Depois do período de pré-venda, a Audi começa a entregar as primeiras unidades dos esportivos TT RS, RS 4 Avant e RS 5 Sportback renovados no Brasil. O trio, que tivemos a oportunidade de acelerar no Circuito Panamericano, atualizam visual e lista de equipamentos, além de oferecer a opção de personalização de cores internas, externas e opcionais ao gosto do cliente.
A maior novidade no trio está no RS 5 Sportback, que substitui o RS 5 Coupé no catálogo brasileiro. Nos demais, não houve nenhuma alteração mecânica, mantendo desde os 400 cv do TT RS e os 450 cv dos RS 4 e RS 5, até o sistema de tração integral quattro já conhecido da história da Audi Sport.
O "filhotinho" da Audi Sport é também um dos modelos mais divertidos. Já falamos bem dele num comparativo com o Porsche 718 Boxster GTS, e pouca coisa mudou desde então. Apesar de ser o menor, guarda um respeitado motor da marca, o famoso 5-cilindros que fez a fama da Audi na época do WRC. Lógico que estamos falando de uma geração diferente, agora um 2.5 litros com 400 cv e 48,9 kgfm.
O TT RS traz menos mudanças visuais que os demais modelos. Na dianteira, dá pra ver as diferenças nas entradas de ar maiores nas laterais e no spoiler dianteiro. Na traseira, ele recebe duas saídas de ar no para-choque e o aerofólio ganha mais destaque com uma leve mudança em suas extremidades. Faróis e lanternas não mudam, com sistema fullLED Matrix de série. Por dentro, há novos modos de visualização no painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit.
Apesar de ser o "menos" potente da família (o motor ainda é compartilhado com RS Q3 e RS 3), suas dimensões compactas o transformam em algo que encara a pista até melhor que os irmãos maiores. Além de rápido, o TT RS entra nas curvas como um kart e, com o sistema de tração integral quattro, transmite mais segurança para procurar o limite. Ao mesmo tempo, tem um ronco encantador, principalmente nas trocas de marchas do câmbio S-Tronic de dupla embreagem, com 7 marchas.
Custa R$ 442.990, mas pode receber um kit externo em preto (R$ 15 mil), interior Design com mudanças nos tecidos e cores (R$ 12 mil) e uma cor especial para a carroceria (R$ 37 mil). Para ser sincero, o "basicão" já atende muito bem...
A apaixonante perua da Audi Sport e o Sportback também foram renovados. E as mudanças são mais profundas que no TT RS, incluindo visual, pacote de equipamentos e outras funcionalidades. A dupla mantêm o motor V6 2.9 biturbo intocado, com 450 cv e 61,2 kgfm de torque, assim como a transmissão com o câmbio automático de 8 marchas e tração integral quattro nos dois casos.
É mais fácil ver as diferenças visuais desta renovação que no TT RS. Na dianteira, o novo para-choque vem acompanhado de novos faróis full-LED Matrix. Na traseira, o para-choque também muda e se junta às lanternas com um novo arranjo interno, também totalmente em LEDs. Por dentro, como aconteceu no A4, o destaque fica para a nova central multimídia, com tela de 10,1" agora com tela sensível ao toque e com um novo software. Diferencia-se principalmente pelo mostrador específico para os RS, exibindo as temperaturas de componentes como motor, diferencial e transmissão, assim como mostradores específicos no painel de instrumentos.
O Sportback traz ainda os faróis full-LED Matrix Laser, indisponíveis na perua. Porém, o pacote de equipamentos é idêntico, inclusive agora com piloto automático adaptativo de série. Também recebem o Phone Box, um carregador por indução que conversa com o espelhamento sem fio do sistema multimídia. Mantém o seletor de modos de condução, agora com os extras RS1 e RS2, ativados por um botão no volante e configuráveis.
Na pista do Circuito Panamericano, bastante travado, a força extra da dupla faz a diferença - apesar de não serem pequenos nem leves. Além disso, o sistema de tração integral consegue jogar até 85% na traseira ou 70% na dianteira conforme a situação. Ou seja, contornam as curvas colados ao chão e sempre no controle, mesmo quando você passa um pouco do ponto certo.
Preços? O RS 4 Avant custa R$ 585.990, com a opção de pacote exterior em preto (R$ 15 mil), pintura do pacote Exclusive (R$ 37 mil, como a clássica Azul Nogaro) e os freios de cerâmica (R$ 60 mil). Para o RS 5 Sportback, temos preço inicial de R$ 605.990 e a diferença que as rodas de 20" podem vir na cor bronze (R$ 25 mil). Em ambos os casos, o básico já vem bem recheado, com direito a sistema de som Bang&Olufsen e rodas aro 20".
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