Após o início no chamado "Dia Um" com a coletiva global de imprensa, a Stellantis divulgou a nomeação de sua estrutura executiva para suas marcas e operação pelo mundo. Para a nossa região, Antonio Filosa foi nomeado Presidente da Stellantis América Latina.
Em nota oficial divulgada pelo grupo, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse: "Esta equipe altamente competitiva, comprometida e equilibrada aproveitará suas habilidades combinadas e experiências diversas para guiar a Stellantis para se tornar uma empresa grandiosa".
A nova estrutura de comando da Stellantis para as regiões que atua está definida da seguinte forma:
CEO: Carlos Tavares
Chief Operating Officers por Região
Antonio Filosa é formado pelo Instituto Politécnico de Milão, com especialização em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Está presente nos quadros do grupo Fiat desde 1999, e desde 2018 desempenhava a função de presidente (Chief Operations Officer) da FCA LATAM.
Experiente nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos, foi na gestão de Filosa à frente da FCA América do Sul que foi concluída a renovação da linha Fiat com importantes lançamentos (o principal deles a nova Strada), além de popularizar a marca Jeep e reposicionar a marca Fiat com uma nova identidade.
A Stellantis engloba 20 marcas oriundas dos grupos FCA e PSA, o que a torna a 4ª maior montadora do mundo. Entre os principais acionistas está a Exor, dona da FCA, com a maior fatia, 14,4% de participação, seguida pela família Peugeot com 7,2%, o governo francês com 6,2% e a chinesa Dongfeng com 5,6%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca