O varejo foi o responsável por 55,99% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2020, contra 54,33% no ano anterior. Pelo 6º ano seguido a Chevrolet foi a líder na modalidade, com 20,19% do total. A Volkswagen (13,89%) manteve o 2º lugar, enquanto a Hyundai (11,55%) venceu a Fiat (11,42%) por pouco para assegurar lugar no pódio. Terceira em 2019, a Toyota (9,43%) caiu para o 5º lugar.
O Chevrolet Onix (101.096) também completou 6 anos no topo entre os automóveis, mas desta vez com vantagem um pouco menor sobre o Hyundai HB20 (69.420) – há um ano, a diferença entre os dois havia sido de quase 60 mil unidades. A 1ª novidade de 2020 foi a chegada do Chevrolet Onix Plus (53.864) ao pódio. O Ford Ka, com 43.420 unidades, repetiu o 4º lugar, mas desta vez sob ameaça do Fiat Argo (42.499).
Pódio no ano anterior, o Renault Kwid (36.321) recuou 3 posições, enquanto o VW Polo (35.159) deixou o top 5 em que esteve presente em 2018 e 2019. Único sedã médio no top 10, o Toyota Corolla (33.943) emplacou quase 83% de suas unidades através da modalidade. Em 9º, o Hyundai Creta (30.771) interrompeu uma liderança do Honda HR-V (29.349) entre os SUVs e crossovers que já durava 3 anos.
No 1º ano da nova geração, o Chevrolet Tracker (28.838) ficou à frente do VW T-Cross (22.129), este com mais de 63% de seus registros nas vendas diretas, e do VW Gol (20.657). Único novato entre os 50 primeiros, o VW Nivus (12.929) foi o 23º, vendendo mais do que a dupla da Renault - Sandero (12.866) e Duster (11.030) - e ficando próximo do Jeep Renegade (14.616).
Em 42º, o Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) foi o único modelo com 100% de seus emplacamentos na modalidade. Representante premium da lista, o BMW 320i (4.156) foi o 44º colocado, vendendo mais do que o Citroën C4 Cactus (3.907) e o VW Jetta (3.804). Segurando o bastião de um segmento em decadência, o Chevrolet Cruze Sport6 (2.887) foi o único hatch médio da lista, em 49º. Em ano muito ruim, o Renault Captur (2.858) foi o último colocado do top 50.
Entre os comerciais leves, a Toyota Hilux chegou ao 5º ano consecutivo no topo, mas sem v: a vantagem superior a 11 mil unidades em 2019 sobre a Fiat Toro caiu para pouco mais de 1,5 mil (20.665 x 19.142). Terceira no ano anterior, a Chevrolet S10 (10.247) foi superada pela força da nova geração da Fiat Strada (12.881), 9ª colocada há um ano.
Na disputa por um lugar no top 5, a Ford Ranger (6.179) levou a melhor (por pouco) sobre a VW Amarok (5.846), 4ª colocada em 2018 e 2019. A Renault Duster Oroch, com 2.575 emplacamentos, ficou fora do top 10 pelo 2º ano seguido. Na 4ª colocação do ranking geral, a VW Saveiro (2.439) foi apenas a 14ª na modalidade.
O varejo encerrou o último mês de 2020 representando 56,03% dos 232.814 automóveis e comerciais leves emplacados. Com 20,74% de participação, a Chevrolet manteve a ponta entre as montadoras, com a VW (13,69%) e a Hyundai (12,80%) na sequência. Fiat (11,97%) e Toyota (9,15%) completaram as 5 primeiras colocações.
Com o mesmo pódio pelo 5º mês consecutivo, Chevrolet Onix (12.483) e Hyundai HB20 (8.974) completaram 15 meses ocupando as 2 primeiras colocações, seguidos pelo Chevrolet Onix Plus (8.350), líder entre os sedãs com sobras – em 9º, o Toyota Corolla (3.918) registrou menos da metade. Com 4.936 unidades, o Ford Ka manteve a 4ª posição que sustenta desde outubro.
Na disputa pela 5ª posição, menos de 100 unidades separaram o Fiat Argo (4.790) do Renault Kwid (4.699). Com quase 2/3 de todas as suas unidades na modalidade, o Chevrolet Tracker (4.339) chegou ao 3º mês seguido como líder entre os SUVs e crossovers, mas com apenas 24 unidades de vantagem sobre o Hyundai Creta (4.315). Com 3.564 unidades, mais de 86% do seu total, o Nivus marcou presença no top 10 apenas pela 2ª vez e foi o SUV/crossover mais vendido da marca pela 3ª vez no ano – o T-Cross, com 3.082 unidades, foi o 13º.
E pelo 2º mês seguido a Caoa Chery emplacou seus 4 representantes no segmento entre os 50 primeiros, com o Tiggo 8 (628) à frente do Tiggo 2 (622). O Tiggo 2, aliás, foi um dos dois únicos modelos com 100% de seus registros no varejo – o outro foi o Mercedes Classe C (379), 43º. Além do sedã de Sttutgart, o BMW 320i (493), 38º, foi o outro representante de marca premium na lista.
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Toro (3.606) chegou ao 3º mês seguido no topo com boa margem sobre a Toyota Hilux (2.560) e a Fiat Strada (1.775), esta última com mais de 82% de registros através de vendas diretas. Destaque também para a 4ª posição da VW Amarok (806) após briga acirrada contra a Chevrolet S10 (786).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
101.096 |
74,69% |
135.351 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
69.420 |
80,21% |
86.548 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
53.864 |
64,59% |
83.392 |
4º |
FORD KA |
43.420 |
64,33% |
67.491 |
5º |
FIAT ARGO |
42.499 |
64,45% |
65.937 |
6º |
RENAULT KWID |
36.321 |
73,41% |
49.475 |
7º |
VW POLO |
35.159 |
84,04% |
41.836 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
33.943 |
82,64% |
41.072 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
30.771 |
64,43% |
47.757 |
10º |
HONDA HR-V |
29.349 |
90,27% |
32.511 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
28.838 |
58,41% |
49.372 |
12º |
FIAT MOBI |
26.134 |
56,06% |
46.617 |
13º |
VW T-CROSS |
22.129 |
36,81% |
60.119 |
14º |
VW GOL |
20.657 |
29,03% |
71.151 |
15º |
HYUNDAI HB20S |
19.190 |
80,01% |
23.984 |
16º |
VW FOX |
18.341 |
89,99% |
20.382 |
17º |
HONDA CIVIC |
18.340 |
89,70% |
20.447 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
18.267 |
85,24% |
21.431 |
19º |
NISSAN KICKS |
16.330 |
44,82% |
36.433 |
20º |
VW VIRTUS |
16.258 |
52,65% |
30.880 |
21º |
FORD ECOSPORT |
15.959 |
66,41% |
24.031 |
22º |
JEEP RENEGADE |
14.616 |
25,70% |
56.865 |
23º |
VW NIVUS |
12.929 |
79,43% |
16.278 |
24º |
RENAULT SANDERO |
12.866 |
48,84% |
26.344 |
25º |
RENAULT DUSTER |
11.030 |
56,63% |
19.476 |
26º |
FORD KA SEDAN |
10.455 |
40,61% |
25.743 |
27º |
FIAT CRONOS |
10.193 |
63,06% |
16.165 |
28º |
HONDA FIT |
9.975 |
77,73% |
12.833 |
29º |
JEEP COMPASS |
9.940 |
18,77% |
52.966 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9.435 |
58,50% |
16.128 |
31º |
HONDA WR-V |
9.303 |
87,76% |
10.600 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
8.380 |
53,51% |
15.661 |
33º |
FIAT GRAND SIENA |
7.009 |
64,56% |
10.857 |
34º |
NISSAN VERSA |
6.996 |
70,62% |
9.906 |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
6.919 |
79,54% |
8.699 |
36º |
TOYOTA SW4 |
6.905 |
75,65% |
9.128 |
37º |
VW TIGUAN |
6.395 |
77,07% |
8.298 |
38º |
VW UP |
5.996 |
86,60% |
6.924 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5.929 |
67,62% |
8.768 |
40º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
5.724 |
65,03% |
8.802 |
41º |
HONDA CITY |
4.870 |
66,90% |
7.280 |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
4.759 |
100,00% |
4.759 |
43º |
CHEVROLET EQUINOX |
4.493 |
93,37% |
4.812 |
44º |
BMW 320I |
4.156 |
86,69% |
4.794 |
45º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.907 |
41,01% |
9.526 |
46º |
VW JETTA |
3.804 |
65,63% |
5.796 |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
3.306 |
62,28% |
5.308 |
48º |
TOYOTA RAV4 |
3.107 |
96,46% |
3.221 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
2.887 |
90,76% |
3.181 |
50º |
RENAULT CAPTUR |
2.858 |
26,29% |
10.870 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2020 |
1º |
TOYOTA HILUX |
20.665 |
63,79% |
32.394 |
2º |
FIAT TORO |
19.142 |
35,47% |
53.974 |
3º |
FIAT STRADA |
12.881 |
16,09% |
80.041 |
4º |
CHEVROLET S10 |
10.247 |
38,47% |
26.639 |
5º |
FORD RANGER |
6.179 |
31,16% |
19.833 |
6º |
VW AMAROK |
5.846 |
55,06% |
10.617 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
4.847 |
51,13% |
9.480 |
8º |
FIAT FIORINO |
4.459 |
24,98% |
17.852 |
9º |
HYUNDAI HR |
3.274 |
78,89% |
4.150 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
2.936 |
36,35% |
8.077 |
11º |
VW / MAN EXPRESS |
2.732 |
80,80% |
3.381 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
2.575 |
42,42% |
6.070 |
13º |
KIA K2500 |
2.451 |
99,63% |
2.460 |
14º |
VW SAVEIRO |
2.439 |
7,88% |
30.965 |
15º |
CHEVROLET MONTANA |
2.317 |
34,82% |
6.654 |
16º |
RENAULT MASTER |
2.082 |
37,85% |
5.500 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.316 |
93,80% |
1.403 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
1.240 |
99,68% |
1.244 |
19º |
IVECO DAILY 30S13 |
973 |
94,37% |
1.031 |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
781 |
40,05% |
1.950 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
767 |
99,61% |
770 |
22º |
FIAT DUCATO |
634 |
17,03% |
3.723 |
23º |
CITROËN JUMPY |
448 |
28,37% |
1.579 |
24º |
IVECO DAILY 35S14 |
444 |
67,37% |
659 |
25º |
EFFA V21 |
299 |
99,34% |
301 |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
256 |
29,22% |
876 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
219 |
100,00% |
219 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
137 |
36,73% |
373 |
29º |
CITROËN JUMPER |
120 |
43,96% |
273 |
30º |
JAC V260 |
118 |
100,00% |
118 |
31º |
EFFA V22 |
114 |
100,00% |
114 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
92 |
100,00% |
92 |
33º |
IVECO DAILY 30-130 |
91 |
97,85% |
93 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
76 |
98,70% |
77 |
35º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
52 |
100,00% |
52 |
36º |
IVECO DAILY |
47 |
60,26% |
78 |
37º |
RAM 2500 |
41 |
2,78% |
1.475 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
27 |
100,00% |
27 |
39º |
BYD T3 |
19 |
100,00% |
19 |
40º |
FIAT DOBLÒ |
19 |
10,27% |
185 |
41º |
EFFA K01 |
16 |
100,00% |
16 |
42º |
EFFA V25 |
16 |
100,00% |
16 |
43º |
MERCEDES-BENZ VITO |
15 |
100,00% |
15 |
44º |
CITROËN BERLINGO |
11 |
55,00% |
20 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
11 |
100,00% |
11 |
46º |
VW KOMBI |
9 |
100,00% |
9 |
47º |
EFFA K02 |
6 |
100,00% |
6 |
48º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
100,00% |
6 |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
50,00% |
10 |
50º |
WILLYS OVERLAND |
5 |
100,00% |
5 |
51º |
FIAT UNO |
2 |
0,98% |
205 |
52º |
RENAULT KANGOO |
0 |
0,00% |
66 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Mitsubishi lança nova Triton 2026; veja as versões e os preços
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora