A Hyundai já tem boas referências quando falamos em SUVs grandes. Com modelos ao redor do mundo como o Palisade (fotos) ou até mesmo o Santa Fe, o fabricante sul-coreano já provou que pode criar máquinas fortes sem sacrificar a qualidade de rodagem. 

Mesmo assim, nenhum desses modelos é produzido na robusta arquitetura chassi-carroceria, o que a faz vulnerável quando o questionam sobre ser um SUV verdadeiro. Mas isso não significa que a Hyundai, e sua irmã Kia, não estão considerando entrar neste nicho. 

Galeria: Hyundai Palisade Calligraphy 2021

Em entrevista ao australiano Carsguide, o gerente geral de produtos da Hyundai Austrália, Andrew Tuitahi, disse que pode desafiar o Toyota Land Cruiser como um legítimo SUV off-road. A confiança vem da habilidade da Hyundai entrar em segmento já existentes, de acordo com Tuitahi, que citou o Hyundai i30 N e o iLoad. 

"Acho que já fizemos coisas como o i30N, desafiando os tradicionais RS e GTI, e entrando com sucesso na mente dos compradores. Da mesma forma, o que fizemos com o iLoad, desafiando modelos neste segmento de comerciais. Fizemos um bom trabalho ao desafiar tudo isso", disse Tuitahi em entrevista ao Carsguide. "Não acho que será um problema se produzirmos um SUV robusto para o mercado", completou. 

Os rumores de que a Hyundai está criando uma picape chassi-carroceria já rodam por aí desde o ano passado. O chassi deve ser compartilhado com a Kia, mas até agora não vimos nada recente desse desenvolvimento. Mas isso não esconde o fato de que realmente a montadora possa estar fazendo isso. 

Além disso, a Hyundai já tem um motor para o trabalho, o 3.0 seis-cilindros turbodiesel do Genesis GV80. São 278 cv e 60 kgfm de torque, o suficiente para desafiar os modelos já existentes. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com