A Hyundai comemora a produção da unidade de número 200 mil do Creta no Brasil. Produzido em Piracicaba (SP), o SUV alcançou o feito histórico na última sexta-feira, quase quatro anos depois de estrear no mercado e assumir a representação da marca no segmento de utilitários compactos. O exemplar premiado foi configurado na versão Smart Plus, pintado na cor branca e equipado com motor 1.6 e câmbio automático.
O Creta começou a ser vendido no mercado brasileiro em janeiro de 2017 e fechou seu primeiro ano com 45.657 unidades produzidas, que se somaram aos 933 exemplares pré-série fabricados nos meses finais do ano anterior. Em 2018, a produção cresceu e alcançou 52.790 unidades, enquanto em 2019 o volume fabricado chegou a 62.769 exemplares. No acumulado de 2020, com a paralisação por conta da pandemia, a fábrica registrou apenas 38.296 entregas, mas superou a marca de 200 mil.
Atualmente, mais de 90% da produção do Creta brasileiro é destinada ao mercado interno. Do volume total produzido, mais de 189 mil unidades foram vendidas no mercado nacional. O restante é exportado para países como Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina. A fábrica de Piracicaba produz ao todo cinco versões: Attitude, Action, Smart Plus, Limited e Prestige. O motor pode ser 1.6 flex de 123/130 cv ou 2.0 flex de 156/166 cv.
Depois de atingir as 200 mil unidades produzidas, a próxima meta da Hyundai é alcançar a marca de 200 mil unidades vendidas no Brasil. No segmento, o Creta disputa mercado com rivais como Honda HR-V, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Caoa Chery Tiggo 5X e Volkswagen T-Cross.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil