Depois de mais de 25 anos sob o comando de Moray Callum, o departamento de design da Ford vai ganhar nova chefia. Em anúncio divulgado nesta semana, marca confirmou que Callum está se aposentando e que Anthony Lo chega para ocupar o posto maior do setor. Lo é nascido em Hong Kong, na China, e dono de currículo bastante respeitado na área.

De 2004 até 2010, atuou como diretor do departamento de design da General Motors na Europa. Lá, supervisionou diretamente projetos da Opel e da Vauxhall, além de ter assinado a criação de um dos mais renomados conceitos da finada Saab, o Aero X. Ainda em 2010, saiu da GM e foi trabalhar na Renault, onde criou conceitos como Trezor, Dezir, Frendzy e R-Space, além de modelos de sucesso como o SUV compacto Captur.

Galeria: Renault Captur 2020 (Europa)

“Anthony é um líder em design de classe mundial com um histórico global exemplar. Estamos entusiasmados em tê-lo como líder do nosso departamento de design, à medida que aceleramos a criação de produtos conectados, inteligentes e cada vez mais eletrificados", disse Hau Thai-Tang, diretor de operações da Ford. “Nossa indústria está evoluindo mais rapidamente do que nunca e a Ford conquistará a confiança dos clientes permanecendo na vanguarda”, completou.

Thai-Tang também lembrou do legado deixado por Callum, que começou na Ford em 1995 (através da Mazda) e se aposenta com currículo invejável composto por criações como Super Duty (1999), Explorer (2011), Mustang (2015) e Ford GT. Além disso, influenciou diretamente o design das novas gerações de Bronco e F-150, e do elétrico Mustang Mach-E.

O irmão de Moray, Ian Callum, também é um famoso designer de automóveis. Chefiou o departamento de design da Jaguar por mais de 20 anos até 2019, quando se aposentou para abrir seu próprio escritório.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com