A BMW Motorrad segue caminho semelhante ao que a marca vem fazendo na sua divisão de automóveis e anuncia que não irá mais participar de grandes salões de motocicletas, como EICMA (Milão), Intermot (Colônia) e até mesmo o Salão Duas Rodas (São Paulo). A explicação para tal decisão é que esses eventos serão substituídos por novos formatos digitais.
O fato é que a BMW já vinha tirando o pé de grandes eventos há algum tempo, preferindo fazer exposições menores e mais focadas no cliente. Além disso, a pandemia causada pelo coronavírus forçou todas as marcas a fazerem suas apresentações de forma online, e a BMW Motorrad fez bastante isso em 2020, com as novas S1000 R, R18 e as renovações das compactas G 310 R e G310 GS, entre outras novidades.
Por outro lado, a empresa anunciou recentemente uma adaptação rápida e sistemática dos canais de vendas, para oferecer aos clientes a possibilidade de comprar motos personalizadas totalmente online, como parte de um investimento milionário anual na casa dos 3 dígitos até 2025 para a digitalização do departamento de Vendas e Marketing.
"Usando nossos formatos digitais e ao vivo bem independentes, podemos não só programar premiéres mundiais e lançamentos de produtos de forma mais flexível, mas também permitir uma interação mais intensa com todos os grupos-alvo e maior alcance de informações", explica o chefe da BMW Motorrad, Markus Schramm.
Em outras palavras, a marca vai investir em eventos selecionados mais adequados para cada modelo, onde você pode reunir uma clientela mais direcionada, do que em eventos grandes para o público em geral.
Nada impede, porém, que as filiais da BMW Motorrad organizem diretamente a participação em exposições e feiras menores. Já para os grandes salões, fica a perda de um grande expositor e a necessidade de se reorganizar pensando em novos formatos, assim como vem acontecendo no setor dos automóveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou