Responsável por nada menos do que 35,8% dos 1.950.889 veículos novos emplacados no Brasil em 2020, o segmento de hatches recuou acima da média do mercado, que caiu 26,62% no ano passado. As 698.566 unidades de modelos compactos e premium representaram uma retração de 33,5% na comparação com 2019 (1.051.068). Vale ressaltar que, no ano anterior, a participação dos modelos na composição global havia superado os 39,5%.
Na faixa de entrada, o Kwid (49.475) completou 3 anos consecutivos no topo, mas nunca foi tão difícil como agora: em queda de quase 42%, o representante da Renault viu cair para menos de 3 mil uma vantagem de quase 32 mil unidades sobre o Fiat Mobi (46.617) obtida há 12 meses. Em 3º, o up! desabou 48,6% e, com a linha 2021 exclusiva para 4 passageiros, a tendência é que o menor dos VW no país tenha situação comercial complicada ao longo de 2021.
Entre os modelos de maior volume, o Onix emplacou 135.351 unidades e chegou ao 6º ano seguido como líder. Mas, em baixa de quase 44%, o Chevrolet teve seu resultado anual mais fraco desde 2015 (125.931), quando assumiu a posição de honra. Terceiro em 2019, o Hyundai HB20 (86.548) subiu uma posição e encurtou a distância do líder para menos de 50 mil unidades – ainda um abismo, mas bem menor do que as quase 140 mil de um ano atrás.
Vice-líder no último ranking, o Ford Ka (67.491) – com aposentadoria recém-anunciada pela marca norte-americana – foi ultrapassado pelo VW Gol (71.151) – 4º colocado nos últimos 2 anos - e por pouco também não perdeu a posição para o Fiat Argo (65.937). VW Polo (41.836) e Renault Sandero (26.344), ambos com quedas acima de 40%, repetiram as mesmas posições de 2019.
Um dos destaques do ano foi um modelo veterano. Com 22.737 emplacamentos, o Fiat Uno voltou a figurar no top 10, sendo o único modelo da lista a registrar crescimento (+14,1%). Em 8º há um ano, o VW Fox (20.382) foi superado pelo Toyota Yaris (21.813). Sem o apelo de outrora e com nova geração já apresentada no exterior, o Honda Fit (12.833) perdeu quase metade de seus compradores.
Nem mesmo a chegada da nova geração no 2º semestre foi capaz de alterar o cenário do 208. Com apenas 4.403 emplacamentos, quase a metade do registrado pelo Toyota Etios (8.699), o modelo da Peugeot foi apenas o 14º. Situação ainda pior viveu o Citroën C3, que sequer chegou a 1 mil unidades ao longo do ano (968). Único novato, o Kia Rio fechou 2020 com apenas 370 unidades.
Já entre os modelos premium, 4ª vitória seguida para o Chevrolet Cruze Sport6 (3.181), mas sem motivo pra comemorar, pois recuou mais de 40%. Com queda pequena, o Mini Cooper (1.071) repetiu o 2º lugar. Únicos a crescerem no período, Audi A3 (446) e BMW Série 1 (277) vieram na sequência, com o Mercedes Classe A (262) completando o top 5. Em seu último ano no mercado, o VW Golf emplacou apenas 105 unidades, a maior parte nos últimos meses do ano após uma venda da versão GTE para uma grande locadora.
Após ser derrotado nos últimos 4 meses, o Renault Kwid (6.003) retomou a liderança entre os modelos de entrada graças ao seu melhor resultado desde janeiro passado (6.739). Ainda assim, o desempenho foi quase 27% inferior ao de dezembro de 2019. Próximo do Kwid, o Fiat Mobi (5.523) cresceu 30,6%. Fechando o pódio, o VW up! emplacou apenas 50 unidades, resultado mais fraco desde dezembro de 2013, quando as primeiras unidades foram emplacadas.
Com 16.566 unidades, número mais expressivo desde o início da pandemia, o Chevrolet Onix abriu mais de 6 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (10.433), este em alta superior a 35%. Também em mês positivo, o Fiat Argo (8.412) repetiu a 3ª posição de novembro. Em 5º no último ranking, o Ford Ka (8.066) ficou (pouco) à frente do VW Gol (7.980).
Longe dos 5 primeiros, o VW Polo (3.716) perdeu mais de 40% dos compradores do ano passado – pior do que ele no top 10, apenas o Renault Sandero (1.894), em queda superior a 66%. Novamente em destaque, o Fiat Uno (3.005) emplacou mais do que o dobro do ano passado. Ambos em baixa superior a 24%, Toyota Yaris (2.957) e VW Fox (2.078) vieram em sequência. Em seu 4º mês de mercado, o novo Peugeot 208 (1.093) praticamente manteve os números de novembro (1.099), mas quase quadruplicou o fraco desempenho do último mês de 2019.
A queda no segmento de hatches premium se aproximou de 70% graças, especialmente, à retração superior a 80% do líder Chevrolet Cruze Sport6 (173). Audi A3 (49) e Mercedes Classe A (17), embora com números discretíssimos, foram os únicos a crescerem.
Veja nos rankings abaixo:
Hatches Compactos I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
RENAULT KWID |
49475 |
48,01% |
85117 |
55,48% |
-41,87% |
1º |
2º |
FIAT MOBI |
46617 |
45,24% |
53444 |
34,84% |
-12,77% |
2º |
3º |
VW UP! |
6924 |
6,72% |
13460 |
8,77% |
-48,56% |
3º |
4º |
CHERY QQ |
23 |
0,02% |
1382 |
0,90% |
-98,34% |
4º |
5º |
CHEVROLET CELTA |
2 |
0,00% |
10 |
0,01% |
-80,00% |
5º |
6º |
FIAT 500 |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
7º |
7º |
KIA PICANTO |
1 |
0,00% |
2 |
0,00% |
-50,00% |
6º |
|
|
103044 |
100,00% |
153416 |
100,00% |
-32,83% |
|
Hatches Compactos II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
135351 |
22,94% |
241214 |
27,16% |
-43,89% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
86548 |
14,67% |
101590 |
11,44% |
-14,81% |
3º |
3º |
VW GOL |
71151 |
12,06% |
81285 |
9,15% |
-12,47% |
4º |
4º |
FORD KA |
67491 |
11,44% |
104331 |
11,75% |
-35,31% |
2º |
5º |
FIAT ARGO |
65937 |
11,17% |
79001 |
8,90% |
-16,54% |
5º |
6º |
VW POLO |
41836 |
7,09% |
72057 |
8,11% |
-41,94% |
6º |
7º |
RENAULT SANDERO |
26344 |
4,46% |
50303 |
5,66% |
-47,63% |
7º |
8º |
FIAT UNO |
22737 |
3,85% |
19928 |
2,24% |
14,10% |
11º |
9º |
TOYOTA YARIS |
21813 |
3,70% |
37686 |
4,24% |
-42,12% |
9º |
10º |
VW FOX |
20382 |
3,45% |
38487 |
4,33% |
-47,04% |
8º |
11º |
HONDA FIT |
12833 |
2,17% |
24457 |
2,75% |
-47,53% |
10º |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
8699 |
1,47% |
18963 |
2,14% |
-54,13% |
12º |
13º |
PEUGEOT 208 |
4403 |
0,75% |
5608 |
0,63% |
-21,49% |
14º |
14º |
NISSAN MARCH |
3232 |
0,55% |
6897 |
0,78% |
-53,14% |
13º |
15º |
CITROËN C3 |
968 |
0,16% |
2857 |
0,32% |
-66,12% |
16º |
16º |
KIA RIO |
370 |
0,06% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
FORD FIESTA |
17 |
0,00% |
3330 |
0,37% |
-99,49% |
15º |
18º |
FIAT PALIO |
5 |
0,00% |
40 |
0,00% |
-87,50% |
17º |
19º |
FIAT PUNTO |
2 |
0,00% |
8 |
0,00% |
-75,00% |
19º |
20º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0,00% |
10 |
0,00% |
-90,00% |
18º |
21º |
JAC J3 |
1 |
0,00% |
2 |
0,00% |
-50,00% |
20º |
|
|
590121 |
100,00% |
888055 |
100,00% |
-33,55% |
|
Hatches Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
3181 |
58,90% |
5320 |
55,43% |
-40,21% |
1º |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
1071 |
19,83% |
1146 |
11,94% |
-6,54% |
2º |
3º |
AUDI A3 |
446 |
8,26% |
326 |
3,40% |
36,81% |
7º |
4º |
BMW SÉRIE 1 |
277 |
5,13% |
212 |
2,21% |
30,66% |
8º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
262 |
4,85% |
410 |
4,27% |
-36,10% |
6º |
6º |
VW GOLF |
105 |
1,94% |
1130 |
11,77% |
-90,71% |
3º |
7º |
VW FUSCA |
38 |
0,70% |
47 |
0,49% |
-19,15% |
10º |
8º |
FORD FOCUS |
14 |
0,26% |
526 |
5,48% |
-97,34% |
4º |
9º |
VOLVO V40 |
6 |
0,11% |
425 |
4,43% |
-98,59% |
5º |
10º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,02% |
55 |
0,57% |
-98,18% |
9º |
|
|
5401 |
100,00% |
9597 |
100,00% |
-43,72% |
|
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
RENAULT KWID |
6003 |
4260 |
8174 |
51,86% |
42,33% |
40,92% |
-26,56% |
2º |
FIAT MOBI |
5523 |
5711 |
4228 |
47,71% |
56,75% |
-3,29% |
30,63% |
3º |
VW UP! |
50 |
93 |
1197 |
0,43% |
0,92% |
-46,24% |
-95,82% |
|
|
11576 |
10064 |
13599 |
100,00% |
100,00% |
15,02% |
-14,88% |
EM DEZEMBRO
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
16566 |
14292 |
21442 |
24,62% |
22,08% |
15,91% |
-22,74% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
10433 |
9465 |
7679 |
15,50% |
14,62% |
10,23% |
35,86% |
3º |
FIAT ARGO |
8412 |
8455 |
8036 |
12,50% |
13,06% |
-0,51% |
4,68% |
4º |
FORD KA |
8066 |
7526 |
8922 |
11,99% |
11,63% |
7,18% |
-9,59% |
5º |
VW GOL |
7980 |
8400 |
7870 |
11,86% |
12,98% |
-5,00% |
1,40% |
6º |
VW POLO |
3716 |
3801 |
6331 |
5,52% |
5,87% |
-2,24% |
-41,30% |
7º |
FIAT UNO |
3005 |
2977 |
1283 |
4,47% |
4,60% |
0,94% |
134,22% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2957 |
2567 |
3898 |
4,39% |
3,97% |
15,19% |
-24,14% |
9º |
VW FOX |
2078 |
2229 |
3425 |
3,09% |
3,44% |
-6,77% |
-39,33% |
10º |
RENAULT SANDERO |
1894 |
2377 |
5608 |
2,81% |
3,67% |
-20,32% |
-66,23% |
11º |
PEUGEOT 208 |
1093 |
1099 |
281 |
1,62% |
1,70% |
-0,55% |
288,97% |
12º |
HONDA FIT |
602 |
916 |
1530 |
0,89% |
1,42% |
-34,28% |
-60,65% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
334 |
360 |
2182 |
0,50% |
0,56% |
-7,22% |
-84,69% |
14º |
NISSAN MARCH |
82 |
149 |
621 |
0,12% |
0,23% |
-44,97% |
-86,80% |
15º |
KIA RIO |
49 |
47 |
0 |
0,07% |
0,07% |
4,26% |
- |
16º |
CITROËN C3 |
26 |
58 |
107 |
0,04% |
0,09% |
-55,17% |
-75,70% |
17º |
FORD FIESTA |
2 |
0 |
25 |
0,00% |
0,00% |
- |
-92,00% |
18º |
FIAT PALIO |
1 |
1 |
5 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-80,00% |
|
|
67296 |
64719 |
79245 |
100,00% |
100,00% |
3,98% |
-15,08% |
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
173 |
146 |
977 |
49,71% |
39,57% |
18,49% |
-82,29% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
105 |
121 |
128 |
30,17% |
32,79% |
-13,22% |
-17,97% |
3º |
AUDI A3 |
49 |
71 |
20 |
14,08% |
19,24% |
-30,99% |
145,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
17 |
25 |
1 |
4,89% |
6,78% |
-32,00% |
1600,00% |
5º |
VW FUSCA |
2 |
3 |
9 |
0,57% |
0,81% |
-33,33% |
-77,78% |
6º |
VOLVO V40 |
1 |
0 |
9 |
0,29% |
0,00% |
- |
-88,89% |
7º |
VW GOLF |
1 |
3 |
7 |
0,29% |
0,81% |
-66,67% |
-85,71% |
|
|
348 |
369 |
1151 |
100,00% |
100,00% |
-5,69% |
-69,77% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro