O maior mercado automotivo mundial fechou o ano de 2020 em baixa. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes da China foram comercializados quase 19,8 milhões de veículos de passeio no ano passado, uma retração de 6,1% na comparação com 2019 – uma das menores quedas, diga-se de passagem, dentre os maiores produtores do planeta.
Este foi o 3º ano consecutivo com redução nos números e a 1ª vez desde 2014 em que foram comercializadas menos de 20 milhões de unidades. Mesmo em queda de quase 16% - a maior no top 10 -, a Volkswagen (2.609.266) manteve uma mais do que confortável vantagem na liderança entre as montadoras. Honda (1.638.430) e Toyota (1.537.296), ambas em alta, completaram o pódio. Em 9º, a Audi (655.800) foi a nº 1 entre as marcas premium.
E veio do segmento mais importante no país – os sedãs responderam por 47,4% do total – o modelo campeão de vendas. Com 542.725 unidades, das quais mais de 62 mil apenas em dezembro (recorde), o Nissan Sylphy, nome local do Sentra, avançou mais de 15% nos últimos 12 meses e liderou pela 1ª vez. Além disso, o Sylphy se tornou apenas o 4º modelo na história do país a superar a barreira de meio milhão de unidades, juntando-se a carros como VW Lavida, Haval H6 e Wulling Hongguang.
Preferido em 2019, o Lavida emplacou 419.793 unidades (-21,3%). Repetindo o 3º lugar do último ranking, o SUV da Haval foi novamente o líder do segmento responsável por 47% das vendas no país. Com a maior evolução entre os primeiros (+38%), o Honda CR-V (249.983) saltou da 18ª para a 10ª colocação. Fora do top 10, o Honda Civic (245.126) emplacou menos da metade do líder Sylphy.
Na 18ª posição, o Audi A6L (178.501) foi o preferido entre modelos premium, com evolução próxima dos 40%. Já o VW Santana (175.728), um dos destaques de 2019, perdeu quase 1/3 de seus compradores. Campeão de vendas no Brasil no ano passado, o Chevrolet Onix (135.351) figuraria numa modestíssima 44ª posição no ranking chinês, atrás, por exemplo, do Tesla Model 3 (135.449).
POS. |
MODELO |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2019 |
VAR. 2020/2019 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
542.725 |
2,7% |
470.707 |
2,2% |
15,3% |
2º |
VW LAVIDA |
419.793 |
2,1% |
533.186 |
2,5% |
-21,3% |
3º |
HAVAL H6 |
376.864 |
1,9% |
386.405 |
1,8% |
-2,5% |
4º |
TOYOTA COROLLA |
350.310 |
1,8% |
357.798 |
1,7% |
-2,1% |
5º |
VW BORA |
331.682 |
1,7% |
334.668 |
1,6% |
-0,9% |
6º |
VW SAGITAR |
299.839 |
1,5% |
307.323 |
1,5% |
-2,4% |
7º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
295.857 |
1,5% |
279.280 |
1,3% |
5,9% |
8º |
WULING HONGGUANG |
270.310 |
1,4% |
374.878 |
1,8% |
-27,9% |
9º |
CHANGAN CS75 |
266.824 |
1,3% |
193.227 |
0,9% |
38,1% |
10º |
HONDA CR-V |
249.983 |
1,3% |
213.306 |
1,0% |
17,2% |
11º |
HONDA CIVIC |
245.126 |
1,2% |
243.966 |
1,2% |
0,5% |
12º |
GEELY BOYUE |
240.811 |
1,2% |
232.327 |
1,1% |
3,7% |
13º |
GEELY EMGRAND |
233.307 |
1,2% |
211.472 |
1,0% |
10,3% |
14º |
TOYOTA LEVIN |
226.683 |
1,1% |
221.629 |
1,1% |
2,3% |
15º |
HONDA ACCORD |
210.574 |
1,1% |
223.706 |
1,1% |
-5,9% |
16º |
VW TIGUAN L |
190.444 |
1,0% |
228.951 |
1,1% |
-16,8% |
17º |
TOYOTA CAMRY |
185.140 |
0,9% |
185.245 |
0,9% |
-0,1% |
18º |
AUDI A6L |
178.501 |
0,9% |
130.140 |
0,6% |
37,2% |
19º |
VW TAYRON |
176.595 |
0,9% |
179.428 |
0,9% |
-1,6% |
20º |
VW SANTANA |
175.728 |
0,9% |
255.836 |
1,2% |
-31,3% |
21º |
TOYOTA RAV4 |
174.940 |
0,9% |
125.977 |
0,6% |
38,9% |
22º |
HONDA XR-V |
168.272 |
0,9% |
147.203 |
0,7% |
14,3% |
23º |
BUICK ENVISION |
167.880 |
0,8% |
132.568 |
0,6% |
26,6% |
24º |
ROEWE RX5 |
166.995 |
0,8% |
166.114 |
0,8% |
0,5% |
25º |
CHANGAN EADO |
166.964 |
0,8% |
90.659 |
0,4% |
84,2% |
26º |
NISSAN X-TRAIL |
163.095 |
0,8% |
207.776 |
1,0% |
-21,5% |
27º |
NISSAN QASHQAI |
161.193 |
0,8% |
179.773 |
0,9% |
-10,3% |
28º |
MERCEDES-BENZ GLC |
160.900 |
0,8% |
142.857 |
0,7% |
12,6% |
29º |
BMW SÉRIE 5 L |
160.241 |
0,8% |
163.500 |
0,8% |
-2,0% |
30º |
BUICK GL8 |
156.879 |
0,8% |
148.121 |
0,7% |
5,9% |
POS. |
MARCA |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2019 |
VAR. 2020/2019 |
1º |
VW |
2.609.266 |
13,2% |
3.100.498 |
14,7% |
-15,8% |
2º |
HONDA |
1.638.430 |
8,3% |
1.553.086 |
7,4% |
5,5% |
3º |
TOYOTA |
1.537.296 |
7,8% |
1.409.198 |
6,7% |
9,1% |
4º |
GEELY |
1.134.433 |
5,7% |
1.253.793 |
6,0% |
-9,5% |
5º |
NISSAN |
1.121.061 |
5,7% |
1.174.030 |
5,6% |
-4,5% |
6º |
CHANGAN |
963.383 |
4,9% |
787.878 |
3,7% |
22,3% |
7º |
BUICK |
926.328 |
4,7% |
871.506 |
4,1% |
6,3% |
8º |
HAVAL |
750.228 |
3,8% |
769.454 |
3,7% |
-2,5% |
9º |
AUDI |
655.800 |
3,3% |
620.001 |
2,9% |
5,8% |
10º |
MERCEDES-BENZ |
640.738 |
3,2% |
595.486 |
2,8% |
7,6% |
11º |
BMW |
611.981 |
3,1% |
544.500 |
2,6% |
12,4% |
12º |
CHERY |
500.398 |
2,5% |
451.139 |
2,1% |
10,9% |
13º |
HYUNDAI |
443.186 |
2,2% |
685.738 |
3,3% |
-35,4% |
14º |
BAOJUN |
428.470 |
2,2% |
604.204 |
2,9% |
-29,1% |
15º |
BYD |
411.241 |
2,1% |
451.246 |
2,1% |
-8,9% |
16º |
WULLING |
406.746 |
2,1% |
374.878 |
1,8% |
8,5% |
17º |
ROEWE |
378.841 |
1,9% |
426.128 |
2,0% |
-11,1% |
18º |
GAC |
360.274 |
1,8% |
388.364 |
1,8% |
-7,2% |
19º |
CHEVROLET |
311.134 |
1,6% |
516.087 |
2,4% |
-39,7% |
20º |
MG |
297.317 |
1,5% |
269.751 |
1,3% |
10,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
ACUMULADO |
19.790.000 |
100,0% |
21.070.000 |
100,0% |
-6,1% |
Fontes: Carsalesbase / Trading Economics / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas