Se o mercado brasileiro encerrou o mês de outubro com queda de quase 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019, os hatches tiveram influência direta no resultado negativo. Com aproximadamente 17 mil unidades a menos do que há um ano (72.134 x 89.609), as três categorias, somadas, perderam quase 20% dos compradores.

Na faixa de entrada, após meses seguidos com folga sobre o Renault Kwid (5.022), o Fiat Mobi (5.098) foi o único a crescer (+24,5%) e conquistou uma liderança apertada. Terceiro, o VW up! (274) só não teve resultado pior do que em abril (208). 

Fiat Mobi Like 2021
Chevrolet Onix RS 2021 (teste)

Já na categoria intermediária, o Chevrolet Onix (12.203) manteve uma confortável liderança, mesmo com retração superior a 42% na comparação com 2019. Superado pelo Gol (8.473) em setembro, o Hyundai HB20 (8.903) recuperou o 2º lugar – o modelo da VW, aliás registrou um incremento de quase 30% nos últimos 12 meses com o reforço das vendas diretas.

Outro destaque de outubro veio da Fiat. Embora bem atrás do irmão Argo (7.566) e do Ford Ka (7.492), o Uno (3.592) garantiu o sexto lugar com seu melhor desempenho desde agosto de 2017 (3.539), também auxiliado pelas vendas fora do varejo. Novamente sentindo o impacto do novato Nivus, o VW Polo (3.455) perdeu mais da metade dos registros de 2019. Oitavo, o Renault Sandero (2.420) segue cada vez mais discreto no segmento.

Fiat Uno Drive 2018
Volkswagen Gol, Saveiro e Voyage 2020

Em seu segundo mês de mercado, o novo 208 segue bem longe dos rivais. Com apenas 494 emplacamentos – menos do que o Toyota Etios Hatch (599) em queda de quase 65% -, o Peugeot foi apenas o 13º colocado, algo nada animador para um modelo recém-lançado. Outro que não vingou foi Kia Rio, com apenas 40 unidades.

HATCHES PREMIUM

Em queda bem mais discreta do que a das duas categorias mais representativas (-4%), o segmento de hatches premium fechou o mês passado com menos de 500 emplacamentos. Em queda superior a 45%, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (166) respondeu por mais de 1/3 destes números, mas viu cair para apenas 65 unidades sua vantagem sobre o Mini (101).

Com 84 unidades e um crescimento superior a 160%, o Audi A3 repetiu o 3º lugar de setembro. O grande destaque, no entanto, ficou por conta do VW Golf GTE (70), que jamais havia emplacado tanto – os números muito superiores aos dos meses anteriores são explicados por uma venda do estoque remanescente à locadora Unidas, como revela a revista Quatro Rodas

Veja os rankings de outubro a seguir:

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

FIAT MOBI 

5098 

5447 

4569 

54,46% 

57,39% 

27,42% 

24,45% 

2º 

RENAULT KWID 

5022 

4009 

6065 

40,08% 

30,34% 

77,39% 

-54,58% 

3º 

VW UP! 

274 

546 

1229 

5,46% 

12,27% 

-40,26% 

-52,97% 

4º 

CHEVROLET CELTA 

0,00% 

0,00% 

-100,00% 

5º 

KIA PICANTO 

0,00% 

0,00% 

  

  

10396 

10002 

11864 

100,00% 

100,00% 

34,27% 

-30,37% 

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

CHEVROLET ONIX 

12203 

11709 

21197 

19,92% 

19,57% 

4,22% 

-42,43% 

2º 

HYUNDAI HB20 

8903 

8565 

8332 

14,53% 

14,32% 

3,95% 

6,85% 

3º 

VW GOL 

8473 

9134 

6568 

13,83% 

15,27% 

-7,24% 

29,00% 

4º 

FIAT ARGO 

7566 

7984 

7585 

12,35% 

13,34% 

-5,24% 

-0,25% 

5º 

FORD KA 

7492 

5956 

9689 

12,23% 

9,95% 

25,79% 

-22,68% 

6º 

FIAT UNO 

3592 

3334 

1527 

5,86% 

5,57% 

7,74% 

135,23% 

7º 

VW POLO 

3455 

3360 

7244 

5,64% 

5,62% 

2,83% 

-52,31% 

8º 

RENAULT SANDERO 

2420 

2795 

4288 

3,95% 

4,67% 

-13,42% 

-43,56% 

9º 

VW FOX 

2366 

2039 

2764 

3,86% 

3,41% 

16,04% 

-14,40% 

10º 

TOYOTA YARIS 

2177 

1894 

3189 

3,55% 

3,17% 

14,94% 

-31,73% 

11º 

HONDA FIT 

1236 

1417 

1961 

2,02% 

2,37% 

-12,77% 

-36,97% 

12º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

599 

884 

1686 

0,98% 

1,48% 

-32,24% 

-64,47% 

13º 

PEUGEOT 208 

494 

412 

390 

0,81% 

0,69% 

19,90% 

26,67% 

14º 

NISSAN MARCH 

169 

230 

685 

0,28% 

0,38% 

-26,52% 

-75,33% 

15º 

CITROËN C3 

75 

95 

142 

0,12% 

0,16% 

-21,05% 

-47,18% 

16º 

KIA RIO 

40 

23 

0,07% 

0,04% 

73,91% 

17º 

FIAT PALIO 

0,00% 

0,00% 

0,00% 

  

  

61261 

59831 

77248 

100,00% 

100,00% 

2,39% 

-20,70% 

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

OUT/20 

SET/20 

OUT/19 

% OUT 20 

% SET 20 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

166 

177 

302 

34,80% 

40,60% 

-6,21% 

-45,03% 

2º 

MINI COOPER/
CLUBMAN/JCW 

101 

107 

109 

21,17% 

24,54% 

-5,61% 

-7,34% 

3º 

AUDI A3 

84 

65 

32 

17,61% 

14,91% 

29,23% 

162,50% 

4º 

VW GOLF 

70 

19 

14,68% 

0,69% 

2233,33% 

268,42% 

5º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

34 

20 

7,13% 

4,59% 

70,00% 

325,00% 

6º 

BMW SÉRIE 1 

14 

63 

13 

2,94% 

14,45% 

-77,78% 

7,69% 

7º 

FORD FOCUS 

0,84% 

0,00% 

-42,86% 

8º 

VW FUSCA 

0,84% 

0,23% 

300,00% 

-42,86% 

  

  

477 

436 

497 

100,00% 

100,00% 

9,40% 

-4,02% 

Fonte: Fenabrave

Fotos: Motor1.com e divulgação

Galeria: Novo Peugeot 208 2021 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com