Até o momento, a Ford nunca deu qualquer dica sobre uma possível versão de alto desempenho do Ford Escape. É normal fabricantes serem bem vagas ao comentar sobre a possibilidade de lançar outras variantes, principalmente quando falam sobre uma opção mais esportiva. É o que aconteceu com uma entrevista de um executivo da empresa para o site australiano CarsGuide.

James Hughes é o engenheiro-chefe do Ford Escape, então ele deve saber do que fala a respeito do crossover médio. Quando o CarsGuide perguntou se poderíamos ver um Escape ST um dia, a resposta rápida dele foi "sem comentários". Só que a reportagem diz que ele traçou um paralelo com o Focus ST como uma boa base para performance e ele teria dito que a fabricante sempre avalia oportunidades.

Galeria: Ford Escape 2020

Este tipo de resposta é bem comum, mas Hughes ainda teria afirmado que um Escape ST seria "uma idéia fantástica." Novamente, isso não é uma confirmação de que veremos um esportivo desses, mas quando o engenheiro-chefe de um modelo diz algo assim, podemos assumir que há alguma discussão acontecendo sobre criar esta versão. Além disso, quando não existe a chance de um carro ser lançado, isso é dito pelos executivos e fim de papo.

Então, qual a possibilidade de realmente existir um Escape ST no futuro? A Ford já oferece versões esportivas do Explorer, Edge e Puma, então não seria estranho ver uma opção assim para o SUV médio. Em alguns casos, já são oferecidos como anternativas ao hatches, como no caso do Puma ST, que tem a mesma mecânica que o Fiesta ST.

Por isso, a comparação de Hughes com o Focus foi deliberada. O Escape usa a mesma plataforma modular C2, então já existe um parentesco entre o crossover e o hatch médio. Se a Ford seguir a mesma receita do Puma ST, o Escape ST poderia usar a mesma mecânica que o Focus ST, com o 2.3 turbo de 280 cv. E, com a decisão de focar as vendas em crossovers e picapes, a marca precisará de alguns produtos para atrair os entusiastas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com