Segundo veículo mais emplacado no Brasil em outubro, a Strada conquistou a preferência de 10.068 consumidores, quase 45% a mais do que em 2019, e assegurou quase ¾ de todos os registros de picapes pequenas no período. Se considerarmos também os modelos maiores, a representante da Fiat respondeu por praticamente 1/3 das pouco mais de 31 mil unidades.
Adversária mais próxima da Strada, a VW Saveiro (3.117) amargou uma queda de quase 31%. Já a Montana, em retração de quase 60%, completou o pódio com apenas 398 emplacamentos – no acumulado do ano (5.879), a picape da Chevrolet teve menos de 60% do que a líder conquistou apenas nas últimas semanas.
Em seu melhor momento em 2020, mesmo com queda de 14% frente ao ano anterior, a Fiat Toro (5.949) assegurou uma liderança com quase 34% de participação de mercado. O destaque, no entanto, ficou por conta da Chevrolet S10 (3.401), que superou a Toyota Hilux (3.120) na disputa pelo 2º lugar graças ao seu mês mais forte desde dezembro (3.693).
Embora com resultado melhor do que em setembro, a Ford Ranger (1.700) perdeu mais de ¼ dos compradores de 2019. O número, no entanto, foi mais do que suficiente para mantê-la na 4ª posição. A briga pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada, com a Mitsubishi L200 levando a melhor sobre a Frontier por apenas 64 unidades (1.009 x 945) - a Nissan não tinha desempenho tão bom desde março de 2018 (952).
Em mau momento comercial nos últimos meses, a Renault Duster Oroch (907) não vendia tanto desde janeiro (1.093). Mas não houve motivo para comemorações, já que o resultado é quase 25% pior do que há um ano. Num discreto 8º lugar, a VW Amarok (559) perdeu mais da metade de suas vendas no período.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT STRADA |
10068 |
11873 |
6957 |
74,12% |
77,89% |
-15,20% |
44,72% |
2º |
VW SAVEIRO |
3117 |
3050 |
4503 |
22,95% |
20,01% |
2,20% |
-30,78% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
398 |
320 |
973 |
2,93% |
2,10% |
24,38% |
-59,10% |
|
|
13583 |
15243 |
12433 |
100,00% |
100,00% |
-10,89% |
9,25% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT TORO |
5949 |
5580 |
6913 |
33,64% |
32,40% |
6,61% |
-13,94% |
2º |
CHEVROLET S10 |
3401 |
3149 |
2633 |
19,23% |
18,28% |
8,00% |
29,17% |
3º |
TOYOTA HILUX |
3120 |
3578 |
3393 |
17,64% |
20,78% |
-12,80% |
-8,05% |
4º |
FORD RANGER |
1700 |
1685 |
2329 |
9,61% |
9,78% |
0,89% |
-27,01% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
1009 |
1087 |
853 |
5,71% |
6,31% |
-7,18% |
18,29% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
945 |
693 |
745 |
5,34% |
4,02% |
36,36% |
26,85% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
907 |
535 |
1204 |
5,13% |
3,11% |
69,53% |
-24,67% |
8º |
VW AMAROK |
559 |
841 |
1172 |
3,16% |
4,88% |
-33,53% |
-52,30% |
9º |
EFFA V21 |
53 |
36 |
21 |
0,30% |
0,21% |
47,22% |
152,38% |
10º |
RAM 2500 |
29 |
22 |
1 |
0,16% |
0,13% |
31,82% |
2800,00% |
11º |
EFFA V22 |
12 |
16 |
6 |
0,07% |
0,09% |
-25,00% |
100,00% |
12º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
2 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
100,00% |
|
|
17686 |
17222 |
19271 |
100,00% |
100,00% |
2,69% |
-8,22% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde