Renault Kwid indiano alcança apenas 2 estrelas nos testes do Global NCAP
Versão avaliada é vendida na África do Sul, com especificações próprias
Responsável por avaliar o nível de segurança de veículos vendidos nos mais variados mercados, o Global NCAP submeteu recentemente às tradicionais provas de impacto o Renault Kwid produzido na Índia. Especificamente, a entidade avaliou a versão destinada à África do Sul e o obteve o resultado de apenas 2 estrelas, de um total de 5 possíveis.
O desempenho passa longe de ser considerado positivo, mas ainda assim é superior à performance do Kwid vendido na própria Índia (que recebeu apenas 1 estrela). A diferença se dá pelo fato de a variante comercializada no mercado sul-africano ser mais equipada, mesmo saindo da mesma fábrica.
Enquanto a configuração africana conta com airbags frontais, freios ABS e lembrete do cinto de segurança como equipamentos de série, o equivalente indiano oferece apenas airbag para o motorista como item padrão. A presença de equipamentos extras também gerou diferenças no peso, que é de 965 kg contra 928 kg, respectivamente.
Sobre a performance nas provas, o Global NCAP destaca que o Kwid sul-africano alcançou 7,78 pontos de um total de 17 possíveis na proteção para ocupantes adultos - o que, curiosamente, é inferior ao resultado do indiano (8,28). No entanto, a classificação de 2 estrelas foi concedida pelo fato de o nível de lesão no peito do passageiro dianteiro ter evoluído de "fraco" para "adequado", graças ao airbag adicional.
Já na proteção infantil, a versão sul-africana se saiu bem melhor: 19,68 pontos (de um total de 49 possíveis) contra 10,91 pontos da configuração indiana. Só não ficou clara a razão para tamanha diferença no desempenho, uma vez que nenhum dos carros é equipado com pontos de ancoragem ISOFIX.
Kwid no Brasil
Por aqui, o Kwid é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e recebeu uma série de mudanças estruturais na comparação com as versões estrangeiras. É, por exemplo, 20% mais pesado, sendo que só a estrutura do banco do motorista pesa 9 kg a mais. Usa chapas de aço de alta resistência, além de oferecer sistema ISOFIX para assentos infantis e airbags laterais – o primeiro carro do segmento a vir com este item de série. Nos testes de 2017 do Latin NCAP, conseguiu 3 estrelas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault Kwid sobe de preço e Fiat Mobi vira carro mais barato do Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025