A BMW Motorrad segue caminho semelhante ao que a marca vem fazendo na sua divisão de automóveis e anuncia que não irá mais participar de grandes salões de motocicletas, como EICMA (Milão), Intermot (Colônia) e até mesmo o Salão Duas Rodas (São Paulo). A explicação para tal decisão é que esses eventos serão substituídos por novos formatos digitais.
O fato é que a BMW já vinha tirando o pé de grandes eventos há algum tempo, preferindo fazer exposições menores e mais focadas no cliente. Além disso, a pandemia causada pelo coronavírus forçou todas as marcas a fazerem suas apresentações de forma online, e a BMW Motorrad fez bastante isso em 2020, com as novas S1000 R, R18 e as renovações das compactas G 310 R e G310 GS, entre outras novidades.
Por outro lado, a empresa anunciou recentemente uma adaptação rápida e sistemática dos canais de vendas, para oferecer aos clientes a possibilidade de comprar motos personalizadas totalmente online, como parte de um investimento milionário anual na casa dos 3 dígitos até 2025 para a digitalização do departamento de Vendas e Marketing.
"Usando nossos formatos digitais e ao vivo bem independentes, podemos não só programar premiéres mundiais e lançamentos de produtos de forma mais flexível, mas também permitir uma interação mais intensa com todos os grupos-alvo e maior alcance de informações", explica o chefe da BMW Motorrad, Markus Schramm.
Em outras palavras, a marca vai investir em eventos selecionados mais adequados para cada modelo, onde você pode reunir uma clientela mais direcionada, do que em eventos grandes para o público em geral.
Nada impede, porém, que as filiais da BMW Motorrad organizem diretamente a participação em exposições e feiras menores. Já para os grandes salões, fica a perda de um grande expositor e a necessidade de se reorganizar pensando em novos formatos, assim como vem acontecendo no setor dos automóveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz