Depois de aparecer na internet sem camuflagem, a nova Nissan Frontier 2021 enfim é apresentada oficialmente. Como vimos nos flagras, a picape média atualiza o design com mudanças na grade e nos faróis, mudando o suficiente para deixar o visual mais moderno - com clara inspiração na Titan, picape grande vendida nos EUA. Será vendida na Ásia ainda neste ano, mas só chegará ao Brasil em 2021, importada da Argentina.
A equipe de design da Nissan passou a maior parte do tempo se preocupando com a nova grade frontal para a Frontier 2021, que recebeu uma moldura bem grossa nas laterais e na parte superior – esta última com o nome “FRONTIER” (ou Navara, como nas fotos da versão asiática) por extenso. Nas versões normais, esta peça é cromada, enquanto na nova variante PRO-4X tem acabamento preto.
Outro destaque fica por conta dos faróis. Receberam duas linhas em LED para iluminação diurna, na parte superior e inferior do conjunto. Nas versões mais caras, usará quatro lâmpadas em LED quadriculares, um estilo inédito para a Nissan. O para-choque acompanhou as mudanças da grade, alterando o formato da área dos faróis de neblina para um acabamento vertical.
A traseira teve uma mudança mais leve. A tampa da caçamba repete o nome da picape em relevo, mas tem novos vincos que alteram bastante o visual da peça. O para-choque foi alongado e recebeu um degrau no centro. As lanternas também utilizam lâmpadas de LED, com um formato interno em “C”.
Uma das principais novidades é a estreia de uma nova versão chamada PRO-4X. Apesar de rumores na Austrália de que poderia ser uma versão esportiva, nada mais é do que um pacote visual (da mesma forma que a Frontier Attack). Tirando a adoção de pneus off-road, as alterações são puramente cosméticas, com detalhes em preto e laranja sobre a pintura cinza Volcanic.
A Nissan aproveitou para mexer um pouco sob a carroceria. A marca diz que o eixo traseiro foi reforçado e aumentou a capacidade de carga da picape média, tanto no peso máximo quanto no tamanho da caçamba. A dinâmica em baixa velocidade foi melhorada pelo uso de uma nova cremalheira, que também tem efeitos positivos na resposta da direção.
Embora a fabricante japonesa não diga oficialmente, ainda veremos outras mudanças na picape produzida na Argentina. Como adiantou o site Argentina Autoblog, a Frontier irá herdar os reforços estruturais do chassi que foram desenvolvidos para a Mercedes-Benz Classe X, modelo que compartilhava plataforma e boa parte da carroceria com a picape nipônica. Isso irá melhorar a estabilidade, robustez e conforto.
A lista de equipamentos também foi melhorada. A central multimídia utilizará uma tela de 8” atualizada e o painel de instrumentos com uma tela de 7” tem uma resolução maior. O volante foi redesenhado e os bancos têm novos materiais internos. Até o isolamento acústico recebeu atenção, aumentando o silêncio a bordo com o uso de vidros dianteiros e para-brisa laminados. Entre os itens de segurança, estão a câmera 360° para manobras, aviso de saída de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado e mais. Recebeu até porta USB do tipo “C”.
Apesar de todas as novidades, a motorização foi a única parte que não mudou. Segue oferecida somente com o motor 2.3 turbodiesel, nas versões de 160 cv e 41 kgfm (com um único turbo), e 190 cv e 45,9 kgfm (com dois turbos), podendo trabalhar com o câmbio manual de 6 marchas ou automático de 7 posições. A tração pode ser 4x2 ou 4x4 com reduzida dependendo da versão escolhida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA