Após três meses consecutivos de retração na composição global do mercado brasileiro, as vendas no varejo reagiram em outubro. De acordo com a Fenabrave, 55,11% dos 205.244 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado foram registrados através da modalidade. A Chevrolet, com 19,46% do total, liderou mais uma vez, com Volkswagen (14,05%) e Fiat (13,03%) em briga apertada pela segunda posição.
Chevrolet Onix (9.585) e Hyundai HB20 (7.495) chegaram ao 13º mês consecutivo no topo entre os automóveis, com o Onix Plus (6.397) – líder entre os sedãs – completando o pódio pela 3ª vez seguida. Superado pelo Fiat Argo (4.422) em setembro, o Ford Ka (4.808), agora sem a mesma força nas vendas diretas por decisão da marca em reduzir vendas para locadoras, assumiu a quarta posição.
Com quase 87% de todas as suas unidades, o Toyota Corolla (3.688) conseguiu algo pouco provável nos últimos tempos para um sedã médio: ficar à frente de SUVs e crossovers. Com o Chevrolet Tracker (3.606) recuperando a posição de honra perdida nos últimos dois meses, o segmento mais aquecido do mercado ainda teve o Hyundai Creta (3.523) e o Honda HR-V (3.209) entre os dez primeiros.
Na briga entre os modelos mais baratos do país, o Renault Kwid (3.589), em 8º, abriu mais de 700 unidades de vantagem sobre o Fiat Mobi (2.840), o 12º. O Caoa Chery Tiggo 2, com 437 emplacamentos, foi o único do top 50 a assegurar todas as suas unidades sem o auxílio das vendas diretas. Presente em setembro, o Mitsubishi Eclipse Cross (309) repetiu a dose em outubro. Em 40º, o BMW 320i (456) foi novamente o único premium no ranking.
Entre os comerciais leves, a Fiat Toro (2.550) levou a melhor – por pouco – sobre a Strada (2.399) numa disputa interna da marca italiana. Próxima de ambas, a Toyota Hilux (2.116) caiu para terceiro. Sétima nos dois meses anteriores, a Fiat Fiorino (612) subiu duas posições. Em mau momento comercial, a VW Amarok (275) ficou fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.585 |
78,55% |
12.203 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.495 |
84,19% |
8.903 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.397 |
74,22% |
8.619 |
4º |
FORD KA |
4.808 |
64,18% |
7.492 |
5º |
FIAT ARGO |
4.422 |
58,45% |
7.566 |
6º |
TOYOTA COROLLA |
3.688 |
86,98% |
4.240 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
3.606 |
54,68% |
6.595 |
8º |
RENAULT KWID |
3.589 |
71,47% |
5.022 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
3.523 |
65,80% |
5.354 |
10º |
HONDA HR-V |
3.209 |
89,49% |
3.586 |
11º |
VW POLO |
3.134 |
90,71% |
3.455 |
12º |
FIAT MOBI |
2.840 |
55,71% |
5.098 |
13º |
VW NIVUS |
2.553 |
81,72% |
3.124 |
14º |
VW T-CROSS |
2.479 |
48,26% |
5.137 |
15º |
HONDA CIVIC |
2.142 |
86,97% |
2.463 |
16º |
VW GOL |
2.101 |
24,80% |
8.473 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
2.033 |
87,25% |
2.330 |
18º |
VW FOX |
2.006 |
84,78% |
2.366 |
19º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.887 |
86,64% |
2.178 |
20º |
VW VIRTUS |
1.723 |
49,51% |
3.480 |
21º |
NISSAN KICKS |
1.523 |
38,40% |
3.966 |
22º |
RENAULT DUSTER |
1.373 |
55,81% |
2.460 |
23º |
FORD ECOSPORT |
1.344 |
60,65% |
2.216 |
24º |
HONDA WR-V |
1.274 |
91,59% |
1.391 |
25º |
JEEP RENEGADE |
1.265 |
20,94% |
6.042 |
26º |
FORD KA SEDAN |
1.237 |
48,66% |
2.542 |
27º |
