O segmento de esportivos foi um dos únicos a registrar números positivos em 2020. De acordo com a Fenabrave e com a Abeifa, foram emplacadas 2.894 unidades no ano passado, quase 32% a mais do que em 2019. O grande responsável pelo desempenho positivo foi um dos modelos mais icônicos do mundo.
Vice-líder nos anos anteriores, o Porsche 911 cresceu mais de 200% e encerrou 2020 com 768 unidades, seu melhor desempenho anual, respondendo por quase 27% de tudo o que foi vendido. Preferido no último ranking, o Ford Mustang (350) registou menos da metade do alemão. A Porsche ainda emplacou o Boxster (306) na 3ª posição, com quase 37% de alta.
Da 4ª à 10ª posições, à exceção de dois modelos da BMW – M340i (99) e M135i (87), zerados em 2019 -, todos os demais perderam espaço. A maior retração foi do Camaro (120, -21%), campeão de vendas em 2017. O Camaro e o Mustang, aliás, foram os únicos intrusos de uma festa quase exclusiva de alemães. Modelo esportivo mais barato da Mercedes, o AMG-A35 Hatch (85) assegurou a 10ª colocação em seu 1º ano completo praticamente em empate técnico com a versão Sedã (83).
Modelo mais caro da Audi no Brasil, o R8 (27) saltou da 40ª para a 18ª posição com a chegada da nova geração ao mercado. Em 26º, o Subaru WRX foi o melhor entre os orientais, repetindo as 16 unidades de 2019. Único sul-coreano num ranking bastante exclusivo, o Kia Stinger conquistou a preferência de 10 consumidores. Ferrari mais bem posicionada, a F8 Tributo (9) ficou fora do top 30.
Esportivos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
PORSCHE 911 |
768 |
26,54% |
247 |
11,24% |
210,93% |
2º |
2º |
FORD MUSTANG |
350 |
12,09% |
384 |
17,47% |
-8,85% |
1º |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
306 |
10,57% |
224 |
10,19% |
36,61% |
4º |
4º |
BMW Z4 |
196 |
6,77% |
233 |
10,60% |
-15,88% |
3º |
5º |
CHEVROLET CAMARO |
120 |
4,15% |
152 |
6,92% |
-21,05% |
5º |
6º |
PORSCHE CAYMAN |
109 |
3,77% |
133 |
6,05% |
-18,05% |
6º |
7º |
BMW M340i |
99 |
3,42% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
BMW M2 |
89 |
3,08% |
100 |
4,55% |
-11,00% |
7º |
9º |
BMW M135i |
87 |
3,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
MERCEDES-AMG A35 HATCH |
85 |
2,94% |
47 |
2,14% |
80,85% |
13º |
11º |
MERCEDES-AMG A35 SEDAN |
83 |
2,87% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
80 |
2,76% |
3 |
0,14% |
2566,67% |
42º |
13º |
AUDI RS4 |
66 |
2,28% |
71 |
3,23% |
-7,04% |
8º |
14º |
BMW SÉRIE 4 |
42 |
1,45% |
53 |
2,41% |
-20,75% |
10º |
15º |
BMW M5 |
41 |
1,42% |
51 |
2,32% |
-19,61% |
11º |
16º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
41 |
1,42% |
15 |
0,68% |
173,33% |
25º |
17º |
MERCEDES-AMG A45 HATCH |
29 |
1,00% |
6 |
0,27% |
383,33% |
36º |
18º |
AUDI R8 |
27 |
0,93% |
3 |
0,14% |
800,00% |
40º |
19º |
JAGUAR F-TYPE |
27 |
0,93% |
51 |
2,32% |
-47,06% |
12º |
20º |
BMW SÉRIE 8 |
26 |
0,90% |
15 |
0,68% |
73,33% |
24º |
21º |
MERCEDES-AMG C43 |
24 |
0,83% |
37 |
1,68% |
-35,14% |
16º |
22º |
MERCEDES-AMG GT 43 |
20 |
0,69% |
0 |
0,00% |
- |
14º |
23º |
CHEVROLET CORVETTE |
19 |
0,66% |
14 |
0,64% |
35,71% |
26º |
24º |
MERCEDES-AMG C63 |
17 |
0,59% |
36 |
1,64% |
-52,78% |
17º |
25º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
16 |
0,55% |
38 |
1,73% |
-57,89% |
14º |
26º |
SUBARU WRX |
16 |
0,55% |
16 |
0,73% |
0,00% |
22º |
27º |
AUDI RS6 |
14 |
0,48% |
20 |
0,91% |
-30,00% |
21º |
28º |
AUDI TT / TTS |
11 |
0,38% |
32 |
1,46% |
-65,63% |
18º |
29º |
KIA STINGER |
10 |
0,35% |
4 |
0,18% |
150,00% |
39º |
30º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
10 |
0,35% |
54 |
2,46% |
-81,48% |
9º |
31º |
FERRARI F8 TRIBUTO |
9 |
0,31% |
0 |
0,00% |
- |
- |
32º |
FERRARI PORTOFINO |
7 |
0,24% |
9 |
0,41% |
-22,22% |
32º |
33º |
MERCEDES-AMG E53 |
7 |
0,24% |
12 |
0,55% |
-41,67% |
27º |
34º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
6 |
0,21% |
8 |
0,36% |
-25,00% |
34º |
35º |
FERRARI 488 PISTA SPIDER |
5 |
0,17% |
9 |
0,41% |
-44,44% |
31º |
36º |
MERCEDES-BENZ SLC |
5 |
0,17% |
22 |
1,00% |
-77,27% |
19º |
37º |
FERRARI 488 PISTA COUPÉ |
4 |
0,14% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
LAMBORGHINI HURACAN |
4 |
0,14% |
8 |
0,36% |
-50,00% |
33º |
39º |
PORSCHE 918 |
3 |
0,10% |
1 |
0,05% |
200,00% |
52º |
40º |
FERRARI 812 |
2 |
0,07% |
1 |
0,05% |
100,00% |
49º |
41º |
MASERATI GT |
2 |
0,07% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
MERCEDES-AMG E63 |
2 |
0,07% |
10 |
0,45% |
-80,00% |
29º |
43º |
AUDI S3 / RS3 |
1 |
0,03% |
2 |
0,09% |
-50,00% |
43º |
44º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
1 |
0,03% |
4 |
0,18% |
-75,00% |
38º |
45º |
BMW M140i |
1 |
0,03% |
37 |
1,68% |
-97,30% |
15º |
46º |
BMW M4 |
1 |
0,03% |
15 |
0,68% |
-93,33% |
23º |
47º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0,03% |
6 |
0,27% |
-83,33% |
35º |
48º |
FERRARI 812 GTS |
1 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
FERRARI F12 TDF |
1 |
0,03% |
2 |
0,09% |
-50,00% |
44º |
50º |
FERRARI F8 TRIBUTO SPIDER |
1 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
- |
51º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
1 |
0,03% |
3 |
0,14% |
-66,67% |
41º |
52º |
MERCEDES-AMG S63 |
1 |
0,03% |
10 |
0,45% |
-90,00% |
30º |
|
|
2894 |
100,00% |
2198 |
100,00% |
31,67% |
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada