Como faz todos os anos, em dezembro a Ford abre alguns de seus planos para o ano seguinte. Desta vez em uma live, Lyle Waters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, aproveitou o anúncio do investimento na Argentina para produção da nova geração Ranger e confirmou o lançamento de alguns modelos para o Brasil e região.
Começando pelo mais esperado, Waters confirmou o Bronco em nosso mercado, mas fez mistério ao anuncia-lo como uma família de SUVs. Isso indica que o novo modelo da Ford chegará ao nosso mercado tanto na versão Bronco Sport, o SUV médio que está de olho no Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross, quanto no Bronco original, o off-road concorrente do Jeep Wrangler. A importação das duas configurações, que já havia sido antecipada por uma fonte ligada à marca, agora se torna oficial. Se podemos apostar, o Sport chegará primeiro.
Isso porque o Bronco Sport é produzido no México, e chega livre do Imposto de Importação. Além disso, de uma marca que se diz investindo pesado em SUVs e picapes, ficar fora de uma das brigas mais agitadas de 2021 seria um erro. No mesmo ano, o Jeep Compass terá uma reestilização e a estreia do motor 1.3 turbo, assim como serão lançados os inéditos VW Taos e Toyota Corolla Cross.
Em um segundo momento, importado dos Estados Unidos, o Bronco chegará para ser uma opção de nicho onde hoje está reinando o Jeep Wrangler. Levará mais tempo para desembarcar por aqui por diversos fatores: a produção só começa no ano que vem, com entregas nos EUA previstas para maio, além de ter uma fila de espera de 18 meses para quem já fez a reserva por lá.
Aos fãs do Mustang, a boa notícia é que será importado o Mach 1. A edição especial será vendida no Brasil como uma opção acima do GT com mais potência e visual exclusivos. Aqui, o V8 5.0 produz 486 cv e 58 kgfm de torque e será vendido apenas na versão com câmbio automático de 10 marchas - quer um Mustang manual? Importe você mesmo.
Mais próxima, a Ford Ranger Black será lançada no começo de 2021. Aproveitando o sucesso da Ranger Storm, a marca irá apresentar uma versão com uma pegada mais urbana, principalmente pelos detalhes escurecidos. Ainda não se sabe se acompanhará a Storm com o motor 3.2 turbodiesel ou se usará o 2.2 turbodiesel. Pela imagem divulgada, deverá se posicionar próxima da Storm, mas abaixo da XLT e Limited. Falando em Ranger, a nova geração foi confirmada em 2023 na região.
Outros modelos também darão as caras na América Latina, mas nenhum foi confirmado neste momento para o Brasil. Estamos falando de Escape, F-150 Raptor e Ranger Raptor. Lembrando que a Ford F-150 tem grandes chances de ser vendida aqui para disputar um segmento que também ganhará força em 2021, com a RAM 1500 e a Chevrolet Silverado.
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