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Renault Kwid indiano alcança apenas 2 estrelas nos testes do Global NCAP

Versão avaliada é vendida na África do Sul, com especificações próprias

Renault Kwid - Global NCAP
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Responsável por avaliar o nível de segurança de veículos vendidos nos mais variados mercados, o Global NCAP submeteu recentemente às tradicionais provas de impacto o Renault Kwid produzido na Índia. Especificamente, a entidade avaliou a versão destinada à África do Sul e o obteve o resultado de apenas 2 estrelas, de um total de 5 possíveis.

O desempenho passa longe de ser considerado positivo, mas ainda assim é superior à performance do Kwid vendido na própria Índia (que recebeu apenas 1 estrela). A diferença se dá pelo fato de a variante comercializada no mercado sul-africano ser mais equipada, mesmo saindo da mesma fábrica.

Renault Kwid - Global NCAP

Enquanto a configuração africana conta com airbags frontais, freios ABS e lembrete do cinto de segurança como equipamentos de série, o equivalente indiano oferece apenas airbag para o motorista como item padrão. A presença de equipamentos extras também gerou diferenças no peso, que é de 965 kg contra 928 kg, respectivamente.

Sobre a performance nas provas, o Global NCAP destaca que o Kwid sul-africano alcançou 7,78 pontos de um total de 17 possíveis na proteção para ocupantes adultos - o que, curiosamente, é inferior ao resultado do indiano (8,28). No entanto, a classificação de 2 estrelas foi concedida pelo fato de o nível de lesão no peito do passageiro dianteiro ter evoluído de "fraco" para "adequado", graças ao airbag adicional. 

Já na proteção infantil, a versão sul-africana se saiu bem melhor: 19,68 pontos (de um total de 49 possíveis) contra 10,91 pontos da configuração indiana. Só não ficou clara a razão para tamanha diferença no desempenho, uma vez que nenhum dos carros é equipado com pontos de ancoragem ISOFIX.

Kwid no Brasil

Por aqui, o Kwid é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e recebeu uma série de mudanças estruturais na comparação com as versões estrangeiras. É, por exemplo, 20% mais pesado, sendo que só a estrutura do banco do motorista pesa 9 kg a mais. Usa chapas de aço de alta resistência, além de oferecer sistema ISOFIX para assentos infantis e airbags laterais – o primeiro carro do segmento a vir com este item de série. Nos testes de 2017 do Latin NCAP, conseguiu 3 estrelas.

Fotos: Divulgação

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