O processo de reestruturação global da Ford segue em ritmo acelerado. A montadora norte-americana anunciou uma nova parceria inédita com a empresa Google que tem como objetivo reinventar a experiência de veículos conectados com a criação de serviços e recursos exclusivos para veículos e clientes da linha Ford e Lincoln.
A nova parceria estratégica também atuará em outras áreas da empresa para acelerar a transformação digital da montadora. Entre as novidades desta estratégia está a adoção do Google Cloud como seu provedor de nuvem preferencial, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Um dos resultados dessa nova parceria, que tem duração de seis anos, será o uso do sistema Android, com aplicativos e serviços integrados do Google, em milhões de futuros veículos da Ford e da Lincoln de todas as faixas de preço.
Em nota, as empresas afirmam que compartilham a visão de proporcionar experiências agradáveis, seguras e eficientes em veículos conectados, criadas para minimizar a distração do motorista e manter os clientes na vanguarda da tecnologia com atualizações remotas. No entanto, as novidades chegarão aos veículos apenas a partir de 2023.
Com o sistema operacional Android e aplicativos e serviços integrados do Google, a Ford antecipa que todos os carros terão o Google Maps como plataforma principal de navegação dos veículos, tecnologia de voz com o Google Assistente. Além disso, os cliente também poderão acessar o Google Play para ter acesso a vários aplicativos otimizados e integrados para uso no veículo.
O Android no carro também permite que a Ford e outros desenvolvedores criem aplicativos que proporcionem uma experiência de propriedade cada vez mais personalizada e constantemente aprimorada.
A nova parceria também resultou no Team Upshift, um novo grupo colaborativo para impulsionar a inovação contínua. Com o know-how e talento de ambas as empresas, o novo time irá expandir os limites da transformação digital da Ford, gerando experiências personalizadas para o consumidor e oportunidades inovadoras baseadas em dados. Isso pode trazer novidades que mudem a forma de compra de um veículo ou ofertas personalizadas aos clientes tudo com base na análise de dados.
"Enquanto a Ford promove a transformação mais profunda da nossa história com eletrificação, conectividade e direção autônoma, o Google e a Ford juntos estabelecem uma potência de inovação verdadeiramente capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios", diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
"Desde a primeira linha de montagem móvel até as mais recentes tecnologias de assistência ao motorista, a Ford estabeleceu o ritmo de inovação da indústria automotiva por quase 120 anos", diz Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. "Temos orgulho de fazer essa parceria para aplicar o melhor da inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas de nuvem do Google para ajudar a transformar os negócios da Ford e construir tecnologias automotivas que mantenham as pessoas seguras e conectadas na estrada."
Outra frente que será trabalhada com o uso do Google Cloud é a transformação digital das operações da empresa, acelerando a modernização do desenvolvimento de produtos, manufatura e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Do lado do consumidor, o objetivo será acelerar a implementação de modelos de negócios baseados em dados, com o envio de notificações em tempo real para os clientes, como solicitações de manutenção ou alertas de necessidade reparo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Ford Bronco V6 Wildtrak: bruto, mas refinado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Bronco Wildtrak é lançado na Argentina com motor V6 biturbo de 334 cv
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford confirma que lançará novas versões da Maverick e do Bronco
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Ford Mustang chega aos 800 cv com kit oficial apresentado no SEMA