Enquanto aguarda uma nova geração, a Toyota Hilux estreia sua segunda reestilização do modelo atual na linha 2021. Produzida em Zárate, na Argentina, a picape teve lançamento praticamente simultâneo na Argentina e no Brasil no fim do novembro, mas por aqui não houve evento presencial para experimentação do produto por parte da imprensa - o que esperamos fazer o mais breve possível.
Até lá, o jeito foi conhecer a nova Hilux 2021 na concessionária. Para os fãs da picape, a boa notícia é que este segundo face-lift não tirou a personalidade do modelo, nem o deixou com cara nova em corpo velho. Pelo contrário, a grade mais robusta e os faróis mais modernos (com iluminação full-LED na versão topo de linha SRX das fotos) combinaram bem com o restante da carroceria. Na traseira, as lanternas com nova lente e iluminação também em LED deram o ar de novidade necessário. Já as rodas poderiam ter mudado mais, pois lembram bastante as anteriores e mereciam um desenho mais esportivo.
Por dentro, apenas a nova multimídia da JBL com tela de 8" se destaca no já conhecido painel. Graças ao sistema, a picape passa a ter conexão Apple CarPlay e Android Auto, mas ainda requer o cabo do smartphone para isso. No mais, encontramos somente um novo grafismo para o quadro de instrumentos, que segue com velocímetro e conta-giros analógicos e uma tela central de 4,2" para o computador de bordo.
A lista de equipamentos desta versão SRX recebe o Toyota Safety Sense, um pacote de auxílios à condução que inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída involuntária de faixa e sistema de anti-colisão frontal com alerta e frenagem automática de emergência. Vale lembrar que esses itens só estão disponíveis nesta versão mais cara da Hilux, tabelada a R$ 241.990. E esta unidade exposta na loja visitada ainda tinha preço acima do sugerido: R$ 244.340, mais que os R$ 243.940 cobrados pelo modelo com a pintura metálica Prata Névoa.
A melhor justificativa para o acréscimo nos preços é que a Toyota enfim fez mudanças no motor 2.8 turbodiesel. Agora a Hilux se aproxima da concorrência em performance, com a potência chegando a 204 cv e o torque a 50,9 kgfm - na faixa de Chevrolet S10 e Ford Ranger. Para acompanhar, o câmbio automático de 6 marchas teve uma recalibração do software, que promete deixar as trocas mais rápidas. Já a suspensão foi alterada para ampliar o conforto, enquanto o controle de estabilidade recebeu um novo ajuste. O resultado dessas alterações, porém, só saberemos num teste futuro.
Fotos: autor/Motor1.com
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