Assim como em outubro, a Volvo foi o grande destaque nas vendas de importados em novembro. De acordo com a Abeifa, entidade que representa 15 empresas no país, a marca sueca emplacou 1.033 unidades – um crescimento de 37% sobre 2019 – e respondeu por mais de 40% de todos os registros no mês passado.
Foram 2.524 unidades comercializadas ao todo – considerando apenas modelos de produção importada -, uma queda de 8,75% nos últimos 12 meses e de 4,2% na comparação com as 2.634 unidades de outubro. O acumulado, de 24.999 unidades, recuou ainda mais (-19,92%).
Tal desempenho fez com que a Abeifa reivindicasse a redução do Imposto de Importação dos atuais 35% para 20%. Esta medida faria com que o sistema tributário brasileiro se alinhasse à Tarifa Externa Comum do Mercosul e, com o dólar a mais de R$ 5, daria alívio e sobrevivência ao setor, com a continuidade da operação da rede de concessionárias, diz a entidade.
Em oficio enviado à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, a Abeifa demonstra que 72% dos veículos importados são provenientes do Mercosul e do México, que não pagam Imposto de Importação. Os automóveis importados de outros países representam então apenas 3% das vendas internas, no entanto, geram 17,5 mil postos de trabalho e arrecadações tributárias anuais da ordem de R$ 1,2 bilhão.
Só a Volvo comemora
Além da Volvo, líder pelo 7º mês consecutivo, apenas a Mini (153) e a Suzuki (144) apresentaram números positivos no mês passado. Land Rover (86), JAC (62) e Jaguar (44), por exemplo, perderam pelo menos 59% dos seus compradores do ano passado. A Porsche (186), que vinha sendo destaque positivo nos últimos meses, desta vez recuou quase 15%.
Na disputa por modelos, dupla liderança para a Volvo com o XC40 (421) à frente do XC60 (337), além do sedã S60 (126) e do XC90 (126) empatados na 5ª posição. Preferido entre julho e setembro, o Kia Bongo (172) perdeu o terceiro lugar para o Kia Cerato (219), com crescimento de quase 130%. Ainda falando na Kia, destaque negativo para o Sportage (119), que perdeu quase 62% de seus emplacamentos.
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. | MODELO | NOV. 20 | NOV. 19 | % |
1º | VOLVO XC40 | 421 | 215 | 95,81% |
2º | VOLVO XC60 | 337 | 277 | 21,66% |
3º | KIA CERATO | 219 | 96 | 128,13% |
4º | KIA BONGO | 172 | 176 | -2,27% |
5º | VOLVO S60 | 126 | 114 | 10,53% |
6º | VOLVO XC90 | 126 | 85 | 48,24% |
7º | KIA SPORTAGE | 119 | 311 | -61,74% |
8º | SUZUKI VITARA | 70 | 95 | -26,32% |
9º | BMW X5 | 59 | 8 | 637,50% |
10º | PORSCHE 911 | 58 | 19 | 205,26% |
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. | MARCA | NOV. 20 | NOV. 19 | % |
1º | VOLVO | 1.033 | 754 | 37,00% |
2º | KIA | 587 | 661 | -11,20% |
3º | BMW | 223 | 330 | -32,42% |
4º | PORSCHE | 186 | 218 | -14,68% |
5º | MINI | 153 | 142 | 7,75% |
6º | SUZUKI | 144 | 127 | 13,39% |
7º | LAND ROVER | 86 | 242 | -64,46% |
8º | JAC | 62 | 152 | -59,21% |
9º | JAGUAR | 44 | 134 | -67,16% |
10º | MASERATI | 2 | 2 | 0,00% |
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
POS. | MARCA | NOV. 20 | NOV. 19 | % |
1º | CAOA CHERY | 2.254 | 1.902 | 18,51% |
2º | BMW | 979 | 847 | 15,58% |
3º | LAND ROVER | 156 | 176 | -11,36% |
4º | SUZUKI | 83 | 223 | -62,78% |
Fonte: Abeifa