Se o mercado brasileiro encerrou o mês de outubro com queda de quase 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019, os hatches tiveram influência direta no resultado negativo. Com aproximadamente 17 mil unidades a menos do que há um ano (72.134 x 89.609), as três categorias, somadas, perderam quase 20% dos compradores.
Na faixa de entrada, após meses seguidos com folga sobre o Renault Kwid (5.022), o Fiat Mobi (5.098) foi o único a crescer (+24,5%) e conquistou uma liderança apertada. Terceiro, o VW up! (274) só não teve resultado pior do que em abril (208).
Já na categoria intermediária, o Chevrolet Onix (12.203) manteve uma confortável liderança, mesmo com retração superior a 42% na comparação com 2019. Superado pelo Gol (8.473) em setembro, o Hyundai HB20 (8.903) recuperou o 2º lugar – o modelo da VW, aliás registrou um incremento de quase 30% nos últimos 12 meses com o reforço das vendas diretas.
Outro destaque de outubro veio da Fiat. Embora bem atrás do irmão Argo (7.566) e do Ford Ka (7.492), o Uno (3.592) garantiu o sexto lugar com seu melhor desempenho desde agosto de 2017 (3.539), também auxiliado pelas vendas fora do varejo. Novamente sentindo o impacto do novato Nivus, o VW Polo (3.455) perdeu mais da metade dos registros de 2019. Oitavo, o Renault Sandero (2.420) segue cada vez mais discreto no segmento.
Em seu segundo mês de mercado, o novo 208 segue bem longe dos rivais. Com apenas 494 emplacamentos – menos do que o Toyota Etios Hatch (599) em queda de quase 65% -, o Peugeot foi apenas o 13º colocado, algo nada animador para um modelo recém-lançado. Outro que não vingou foi Kia Rio, com apenas 40 unidades.
Em queda bem mais discreta do que a das duas categorias mais representativas (-4%), o segmento de hatches premium fechou o mês passado com menos de 500 emplacamentos. Em queda superior a 45%, o líder Chevrolet Cruze Sport6 (166) respondeu por mais de 1/3 destes números, mas viu cair para apenas 65 unidades sua vantagem sobre o Mini (101).
Com 84 unidades e um crescimento superior a 160%, o Audi A3 repetiu o 3º lugar de setembro. O grande destaque, no entanto, ficou por conta do VW Golf GTE (70), que jamais havia emplacado tanto – os números muito superiores aos dos meses anteriores são explicados por uma venda do estoque remanescente à locadora Unidas, como revela a revista Quatro Rodas.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
FIAT MOBI |
5098 |
5447 |
4569 |
54,46% |
57,39% |
27,42% |
24,45% |
2º |
RENAULT KWID |
5022 |
4009 |
6065 |
40,08% |
30,34% |
77,39% |
-54,58% |
3º |
VW UP! |
274 |
546 |
1229 |
5,46% |
12,27% |
-40,26% |
-52,97% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
-100,00% |
5º |
KIA PICANTO |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
10396 |
10002 |
11864 |
100,00% |
100,00% |
34,27% |
-30,37% |
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12203 |
11709 |
21197 |
19,92% |
19,57% |
4,22% |
-42,43% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
8903 |
8565 |
8332 |
14,53% |
14,32% |
3,95% |
6,85% |
3º |
VW GOL |
8473 |
9134 |
6568 |
13,83% |
15,27% |
-7,24% |
29,00% |
4º |
FIAT ARGO |
7566 |
7984 |
7585 |
12,35% |
13,34% |
-5,24% |
-0,25% |
5º |
FORD KA |
7492 |
5956 |
9689 |
12,23% |
9,95% |
25,79% |
-22,68% |
6º |
FIAT UNO |
3592 |
3334 |
1527 |
5,86% |
5,57% |
7,74% |
135,23% |
7º |
VW POLO |
3455 |
3360 |
7244 |
5,64% |
5,62% |
2,83% |
-52,31% |
8º |
RENAULT SANDERO |
2420 |
2795 |
4288 |
3,95% |
4,67% |
-13,42% |
-43,56% |
9º |
VW FOX |
2366 |
2039 |
2764 |
3,86% |
3,41% |
16,04% |
-14,40% |
10º |
TOYOTA YARIS |
2177 |
1894 |
3189 |
3,55% |
3,17% |
14,94% |
-31,73% |
11º |
HONDA FIT |
1236 |
1417 |
1961 |
2,02% |
2,37% |
-12,77% |
-36,97% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
599 |
884 |
1686 |
0,98% |
1,48% |
-32,24% |
-64,47% |
13º |
PEUGEOT 208 |
494 |
412 |
390 |
0,81% |
0,69% |
19,90% |
26,67% |
14º |
NISSAN MARCH |
169 |
230 |
685 |
0,28% |
0,38% |
-26,52% |
-75,33% |
15º |
CITROËN C3 |
75 |
95 |
142 |
0,12% |
0,16% |
-21,05% |
-47,18% |
16º |
KIA RIO |
40 |
23 |
0 |
0,07% |
0,04% |
73,91% |
- |
17º |
FIAT PALIO |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
61261 |
59831 |
77248 |
100,00% |
100,00% |
2,39% |
-20,70% |
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
166 |
177 |
302 |
34,80% |
40,60% |
-6,21% |
-45,03% |
2º |
MINI COOPER/ |
101 |
107 |
109 |
21,17% |
24,54% |
-5,61% |
-7,34% |
3º |
AUDI A3 |
84 |
65 |
32 |
17,61% |
14,91% |
29,23% |
162,50% |
4º |
VW GOLF |
70 |
3 |
19 |
14,68% |
0,69% |
2233,33% |
268,42% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
34 |
20 |
8 |
7,13% |
4,59% |
70,00% |
325,00% |
6º |
BMW SÉRIE 1 |
14 |
63 |
13 |
2,94% |
14,45% |
-77,78% |
7,69% |
7º |
FORD FOCUS |
4 |
0 |
7 |
0,84% |
0,00% |
- |
-42,86% |
8º |
VW FUSCA |
4 |
1 |
7 |
0,84% |
0,23% |
300,00% |
-42,86% |
|
|
477 |
436 |
497 |
100,00% |
100,00% |
9,40% |
-4,02% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)