Para a Triumph, a nova Trident 660 é um ponto de entrada para a marca, feita para atrair a nova geração de motociclistas, jovens que gostam de inovação e tecnologia, mas que querem uma moto fácil de pilotar e divertida. Ela combina o melhor que a fabricante pode oferecer em equipamentos e chassi com um preço baixo, tanto para comprar a moto quanto para mantê-la.
De olho no mercado e na evolução da demanda dos clientes, a Triumpth entendeu que precisava reconhecer as novas dinâmicas na compra de uma moto e aplicou isso na Trident 660. Produzida na Tailândia mas desenvolvida em Hinckley (Inglaterra), relembra as motos clássicas da fabricante, mas com um design feito pelo italiano Rodolfo Frascoli, que também criou a Tiger 900.
Traz um novo motor tricilíndrico de 660 cc, entregando 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgfm de torque a 6.250 rpm, sendo que 90% da força aparece nas rotações mais baixas. Também terá uma versão com apenas 48 cv para a Europa, que será oferecida para clientes que ainda estão com a habilitação do tipo A2 – com limite de até 48 cv. A Triumph diz que este motor é totalmente novo, sem relação com o tricilíndrico da Street Triple S.
Os engenheiros optaram por um motor deste tipo por ter um bom equilibro entre a força em baixa rotação de um bicilíndrico e a linearidade de um propulsor de quatro cilindros. A transmissão é de seis marchas e tem um ajuste que combina esportividade sem que atrapalhe no uso no dia-a-dia. Conta com um assistente de troca de marchas Triumph Shift Assist, permitindo subir ou descer as marchas sem usar a embreagem.
Utiliza suspensão Showa na frente de garfos investidos de 120 mm de curso na dianteira, enquanto a traseira é monochoque com pré-carga, também da Showa. Já os freios Nisssin são de disco duplo de 310mm na roda dianteira, e único para o disco traseiro, ambos com dois pistões. Ainda traz um seletor de modo de pilotagem, um controle de tração ajustável e acelerador ride-by-wire.
A Triumpth Trident 660 começará a ser vendida no mundo todo apenas no final de janeiro de 2021. Oficialmente, a fabricante já diz que não há qualquer confirmação se irá oferecer a roadster no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Speed e Scrambler 400: como a Bajaj ajudou a Triumph a ser mais barata?