Em mais um ano ruim para o mercado de importados, as vendas de veículos novos recuaram fortemente no Brasil em 2020. De acordo com a Abeifa, entidade que representa 15 marcas no país, foram emplacadas apenas 27.421 unidades no ano passado, 20,7% a menos do que em 2019. Pela 1ª vez, a produção nacional das afiliadas, de 31.646 unidades, foi superior aos registros dos importados.
“Foi um ano extremamente difícil para o setor automobilístico brasileiro, que vislumbrava a retomada no início de 2020. Mas, como em todas as demais atividades econômicas, o impacto da pandemia de Covid-19 a partir da segunda quinzena de março foi devastador. Aliado a essa nova realidade, nosso setor ainda sentiu as consequências nefastas da desvalorização cambial”, afirmou João Henrique Oliveira, presidente da entidade.
A expectativa para 2021 é de aproximadamente 68 mil emplacamentos, entre importados e produção nacional, o que representaria um crescimento de 15% sobre os números do último ano. “Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, também na casa de 15%. Em nosso caso, porém, o porcentual de crescimento se justifica por conta da demanda reprimida de 2020, ano em que o dólar flutuou, na média, em patamares superiores a R$ 5,00”, afirmou o executivo.
Com 7.702 emplacamentos, a Volvo encerrou o ano como líder entre marcas de produção importada pela 1ª vez na história. Tradicional 1ª colocada nos últimos anos, a Kia (5.981) amargou queda de quase 36%. Com 3.599 unidades, a BMW completou o pódio. Além da marca sueca, a Porsche (2.449) foi o outro destaque de 2020, sendo a única do top 10 a crescer no período (+32,5%).
Entre os modelos, a Volvo emplacou os 2 primeiros colocados, com XC60 (2.951) à frente do XC40 (2.869) – a marca ainda teve o XC90 (885) e o S60 (792) entre os 10 primeiros. Líder nos últimos anos, o Kia Sportage (1.625) perdeu mais de 60% dos compradores e caiu para a 4ª posição. Destaques também para o Suzuki Jimny Sierra (787) e para o Porsche 911 (755), que jamais havia vendido tanto em um único ano.
No último mês do ano, as vendas de importados caíram 28,32% na comparação com 2019. Das 2.422 unidades, 924 emplacamentos (38,15%) foram da Volvo, líder entre as marcas de produção importada pelo 8º mês seguido. Rival mais próxima, a Kia (455) emplacou menos da metade. No top 10, apenas a Lamborghini (5) teve resultado melhor do que há um ano. Destaque nos últimos meses, a Porsche (54) registrou a maior retração (-71,88%).
Entre os modelos, a Volvo emplacou novamente os 2 primeiros colocados, desta vez com o XC60 (329) à frente do XC40 (325). Em alta de quase 50%, o Kia Cerato (154) repetiu o 3º lugar de novembro, mas sob ameaça concreta do Volvo S60 (150). O destaque do mês, no entanto, foi o BMW X5 (134), que havia emplacado apenas 3 unidades há um ano.
POS. |
MODELO |
2020 |
2019 |
% |
1º |
VOLVO XC60 |
2.951 |
3.442 |
-14,26% |
2º |
VOLVO XC40 |
2.869 |
2.429 |
18,11% |
3º |
KIA BONGO |
2.460 |
2.431 |
1,19% |
4º |
KIA SPORTAGE |
1.625 |
4.082 |
-60,19% |
5º |
KIA CERATO |
1.247 |
1.848 |
-32,52% |
6º |
LAND ROVER EVOQUE |
994 |
669 |
48,58% |
7º |
VOLVO XC90 |
885 |
1.068 |
-17,13% |
8º |
VOLVO S60 |
792 |
373 |
112,33% |
9º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
787 |
117 |
572,65% |
10º |
PORSCHE 911 |
755 |
247 |
205,67% |
POS. |
MARCA |
2020 |
2019 |
% |
1º |
VOLVO |
7.702 |
7.912 |
-2,65% |
2º |
KIA |
5.981 |
9.271 |
-35,49% |
3º |
BMW |
3.599 |
4.834 |
-25,55% |
4º |
LAND ROVER |
2.964 |
3.087 |
-3,98% |
5º |
PORSCHE |
2.449 |
1.849 |
32,45% |
6º |
SUZUKI |
1.517 |
1.737 |
-12,67% |
7º |
MINI |
1.298 |
1.628 |
-20,27% |
8º |
JAGUAR |
1.018 |
1.807 |
-43,66% |
9º |
JAC |
803 |
2.043 |
-60,70% |
10º |
FERRARI |
30 |
31 |
-3,23% |
Produção local
POS. |
MARCA |
2020 |
2019 |
% |
1º |
CAOA CHERY |
20.080 |
20.050 |
0,15% |
2º |
BMW |
8.818 |
8.300 |
6,24% |
3º |
LAND ROVER |
1.655 |
2.785 |
-40,57% |
4º |
SUZUKI |
1.093 |
1.955 |
-44,09% |
POS. |
MODELO |
DEZ. 20 |
DEZ. 19 |
% |
1º |
VOLVO XC60 |
329 |
413 |
-20,34% |
2º |
VOLVO XC40 |
325 |
287 |
13,24% |
3º |
KIA CERATO |
154 |
104 |
48,08% |
4º |
VOLVO S60 |
150 |
144 |
4,17% |
5º |
BMW X5 |
134 |
3 |
4366,67% |
6º |
KIA SPORTAGE |
120 |
280 |
-57,14% |
7º |
KIA BONGO |
116 |
222 |
-47,75% |
8º |
VOLVO XC90 |
104 |
107 |
-2,80% |
9º |
SUZUKI VITARA |
73 |
94 |
-22,34% |
10º |
BMW X3 |
70 |
77 |
-9,09% |
POS. |
MARCA |
DEZ. 20 |
DEZ. 19 |
% |
1º |
VOLVO |
924 |
979 |
-5,62% |
2º |
KIA |
455 |
676 |
-32,69% |
3º |
BMW |
420 |
490 |
-14,29% |
4º |
SUZUKI |
149 |
202 |
-26,24% |
5º |
MINI |
140 |
169 |
-17,16% |
6º |
LAND ROVER |
133 |
368 |
-63,86% |
7º |
JAC |
100 |
163 |
-38,65% |
8º |
PORSCHE |
54 |
192 |
-71,88% |
9º |
JAGUAR |
37 |
129 |
-71,32% |
10º |
LAMBORGHINI |
5 |
1 |
400,00% |
Produção local
POS. |
MARCA |
DEZ. 20 |
DEZ. 19 |
% |
1º |
CAOA CHERY |
3.175 |
2.190 |
44,98% |
2º |
BMW |
1.054 |
993 |
6,14% |
3º |
LAND ROVER |
139 |
273 |
-49,08% |
4º |
SUZUKI |
72 |
128 |
-43,75%
|
Fonte: Abeifa
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