VW Golf é o carro mais vendido da Europa pelo 13º ano; veja ranking 2020
Mercado europeu tem pior desempenho desde 1993
Após registrar forte resultado em 2019, as vendas de veículos novos na Europa foram duramente afetadas pela pandemia da COVID-19 no ano passado. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram registradas 11.961.182 unidades nos 26 países da União Europeia, além do Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça, ou 24,3% a menos do que no ano anterior.
Segundo a consultoria JATO, a queda na comparação com o ano anterior foi de 24,3%. Esta foi a 1ª vez desde 1993 em que as vendas não superaram a barreira de 12 milhões de unidades. Todas as 20 maiores montadoras registraram retrações na casa dos 2 dígitos. A líder Volkswagen (1.346.999), por exemplo, recuou quase 25%.
Terceira colocada em 2019, a Ford (654.729) perdeu 3 posições e permitiu o avanço da Peugeot (741.498) e da Mercedes-Benz (738.236) – esta última líder entre as premium pelo 5º ano seguido – para a 3ª e 4ª colocações, respectivamente. A Fiat (492.101), 11ª no último ranking, voltou ao top 10. Destaque negativo para a Opel/Vauxhall (485.778), dona da maior retração (-44%).
Na disputa por modelos, o Golf (281.093) chegou ao 13º ano seguido no topo – o Peugeot 207, em 2007, foi o último modelo a liderar as vendas antes do VW. Esta foi a 33ª vez nos últimos 38 anos em que o Golf não deu chances aos adversários, mas agora com vantagem bem menor sobre o adversário mais próximo (aproximadamente 36 mil unidades).
Preferido em fevereiro, maio e junho, o Renault Clio (244.163) manteve a 2ª posição dos anos anteriores. Com 198.112 unidades, o Peugeot 208 conquistou seu 1º pódio anual. Décimo primeiro em 2019, o Opel/Vauxhall Corsa (196.790) ficou bem próximo. O Toyota Yaris (177.440), 15º em 2019, assegurou seu 1º top 5 no continente. Com 166.593 unidades, menos de 400 unidades à frente do Dacia Sandero (166.216), o VW Polo caiu da 3ª para a 10ª colocação.
Único do top 20 a crescer (+2,8%), o Toyota Corolla (136.095) foi impulsionado pela versão híbrida. Em 25º, o BMW Série 3 (117.859) foi o nº 1 entre os premium – principal rival, o Mercedes Classe C (81.269) despencou da 24ª para a 45ª posição. Destaque também para o elétrico Renault Zoe (99.303), mais do que dobrando os números do ano passado.
Confira os rankings a seguir:
POS. |
MODELO |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW GOLF |
281.093 |
2,4% |
410.330 |
2,6% |
-31,5% |
1º |
2º |
RENAULT CLIO |
244.363 |
2,0% |
319.136 |
2,0% |
-23,4% |
2º |
3º |
PEUGEOT 208 |
198.112 |
1,7% |
224.659 |
1,4% |
-11,8% |
6º |
4º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
196.790 |
1,6% |
221.623 |
1,4% |
-11,2% |
11º |
5º |
TOYOTA YARIS |
177.440 |
1,5% |
212.526 |
1,3% |
-16,5% |
15º |
6º |
RENAULT CAPTUR |
176.145 |
1,5% |
224.127 |
1,4% |
-21,4% |
8º |
7º |
SKODA OCTAVIA |
175.466 |
1,5% |
223.416 |
1,4% |
-21,5% |
10º |
8º |
VW TIGUAN |
173.627 |
1,5% |
224.890 |
1,4% |
-22,8% |
5º |
9º |
FORD FOCUS |
172.645 |
1,4% |
224.065 |
1,4% |
-22,9% |
9º |
10º |
VW POLO |
166.593 |
1,4% |
256.259 |
1,6% |
-35,0% |
3º |
11º |
DACIA SANDERO |
166.216 |
1,4% |
224.655 |
1,4% |
-26,0% |
7º |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
158.170 |
1,3% |
199.713 |
1,3% |
-20,8% |
17º |
13º |
VW T-ROC |
157.490 |
1,3% |
207.863 |
1,3% |
-24,2% |
16º |
14º |
PEUGEOT 2008 |
155.171 |
1,3% |
167.417 |
1,1% |
-7,3% |
21º |
15º |
FORD FIESTA |
155.097 |
1,3% |
228.183 |
1,4% |
-32,0% |
4º |
16º |
CITROËN C3 |
148.008 |
1,2% |
212.833 |
1,3% |
-30,5% |
14º |
17º |
FIAT PANDA |
143.796 |
1,2% |
184.288 |
1,2% |
-22,0% |
19º |
18º |
FIAT 500 |
138.079 |
1,2% |
176.414 |
1,1% |
-21,7% |
20º |
19º |
DACIA DUSTER |
137.851 |
1,2% |
221.428 |
1,4% |
-37,7% |
12º |
20º |
TOYOTA COROLLA |
136.095 |
1,1% |
132.358 |
0,8% |
2,8% |
- |
21º |
NISSAN QASHQAI |
134.189 |
1,1% |
218.560 |
1,4% |
-38,6% |
13º |
22º |
HYUNDAI KONA |
126.179 |
1,1% |
106.411 |
0,7% |
18,6% |
- |
23º |
PEUGEOT 3008 |
124.578 |
1,0% |
195.211 |
1,2% |
-36,2% |
18º |
24º |
FORD PUMA |
118.458 |
1,0% |
337 |
0,0% |
35050,7% |
- |
25º |
BMW SÉRIE 3 |
117.859 |
1,0% |
121.635 |
0,8% |
-3,1% |
- |
26º |
VW PASSAT |
114.365 |
1,0% |
123.592 |
0,8% |
-7,5% |
- |
27º |
VW T-CROSS |
112.016 |
0,9% |
98.174 |
0,6% |
14,1% |
- |
28º |
MINI |
110.425 |
0,9% |
132.689 |
0,8% |
-16,8% |
- |
29º |
SEAT LEON |
109.981 |
0,9% |
135.777 |
0,9% |
-19,0% |
- |
30º |
VOLVO XC40 |
109.657 |
0,9% |
84.143 |
0,5% |
30,3% |
- |
31º |
BMW SÉRIE 1 |
107.548 |
0,9% |
110.648 |
0,7% |
-2,8% |
- |
32º |
TOYOTA C-HR |
101.532 |
0,8% |
121.155 |
0,8% |
-16,2% |
- |
33º |
RENAULT ZOE |
99.303 |
0,8% |
45.651 |
0,3% |
117,5% |
- |
34º |
MERCEDES GLC |
98.741 |
0,8% |
110.003 |
0,7% |
-10,2% |
- |
35º |
AUDI A3 |
96.483 |
0,8% |
123.750 |
0,8% |
-22,0% |
- |
36º |
SKODA FABIA |
93.055 |
0,8% |
157.853 |
1,0% |
-41,0% |
23º |
37º |
TOYOTA RAV4 |
90.809 |
0,8% |
92.768 |
0,6% |
-2,1% |
- |
38º |
PEUGEOT 308 |
90.247 |
0,8% |
143.470 |
0,9% |
-37,1% |
25º |
39º |
HYUNDAI TUCSON |
89.323 |
0,7% |
138.952 |
0,9% |
-35,7% |
- |
40º |
AUDI Q3 |
88.736 |
0,7% |
90.860 |
0,6% |
-2,3% |
- |
41º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
88.484 |
0,7% |
115.510 |
0,7% |
-23,4% |
- |
42º |
BMW X1 |
87.700 |
0,7% |
110.020 |
0,7% |
-20,3% |
- |
43º |
TESLA MODEL3 |
85.496 |
0,7% |
95.001 |
0,6% |
-10,0% |
- |
44º |
TOYOTA AYGO |
82.838 |
0,7% |
99.599 |
0,6% |
-16,8% |
- |
45º |
MERCEDES CLASSE C |
81.269 |
0,7% |
146.023 |
0,9% |
-44,3% |
24º |
46º |
SKODA KAROQ |
79.977 |
0,7% |
102.067 |
0,6% |
-21,6% |
- |
47º |
SEAT ARONA |
79.815 |
0,7% |
109.458 |
0,7% |
-27,1% |
- |
48º |
FORD KUGA |
79.098 |
0,7% |
162.106 |
1,0% |
-51,2% |
22º |
49º |
KIA NIRO |
77.638 |
0,6% |
57.699 |
0,4% |
34,6% |
- |
50º |
AUDI A4 |
76.882 |
0,6% |
102.892 |
0,7% |
-25,3% |
- |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO 2020 |
2019 |
% MERCADO 2019 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VOLKSWAGEN |
1.346.999 |
11,3% |
1.783.924 |
11,3% |
-24,5% |
1º |
2º |
RENAULT |
819.009 |
6,8% |
1.062.808 |
6,7% |
-22,9% |
2º |
3º |
PEUGEOT |
741.498 |
6,2% |
964.993 |
6,1% |
-23,2% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ |
738.236 |
6,2% |
892.511 |
5,6% |
-17,3% |
5º |
5º |
BMW |
674.654 |
5,6% |
831.066 |
5,3% |
-18,8% |
6º |
6º |
FORD |
654.729 |
5,5% |
958.921 |
6,1% |
-31,7% |
3º |
7º |
TOYOTA |
648.275 |
5,4% |
742.497 |
4,7% |
-12,7% |
10º |
8º |
SKODA |
643.019 |
5,4% |
762.491 |
4,8% |
-15,7% |
8º |
9º |
AUDI |
600.470 |
5,0% |
742.716 |
4,7% |
-19,2% |
9º |
10º |
FIAT |
492.101 |
4,1% |
659.666 |
4,2% |
-25,4% |
11º |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
485.778 |
4,1% |
815.707 |
5,2% |
-40,4% |
7º |
12º |
CITROËN |
448.352 |
3,7% |
636.861 |
4,0% |
-29,6% |
12º |
13º |
HYUNDAI |
424.805 |
3,6% |
562.386 |
3,6% |
-24,5% |
14º |
14º |
KIA |
416.715 |
3,5% |
502.841 |
3,2% |
-17,1% |
16º |
15º |
DACIA |
405.472 |
3,4% |
580.816 |
3,7% |
-30,2% |
13º |
16º |
SEAT |
370.928 |
3,1% |
507.111 |
3,2% |
-26,9% |
15º |
17º |
NISSAN |
290.343 |
2,4% |
394.784 |
2,5% |
-26,5% |
17º |
18º |
VOLVO |
286.841 |
2,4% |
339.774 |
2,1% |
-15,6% |
18º |
19º |
MINI |
172.827 |
1,4% |
217.200 |
1,4% |
-20,4% |
- |
20º |
SUZUKI* |
165.683 |
1,4% |
263.277 |
1,7% |
-37,1% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
11.961.182 |
100,0% |
15.805.658 |
100,0% |
-24,3% |
|
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Números da Suzuki (*) fornecidos pela JATO.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
Ouça nosso podcast:
Galeria: Volkswagen Golf GTI 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena