Carros mais vendidos de 2020: Chevrolet Onix completa 6 anos de liderança
Fiat Strada lidera entre as picapes e VW T-Cross entre os SUVs
Apesar do ano conturbado, que o fez perder a liderança mensal duas vezes (uma para o Volkswagen T-Cross em julho, e outra para a Fiat Strada em setembro), o Chevrolet Onix conseguiu chegar a seu 6º ano consecutivo no topo das vendas no Brasil, emplacando 135.369 veículos ao longo de 2020. E a Chevrolet chegou perto de ter uma dobradinha com o Onix Plus, que acabou na 3ª posição com 83.406 unidades, atrás do Hyundai HB20 e suas 86.507 unidades.
O desempenho do Chevrolet Onix parece forte, já que emplacou 48.862 unidades mais do que o HB20, o 2º carro mais vendido do Brasil. Mas, na verdade, sua liderança não foi mais tão tranquila assim. Em 2019, o hatch registrou 241.214 emplacamentos, enquanto o Ford Ka, vice-líder no ano passado, emplacou 104.331 (ou seja, menos da metade do líder). Neste momento, é difícil dizer se é uma consequência da pandemia ou se os clientes começaram a partir para outros modelos, como o Onix Plus e o novo Tracker - também é preciso considerar que a GM reduziu a produção do Joy, modelo do Onix de geração anterior, ao longo de 2020.
Ainda falando na linha compacta da Chevrolet, o Onix Plus teve um bom 2020 e chegou ao pódio, tornando-se o 3º carro mais vendido com 83.406 unidades. Foi o suficiente para superar a Fiat Strada e suas 80.039 unidades, desempenho que fez com que seja a picape mais vendida do país – bem à frente da Toro, que emplacou 53.981 veículos e aparece na 10ª posição. O 5º do ranking foi o VW Gol, que teve 70.948 unidades emplacadas apesar da idade.
Sem as vendas para locadoras, já que a marca decidiu encerrar este tipo de negociação, o Ford Ka despencou no ranking, ficando agora na 6ª posição com 67.283 unidades. E quase perdeu posição para o Fiat Argo, que encontrou seu lugar no mercado e registrou 65.943 veículos ao longo do ano. O 8º colocado foi o VW T-Cross, beneficiando-se da liderança geral obtida em julho para ser o SUV mais vendido do país, com 60.125 unidades. O Jeep Renegade até tentou, mas emplacou 56.866 veículos e foi o 9º mais vendido.
No top 50 há diversos destaques interessantes. O Chevrolet Tracker mostrou que será um concorrente forte ao título de SUV mais vendido, aparecendo na 13ª posição do ranking geral com 49.378 unidades. O Jeep Compass continua insuperável entre os SUVs médios, emplacando 52.975 unidades para ficar em 11º na tabela. A disputa entre os subcompactos pendeu para o Renault Kwid, 12º carro mais vendido de 2020 com 49.476 veículos registrados.
Um dos estreantes do ano, o VW Nivus acabou na 36º posição, correndo com meio ano de desvantagem em relação aos rivais, com 16.278 unidades. É um bom resultado, considerando que o Renault Duster foi o 34º mais vendido e teve 19.477 veículos emplacados. Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla manteve a liderança mais uma vez, mas foi somente o 17º no ranking geral, com 38.380 unidades – e a tendência é que perca mais espaço com a chegada do SUV Corolla Cross em março.
Confira os 50 carros e comerciais leves mais vendidos de 2020:
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES EMPLACADAS |
1º | CHEVROLET ONIX | 135.369 |
2º | HYUNDAI HB20 | 86.507 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 83.406 |
4º | FIAT STRADA | 80.039 |
5º | VOLKSWAGEN GOL | 70.948 |
6º | FORD KA | 67.283 |
7º | FIAT ARGO | 65.943 |
8º | VOLKSWAGEN T-CROSS | 60.125 |
9º | JEEP RENEGADE | 56.866 |
10º | FIAT TORO | 53.981 |
11º | JEEP COMPASS | 52.975 |
12º | RENAULT KWID | 49.476 |
13º | CHEVROLET TRACKER | 49.378 |
14º | HYUNDAI CRETA | 47.759 |
15º | FIAT MOBI | 45.692 |
16º | VOLKSWAGEN POLO | 41.843 |
17º | TOYOTA COROLLA | 38.380 |
18º | NISSAN KICKS | 36.444 |
19º | HONDA HR-V | 32.514 |
20º | TOYOTA HILUX | 32.395 |
21º | VOLKSWAGEN SAVEIRO | 30.967 |
22º | VOLKSWAGEN VIRTUS | 30.887 |
23º | CHEVROLET S10 | 26.638 |
24º | RENAULT SANDERO | 26.340 |
25º | FORD KA SEDAN | 25.960 |
26º | VOLKSWAGEN VOYAGE | 24.115 |
27º | FORD ECOSPORT | 24.034 |
28º | HYUNDAI HB20S | 23.984 |
29º | FIAT UNO | 22.938 |
30º | TOYOTA YARIS HATCH | 21.432 |
31º | HONDA CIVIC | 20.449 |
32º | VOLKSWAGEN FOX | 20.382 |
33º | FORD RANGER | 19.835 |
34º | RENAULT DUSTER | 19.447 |
35º | FIAT FIORINO | 17.842 |
36º | VOLKSWAGEN NIVUS | 16.278 |
37º | FIAT CRONOS | 16.167 |
38º | TOYOTA YARIS SEDAN | 16.131 |
39º | CHEVROLET SPIN | 15.662 |
40º | RENAULT LOGAN | 13.785 |
41º | HONDA FIT | 12.833 |
42º | NISSAN VERSA | 12.204 |
43º | TOYOTA SW4 | 11.833 |
44º | RENAULT CAPTUR | 10.872 |
45º | FIAT GRAND SIENA | 10.857 |
46º | VOLKSWAGEN AMAROK | 10.621 |
47º | HONDA WR-V | 10.602 |
48º | CITROËN C4 CACTUS | 9.529 |
49º | MITSUBISHI L200 | 9.499 |
50º | CHEVROLET CRUZE | 8.803 |
Fonte: Renavam
Fotos: Divulgação e Motor1.com
Galeria: Chevrolet Onix RS 2021 (teste)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas