Considerado um dos lançamentos mais aguardados deste início de ano pelos fãs de velocidade, a nova geração da icônica Suzuki Hayabusa foi apresentada nesta sexta-feira (5) no Japão. Terceira linhagem na história de mais de 20 anos do modelo, a nova encarnação mantém alinhamento com o estilo das antecessoras (1999 e 2008), mas ao mesmo evoluiu com linhas mais agressivas e silhueta aerodinâmica.
A marca promete entregar "um dos melhores coeficientes de resistência alcançados por qualquer motocicleta", com reflexos diretos na estabilidade e no conforto. Os faróis full-LED conferem modernidade ao desenho do conjunto frontal, ao passo que linhas mais retas e musculosas reforçam a esportividade. No painel, uma tela TFT colorida separa os tradicionais mostradores analógicos.
Mecanicamente, o elogiado chassi foi revisto apenas no essencial e promete manter a conhecida estabilidade em altas velocidades. Já outros elementos foram devidamente atualizados, como suspensão e sistema de freios. Materiais mais leves também foram adotados, reduzindo o peso final de 265,8 kg para 263,9 kg.
Com 1.340 cc, o motor de 4 cilindros entrega 190 cv de potência a 9.700 rpm e 15,3 kgfm de torque a 7.000 rpm. Para efeito de comparação, a Hayabusa anterior entregava 197 cv e 15,8 kgfm, mas o trabalho realizado em termos de entrega e respostas faz a nova geração ser mais rápida. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos, contra 3,4 s da geração passada. E a velocidade máxima é limitada a 299 km/h.
A Suzuki destaca também a oferta de 6 modos de pilotagem diferentes, 3 predefinidos e 3 personalizáveis. O controle de tração pode ser regulado em 10 níveis ou totalmente desligado, como preferir o piloto. Outra novidade é a adequação às normas anti-poluição Euro 5, que vai permitir a oferta do modelo em mercados da Europa.
A chegada ao Brasil também já foi confirmada pelo importador J Toledo, embora ainda sem data estimada para o lançamento.
Fonte: Suzuki
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