RENAULT SANDERO |
1.160 |
47,93% |
2.420 |
28º |
FIAT CRONOS |
919 |
57,26% |
1.605 |
29º |
HONDA FIT |
912 |
73,79% |
1.236 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
911 |
50,89% |
1.790 |
31º |
JEEP COMPASS |
908 |
14,74% |
6.161 |
32º |
FIAT SIENA |
733 |
75,18% |
975 |
33º |
TOYOTA SW4 |
691 |
80,16% |
862 |
34º |
VW TIGUAN |
592 |
74,19% |
798 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
566 |
41,22% |
1.373 |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
532 |
88,81% |
599 |
37º |
HONDA CITY |
487 |
66,44% |
733 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
476 |
54,03% |
881 |
39º |
CHEVROLET EQUINOX |
467 |
98,11% |
476 |
40º |
BMW 320i |
456 |
86,69% |
526 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
437 |
100,00% |
437 |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
373 |
77,55% |
481 |
43º |
VW JETTA |
372 |
85,32% |
436 |
44º |
TOYOTA RAV4 |
327 |
97,90% |
334 |
45º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
315 |
60,00% |
525 |
46º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
309 |
81,53% |
379 |
47º |
NISSAN V-DRIVE |
283 |
48,79% |
580 |
48º |
VW UP |
268 |
97,81% |
274 |
49º |
CITROËN C4 CACTUS |
263 |
37,79% |
696 |
50º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
251 |
92,96% |
270 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT. 20 |
1º |
FIAT TORO |
2.550 |
42,86% |
5.949 |
2º |
FIAT STRADA |
2.399 |
23,83% |
10.068 |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.116 |
67,82% |
3.120 |
4º |
CHEVROLET S10 |
727 |
21,38% |
3.401 |
5º |
FIAT FIORINO |
612 |
23,23% |
2.635 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
551 |
54,61% |
1.009 |
7º |
FORD RANGER |
366 |
21,53% |
1.700 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
338 |
37,27% |
907 |
9º |
VW / MAN EXPRESS |
289 |
85,50% |
338 |
10º |
KIA K2500 |
282 |
100,00% |
282 |
11º |
VW AMAROK |
275 |
49,19% |
559 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
239 |
25,29% |
945 |
13º |
VW SAVEIRO |
227 |
7,28% |
3.117 |
14º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
172 |
100,00% |
172 |
15º |
IVECO DAILY 35-150 |
163 |
94,22% |
173 |
16º |
HYUNDAI HR |
120 |
71,86% |
167 |
17º |
RENAULT MASTER |
111 |
19,68% |
564 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
104 |
99,05% |
105 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
94 |
45,19% |
208 |
20º |
CHEVROLET MONTANA |
93 |
23,37% |
398 |
21º |
FIAT DUCATO |
73 |
26,84% |
272 |
22º |
CITROËN JUMPY |
72 |
43,37% |
166 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
70 |
100,00% |
70 |
24º |
EFFA V21 |
51 |
96,23% |
53 |
25º |
PEUGEOT BOXER |
28 |
87,50% |
32 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
27 |
100,00% |
27 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
23 |
85,19% |
27 |
28º |
CITROËN JUMPER |
18 |
85,71% |
21 |
29º |
IVECO DAILY 35S14 |
15 |
75,00% |
20 |
30º |
EFFA V22 |
12 |
100,00% |
12 |
31º |
IVECO DAILY 30-130 |
12 |
92,31% |
13 |
32º |
JAC V260 |
10 |
100,00% |
10 |
33º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
8 |
100,00% |
8 |
34º |
BYD T3 |
6 |
100,00% |
6 |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
FIAT DOBLÒ |
2 |
1,96% |
102 |
37º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
FIAT PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça