Em queda de quase 37% na comparação com 2019, o segmento de sedãs compactos encerrou 2020 com 271.382 unidades emplacadas, representando menos de 14% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves registrados no período - contra quase 19% no ano anterior. Dos 18 modelos com pelo menos uma unidade emplacada, apenas um deles cresceu – e foi justamente o líder.
Lançado no 2º semestre de 2019, o Chevrolet Onix Plus (83.392) encerrou seu 1º ano completo com quase 31% de participação de mercado. Preferido nos 5 anos anteriores, o Chevrolet Prisma (que virou Joy Plus) havia conquistado a preferência de 17,2% dos consumidores do segmento no ano passado. Na disputa pelo 2º lugar, tivemos novidade.
Superado no último ranking pelo Ford Ka Sedan (25.743) – que amargou retração de quase 50% -, o VW Virtus (30.780) retomou a vice-liderança de 2018. Quase 20 mil unidades atrás do Ka há um ano, o VW Voyage (24.114) encurtou a desvantagem para pouco mais de 1,6 mil. O Hyundai HB20S (23.984), muito perto do veterano, completou o top 5.
A disputa pelo 6º lugar foi acirradíssima. Na posição em 2019, o Toyota Yaris Sedan foi superado pelo Cronos por apenas 37 unidades (16.165 x 16.128) – em 2019, o representante mais novo da Fiat havia sido o 9º colocado. Com praticamente a metade das vendas do ano anterior, o Renault Logan (13.785) foi o 8º.
Fora do top 10 na lista anterior, o Fiat Grand Siena (10.857) desta vez ficou à frente do Nissan Versa (9.906), que tende a crescer ao longo de 2021 com a nova geração nas lojas. Mesmo em seu 1º ano completo, o Caoa Chery Arrizo 5 (1.110) emplacou menos da metade do total de 2019 e figurou numa discretíssima 14ª posição, atrás do Nissan V-Drive (1.251), nova nomenclatura para o “velho” Versa.
Responsável por quase 37% dos registros do segmento, o Chevrolet Onix Plus (12.919) fechou o ano com seu novo recorde de vendas em apenas um mês após as 12.134 unidades de novembro – juntos, os 2 últimos meses representaram mais de 30% do total de 2020. Sem vender tanto desde outubro de 2018 (4.256), o VW Voyage (4.257) se manteve em 2º.
Vice-líder entre maio e setembro, o VW Virtus (2.776) também foi superado pelo Hyundai HB20S (3.186) em seu melhor momento no ano. Em baixa de quase 50%, o Ford Ka Sedan (2.340) completou o top 5 com margem bastante reduzida sobre o Toyota Yaris Sedan (2.235). Com queda ainda maior (-50,4%), o Fiat Cronos ficou sob ameaça do irmão mais velho, Grand Siena (1.421), que avançou acima dos 18% nos últimos 12 meses.
Mesmo impulsionado pela nova geração, o Nissan Versa (1.293) ainda vendeu 42% a menos do que em 2019. Com nova geração já lançada no exterior, o Renault Logan (1.213) completou o top 10 em baixa de mais de 60%. Versão anterior do Versa, o V-Drive (266) novamente ficou atrás do Toyota Etios Sedan (285), modelo que viu desaparecer quase 80% de seus consumidores em relação a 2019.
Sedãs Compactos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
83392 |
30,73% |
26852 |
6,28% |
210,56% |
8º |
2º |
VW VIRTUS |
30780 |
11,34% |
46876 |
10,95% |
-34,34% |
3º |
3º |
FORD KA SEDAN |
25743 |
9,49% |
51260 |
11,98% |
-49,78% |
2º |
4º |
VW VOYAGE |
24114 |
8,89% |
32055 |
7,49% |
-24,77% |
5º |
5º |
HYUNDAI HB20S |
23984 |
8,84% |
34893 |
8,15% |
-31,26% |
4º |
6º |
FIAT CRONOS |
16165 |
5,96% |
24080 |
5,63% |
-32,87% |
9º |
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
16128 |
5,94% |
29759 |
6,95% |
-45,80% |
6º |
8º |
RENAULT LOGAN |
13785 |
5,08% |
27003 |
6,31% |
-48,95% |
7º |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
10857 |
4,00% |
16188 |
3,78% |
-32,93% |
11º |
10º |
NISSAN VERSA |
9906 |
3,65% |
21779 |
5,09% |
-54,52% |
10º |
11º |
HONDA CITY |
7284 |
2,68% |
14578 |
3,41% |
-50,03% |
12º |
12º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
5308 |
1,96% |
13305 |
3,11% |
-60,11% |
13º |
13º |
NISSAN V-DRIVE |
1251 |
0,46% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
1110 |
0,41% |
2404 |
0,56% |
-53,83% |
15º |
15º |
CHEVROLET PRISMA |
1031 |
0,38% |
73721 |
17,23% |
-98,60% |
1º |
16º |
CHEVROLET COBALT |
537 |
0,20% |
13103 |
3,06% |
-95,90% |
14º |
17º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
4 |
0,00% |
42 |
0,01% |
-90,48% |
16º |
18º |
LIFAN LF530 |
3 |
0,00% |
8 |
0,00% |
-62,50% |
17º |
|
|
271382 |
100,00% |
427906 |
100,00% |
-36,58% |
|
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
12919 |
12134 |
9989 |
36,87% |
37,78% |
6,47% |
29,33% |
2º |
VW VOYAGE |
4257 |
3425 |
3878 |
12,15% |
10,66% |
24,29% |
9,77% |
3º |
HYUNDAI HB20S |
3186 |
2705 |
3423 |
9,09% |
8,42% |
17,78% |
-6,92% |
4º |
VW VIRTUS |
2776 |
3179 |
4069 |
7,92% |
9,90% |
-12,68% |
-31,78% |
5º |
FORD KA SEDAN |
2340 |
2316 |
4518 |
6,68% |
7,21% |
1,04% |
-48,21% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2235 |
1901 |
3045 |
6,38% |
5,92% |
17,57% |
-26,60% |
7º |
FIAT CRONOS |
1531 |
1775 |
3085 |
4,37% |
5,53% |
-13,75% |
-50,37% |
8º |
FIAT GRAND SIENA |
1421 |
1144 |
1203 |
4,06% |
3,56% |
24,21% |
18,12% |
9º |
NISSAN VERSA |
1293 |
677 |
2241 |
3,69% |
2,11% |
90,99% |
-42,30% |
10º |
RENAULT LOGAN |
1213 |
1529 |
3120 |
3,46% |
4,76% |
-20,67% |
-61,12% |
11º |
HONDA CITY |
1123 |
526 |
1087 |
3,21% |
1,64% |
113,50% |
3,31% |
12º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
285 |
418 |
1417 |
0,81% |
1,30% |
-31,82% |
-79,89% |
13º |
NISSAN V-DRIVE |
266 |
252 |
0 |
0,76% |
0,78% |
5,56% |
- |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
173 |
105 |
189 |
0,49% |
0,33% |
64,76% |
-8,47% |
15º |
CHEVROLET COBALT |
10 |
10 |
786 |
0,03% |
0,03% |
0,00% |
-98,73% |
16º |
CHEVROLET PRISMA |
9 |
20 |
1304 |
0,03% |
0,06% |
-55,00% |
-99,31% |
|
|
35037 |
32116 |
43354 |
100,00% |
100,00% |
9,10% |
-19,18% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro