no ano anterior.
Segundo a consultoria JATO, a queda na comparação com o ano anterior foi de 24,3%. Esta foi a 1ª vez desde 1993 em que as vendas não superaram a barreira de 12 milhões de unidades. Todas as 20 maiores montadoras registraram retrações na casa dos 2 dígitos. A líder Volkswagen (1.346.999), por exemplo, recuou quase 25%.
Terceira colocada em 2019, a Ford (654.729) perdeu 3 posições e permitiu o avanço da Peugeot (741.498) e da Mercedes-Benz (738.236) – esta última líder entre as premium pelo 5º ano seguido – para a 3ª e 4ª colocações, respectivamente. A Fiat (492.101), 11ª no último ranking, voltou ao top 10. Destaque negativo para a Opel/Vauxhall (485.778), dona da maior retração (-44%).
Na disputa por modelos, o Golf (281.093) chegou ao 13º ano seguido no topo – o Peugeot 207, em 2007, foi o último modelo a liderar as vendas antes do VW. Esta foi a 33ª vez nos últimos 38 anos em que o Golf não deu chances aos adversários, mas agora com vantagem bem menor sobre o adversário mais próximo (aproximadamente 36 mil unidades).
Preferido em fevereiro, maio e junho, o Renault Clio (244.163) manteve a 2ª posição dos anos anteriores. Com 198.112 unidades, o Peugeot 208 conquistou seu 1º pódio anual. Décimo primeiro em 2019, o Opel/Vauxhall Corsa (196.790) ficou bem próximo. O Toyota Yaris (177.440), 15º em 2019, assegurou seu 1º top 5 no continente. Com 166.593 unidades, menos de 400 unidades à frente do Dacia Sandero (166.216), o VW Polo caiu da 3ª para a 10ª colocação.
Único do top 20 a crescer (+2,8%), o Toyota Corolla (136.095) foi impulsionado pela versão híbrida. Em 25º, o BMW Série 3 (117.859) foi o nº 1 entre os premium – principal rival, o Mercedes Classe C (81.269) despencou da 24ª para a 45ª posição. Destaque também para o elétrico Renault Zoe (99.303), mais do que dobrando os números do ano passado.
Confira os rankings a seguir:
POS. |
MODELO |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW GOLF |
281.093 |
2,4% |
410.330 |
2,6% |
-31,5% |
1º |
2º |
RENAULT CLIO |
244.363 |
2,0% |
319.136 |
2,0% |
-23,4% |
2º |
3º |
PEUGEOT 208 |
198.112 |
1,7% |
224.659 |
1,4% |
-11,8% |
6º |
4º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
196.790 |
1,6% |
221.623 |
1,4% |
-11,2% |
11º |
5º |
TOYOTA YARIS |
177.440 |
1,5% |
212.526 |
1,3% |
-16,5% |
15º |
6º |
RENAULT CAPTUR |
176.145 |
1,5% |
224.127 |
1,4% |
-21,4% |
8º |
7º |
SKODA OCTAVIA |
175.466 |
1,5% |
223.416 |
1,4% |
-21,5% |
10º |
8º |
VW TIGUAN |
173.627 |
1,5% |
224.890 |
1,4% |
-22,8% |
5º |
9º |
FORD FOCUS |
172.645 |
1,4% |
224.065 |
1,4% |
-22,9% |
9º |
10º |
VW POLO |
166.593 |
1,4% |
256.259 |
1,6% |
-35,0% |
3º |
11º |
DACIA SANDERO |
166.216 |
1,4% |
224.655 |
1,4% |
-26,0% |
7º |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
158.170 |
1,3% |
199.713 |
1,3% |
-20,8% |
17º |
13º |
VW T-ROC |
157.490 |
1,3% |
207.863 |
1,3% |
-24,2% |
16º |
14º |
PEUGEOT 2008 |
155.171 |
1,3% |
167.417 |
1,1% |
-7,3% |
21º |
15º |
FORD FIESTA |
155.097 |
1,3% |
228.183 |
1,4% |
-32,0% |
4º |
16º |
CITROËN C3 |
148.008 |
1,2% |
212.833 |
1,3% |
-30,5% |
14º |
17º |
FIAT PANDA |
143.796 |
1,2% |
184.288 |
1,2% |
-22,0% |
19º |
18º |
FIAT 500 |
138.079 |
1,2% |
176.414 |
1,1% |
-21,7% |
20º |
19º |
DACIA DUSTER |
137.851 |
1,2% |
221.428 |
1,4% |
-37,7% |
12º |
20º |
TOYOTA COROLLA |
136.095 |
1,1% |
132.358 |
0,8% |
2,8% |
- |
21º |
NISSAN QASHQAI |
134.189 |
1,1% |
218.560 |
1,4% |
-38,6% |
13º |
22º |
HYUNDAI KONA |
126.179 |
1,1% |
106.411 |
0,7% |
18,6% |
- |
23º |
PEUGEOT 3008 |
124.578 |
1,0% |
195.211 |
1,2% |
-36,2% |
18º |
24º |
FORD PUMA |
118.458 |
1,0% |
337 |
0,0% |
35050,7% |
- |
25º |
BMW SÉRIE 3 |
117.859 |
1,0% |
121.635 |
0,8% |
-3,1% |
- |
26º |
VW PASSAT |
114.365 |
1,0% |
123.592 |
0,8% |
-7,5% |
- |
27º |
VW T-CROSS |
112.016 |
0,9% |
98.174 |
0,6% |
14,1% |
- |
28º |
MINI |
110.425 |
0,9% |
132.689 |
0,8% |
-16,8% |
- |
29º |
SEAT LEON |
109.981 |
0,9% |
135.777 |
0,9% |
-19,0% |
- |
30º |
VOLVO XC40 |
109.657 |
0,9% |
84.143 |
0,5% |
30,3% |
- |
31º |
BMW SÉRIE 1 |
107.548 |
0,9% |
110.648 |
0,7% |
-2,8% |
- |
32º |
TOYOTA C-HR |
101.532 |
0,8% |
121.155 |
0,8% |
-16,2% |
- |
33º |
RENAULT ZOE |
99.303 |
0,8% |
45.651 |
0,3% |
117,5% |
- |
34º |
MERCEDES GLC |
98.741 |
0,8% |
110.003 |
0,7% |
-10,2% |
- |
35º |
AUDI A3 |
96.483 |
0,8% |
123.750 |
0,8% |
-22,0% |
- |
36º |
SKODA FABIA |
93.055 |
0,8% |
157.853 |
1,0% |
-41,0% |
23º |
37º |
TOYOTA RAV4 |
90.809 |
0,8% |
92.768 |
0,6% |
-2,1% |
- |
38º |
PEUGEOT 308 |
90.247 |
0,8% |
143.470 |
0,9% |
-37,1% |
25º |
39º |
HYUNDAI TUCSON |
89.323 |
0,7% |
138.952 |
0,9% |
-35,7% |
- |
40º |
AUDI Q3 |
88.736 |
0,7% |
90.860 |
0,6% |
-2,3% |
- |
41º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
88.484 |
0,7% |
115.510 |
0,7% |
-23,4% |
- |
42º |
BMW X1 |
87.700 |
0,7% |
110.020 |
0,7% |
-20,3% |
- |
43º |
TESLA MODEL3 |
85.496 |
0,7% |
95.001 |
0,6% |
-10,0% |
- |
44º |
TOYOTA AYGO |
82.838 |
0,7% |
99.599 |
0,6% |
-16,8% |
- |
45º |
MERCEDES CLASSE C |
81.269 |
0,7% |
146.023 |
0,9% |
-44,3% |
24º |
46º |
SKODA KAROQ |
79.977 |
0,7% |
102.067 |
0,6% |
-21,6% |
- |
47º |
SEAT ARONA |
79.815 |
0,7% |
109.458 |
0,7% |
-27,1% |
- |
48º |
FORD KUGA |
79.098 |
0,7% |
162.106 |
1,0% |
-51,2% |
22º |
49º |
KIA NIRO |
77.638 |
0,6% |
57.699 |
0,4% |
34,6% |
- |
50º |
AUDI A4 |
76.882 |
0,6% |
102.892 |
0,7% |
-25,3% |
- |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VOLKSWAGEN |
1.346.999 |
11,3% |
1.783.924 |
11,3% |
-24,5% |
1º |
2º |
RENAULT |
819.009 |
6,8% |
1.062.808 |
6,7% |
-22,9% |
2º |
3º |
PEUGEOT |
741.498 |
6,2% |
964.993 |
6,1% |
-23,2% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ |
738.236 |
6,2% |
892.511 |
5,6% |
-17,3% |
5º |
5º |
BMW |
674.654 |
5,6% |
831.066 |
5,3% |
-18,8% |
6º |
6º |
FORD |
654.729 |
5,5% |
958.921 |
6,1% |
-31,7% |
3º |
7º |
TOYOTA |
648.275 |
5,4% |
742.497 |
4,7% |
-12,7% |
10º |
8º |
SKODA |
643.019 |
5,4% |
762.491 |
4,8% |
-15,7% |
8º |
9º |
AUDI |
600.470 |
5,0% |
742.716 |
4,7% |
-19,2% |
9º |
10º |
FIAT |
492.101 |
4,1% |
659.666 |
4,2% |
-25,4% |
11º |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
485.778 |
4,1% |
815.707 |
5,2% |
-40,4% |
7º |
12º |
CITROËN |
448.352 |
3,7% |
636.861 |
4,0% |
-29,6% |
12º |
13º |
HYUNDAI |
424.805 |
3,6% |
562.386 |
3,6% |
-24,5% |
14º |
14º |
KIA |
416.715 |
3,5% |
502.841 |
3,2% |
-17,1% |
16º |
15º |
DACIA |
405.472 |
3,4% |
580.816 |
3,7% |
-30,2% |
13º |
16º |
SEAT |
370.928 |
3,1% |
507.111 |
3,2% |
-26,9% |
15º |
17º |
NISSAN |
290.343 |
2,4% |
394.784 |
2,5% |
-26,5% |
17º |
18º |
VOLVO |
286.841 |
2,4% |
339.774 |
2,1% |
-15,6% |
18º |
19º |
MINI |
172.827 |
1,4% |
217.200 |
1,4% |
-20,4% |
- |
20º |
SUZUKI* |
165.683 |
1,4% |
263.277 |
1,7% |
-37,1% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
11.961.182 |
100,0% |
15.805.658 |
100,0% |
-24,3% |
|
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro