O Grupo Caoa quer aumentar sua participação no Brasil com um investimento de R$ 1,5 bilhão para os próximos cinco anos. O aporte será feito na fábrica em Anápolis (GO), com o objetivo de produzir 10 veículos novos, que vão desde reestilizações até modelos inéditos, divididos entre Caoa Chery, Hyundai e uma terceira marca – que será a Exeed, divisão de luxo da Chery e que já foi confirmada para janeiro de 2021.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) visitou a fábrica en Anápolis (GO) na última segunda-feira (23) e divulgou a extensão até 2025 dos descontos de 32% no IPI dos veículos fabricados no Centro-Oeste. A medida aprovada com o congresso e governo federal foi feita para viabilizar o investimento da Caoa e também da HPE Automóveis, responsável pela Mitsubishi e Suzuki no Brasil, que tem uma fábrica em Catalão (GO).
Este investimento de R$ 1,5 bi será usado exclusivamente em Anápolis. A Caoa confirma que tem planos de renovar os carros da Chery no país e alguns deles já são esperados, como a reestilização do Tiggo 2 (agora com motor 1.0 turbo) e do Tiggo 5X. A maior parte dos carros da linha atual oferecidos no Brasil já passou por mudanças visuais na China, alguns deles até recebendo novas motorizações.
Os modelos da Hyundai também terão mudanças e um dos mais cotados é a nova geração do Tucson que acabou de estrear na Ásia e nos EUA. Por fim, veremos a estreia da Exeed, marca de luxo da Chery, cuja estreia foi anunciada algumas vezes por executivos da marca desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Segundo o Jornal do Carro, os planos seriam o Tucson, o novo Elantra e o inédito Aura, um sedã com 4 metros de comprimento feito para países asiáticos e que usaria o motor 1.0 de 80 cv do HB20.
Outro projeto é a ampliação da linha de modelos elétricos da Caoa Chery, mas a empresa não deu detalhes sobre os planos. No momento, o único carro EV vendido por aqui é o sedã Arrizo 5e, oferecido somente para empresas, mas a marca nunca escondeu o interesse em vender mais modelos – até mostrou alguns deles no Salão de São Paulo de 2018. Um dos mais cotados é o Tiggo 5X elétrico, lançado na China em outubro e que tem uma autonomia de 401 km.
“Continuaremos investindo nas equipes e em pesquisa e desenvolvimento local. Já temos aqui um centro de estudos e validação de combustíveis e emissões como poucos na América Latina. Além disso, fizemos parcerias com universidades estaduais e federal de Goiás e temos agora dois novos projetos aprovados na área de eficiência energética, que ainda estão pendentes de patente e serão anunciados em breve”, afirma Mauro Correia, CEO do Grupo Caoa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026