O Volkswagen Passat prepara o seu adeus. A marca planejava mover a produção da Alemanha para a Turquia na próxima geração e, com os conflitos com a Síria, mudou de ideia e mandaria o sedã para a Eslováquia, investindo 1 bilhão de euros (R$ 6,7 bilhões). Só que a fabricante alterou a estratégia novamente e, agora, o plano é encerrar a venda do sedã.
De acordo com o site Automotive News Europe, a Volkswagen decidiu que o Passat sairá de linha na Europa, seguindo a decisão tomada para o mercado norte-americano. A marca tem dois Passat diferentes, com a versão feita nos EUA usando uma plataforma inferior em comparação ao modelo europeu, feito com a arquitetura MQB - e que era vendido no Brasil até agosto deste ano.
A publicação diz que isso acontecerá somente com a versão sedã do Passat, pois a perua Passat Variant ganhará uma outra geração. Pelo sucesso que ela faz na Europa, faz sentido mantê-la nas ruas e elimina o problema de canibalização entre o Passat sedã e o Skoda Suberb, pois o modelo da Skoda atraia mais clientes por ser mais barato e prático.
Sem o Passat na forma de sedã, a estratégia da Volkswagen seria oferecer a nova geração do Suberb com foco na Europa central e oriental, onde sedãs ainda são populares. Já a Passat Variant vai atrás dos clientes na Europa ocidental, aproveitando que station wagons continuam a fazer sucesso por lá, apesar dos SUVs.
Company sources familiar with the VW Group’s agenda told ANE the company will shift even more focus to SUVs and its ever-growing EV lineup. Another victim will be the Passat’s sleeker derivative – the Arteon. Both the standard liftback and the Shooting Brake (it’s actually a wagon) won’t live to see another generation.
To end on a positive note, VW previously confirmed plans to start production of a new four-door Aero electric vehicle at the Emden factory from 2023. It’s widely believed to take the shape of a wagon, molded after the 2019 ID Space Vizzion concept.
Falando neles, os SUVs estão afetando a estratégia do Grupo Volkswagen, que irá investir ainda mais nestes modelos, além de sua linha de elétricos. E irá causar outra vítima, encerrando a existência do sedã Arteon e de sua variante Shooting Brake (que, na verdade, é outra perua).
Felizmente, a VW não vai virar uma marca de SUVs. A empresa já confirmou os planos de iniciar a produção do Aero, um modelo elétrico de quatro portas que será feito na Alemanha a partir de 2023. Segundo rumores, será a versão de produção do conceito ID Space Vizzion, mantendo a ideia de ser uma perua elétrica.
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