No ano passado, a Sony surpreendeu e apresentou um carro durante a Consumer Electronics Show (CES) de 2020. Chamado Vision-S Concept, é um sedã elétrico com foco no uso de sistemas autônomos, criado para ajudar no desenvolvimento dessas tecnologias. Na época, teve quem especulasse que ele seria vendido, mas não será o caso, pois a marca confirma que é somente um protótipo.
A razão para tanta gente acreditar que o Sony Vision-S seria produzido em série é o fato de ter sido mostrado novamente agora no começo de 2021, desta vez em um teste nas ruas na Europa. Isso foi feito para avançar no desenvolvimento da tecnologia autônoma do sedã, pois a marca japonesa tem como objetivo entrar neste segmento, fornecendo equipamentos para outras empresas.
Isso foi confirmado por um porta-voz da Sony em uma conversa com a revista Car and Driver, afirmando que a empresa "não tem planos de produzir em massa ou vender o veículo." Ou seja, por mais que o Vision-S Concept seja bem atraente para um protótipo, o sedã não passa disso, testando a segurança e confiabilidade do sistema autônomo, além da central multimídia.
No moment, o Vision-S utiliza a tecnologia de um carro autônomo do nível 2. Ou seja, tem um controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático e assistente de troca de faixa automática. Obviamente, a meta é chegar ao nível 4, quando o carro é capaz de andar completamente sozinho, sem que o motorista tenha que fazer nada.
Em termos de tecnologia, o sedã da Sony traz um sistema de som bem sofisticado, usando a tecnologia 360 Reality Audio da empresa, que cria uma esfera de som em volta de cada pessoa. Claro, tem conexão 5G à bordo e até um PlayStation 5 integrado no painel para o passageiro se divertir nas viagens.
Praticamente todas as tecnologias usadas pelo Vision-S são desenvolvidas pela Sony, mostrando que é possível levar a experiência que a empresa tem em outros segmentos para os automóveis. Então não fique surpreso se, no futuro, alguns carros começarem a usar equipamentos da Sony, principalmente na multimídia e no sistema autônomo.
Fonte: Car and Driver
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais