A briga no mercado de SUVs, conforme Motor1.com já havia antecipado, começa a sair das lojas e invadir os tribunais nos Estados Unidos. Depois da denúncia feita pelo Grupo Jaguar Land Rover (JLR) sobre o Grupo Volkswagen infringir patentes do sistema dos modos de condução off-road em utilitários esportivos com suas marcas, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) disse na segunda-feira (21) que está abrindo uma investigação para apurar o caso.
O primeiro manifesto se deu em novembro, quando a Jaguar Land Rover apresentou uma queixa ao ITC que pedia o banimento das vendas através da proibição de importação de alguns modelos Volkswagen, Porsche, Lamborghini e Audi com "certos sistemas de controle de veículos" que supostamente infringem suas patentes.
De acordo com a Jaguar Land Rover, os modelos Lamborghini Urus, Porsche Cayenne, Audi Q8, Q7, Q5, A6 Allroad, e-tron e Volkswagen Tiguan utilizam sistemas que permitem alterar os modelos de condução em terrenos off-road que foram desenvolvidos infringindo suas patentes. Até o momento, o ITC disse que não tomou nenhuma decisão sobre o mérito.
A Volkswagen emitiu um comunicado onde afirmou que está examinando a ação e determinando seus próximos passos.
"Obviamente, cooperaremos com as autoridades investigadoras. Embora não possamos comentar sobre quaisquer detalhes do processo, acreditamos fortemente que as reivindicações não têm mérito e defenderemos vigorosamente nossa posição", disse a Volkswagen.
Do outro lado, a Jaguar Land Rover disse através das acusações que os veículos do Grupo VW "usaram as invenções patenteadas da JLR sem pagamento ou permissão", destacando o uso de patente para um "sistema aprimorado para dirigir um veículo em superfícies de diferentes níveis de aderência, em particular off-road". A citação explica ainda o seu sistema, batizado de Terrain Response, usa a tecnologia patenteada para maximizar o desempenho em superfícies de direção off-road, incluindo grama, neve, lama, areia e pedras.
O tema é muito complexo. De acordo com a marca britânica, o seu sistema patenteado tem a funcionalidade de mudar diversos parâmetros do veículo de acordo com o terreno com o apertar de um botão. Não está claro se a queixa é em relação a apenas relacionada à facilidade de uso pelo botão ou se está relacionado ao parâmetros de sistema em si. Além das marcas citadas, a JLR também está processando a Bentley pelo sistema Driver Dynamics do Bentayga, caso que irá a julgamento em fevereiro.
Fonte: AutomotiveNews
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