A Fiat-Chrysler prepara-se para colocar ainda mais tecnologia em seus veículos e anuncia uma parceria com a Tim para utilizar internet WiFi 4G em seus veículos. A operadora irá fornecer o eSIM a ser usado nos lançamentos da marca a partir da primeira metade de 2021. A fabricante não diz quais serão os primeiros carros a receberem o sistema, mas podemos esperar que esteja no Compass reestilizado, no inédito Jeep de 7 lugares, na Ram 1500 e nos dois crossovers da Fiat.
Ao instalar o eSIM em seus carros, os veículos passarão a contar não só com acesso WiFi nativo para usar os serviços da central multimídia sem a necessidade de rotear a internet de um smartphone. A tecnologia permite que o veículo converse com outros sistemas, como por exemplo uma conexão em tempo real com a rede de concessionárias, enviando dados do veículo e identificando eventuais falhas.
Os clientes poderão utilizar um aplicativo no smartphone para conversar com o veículo, enviando ordens como ligar o motor e o ar-condicionado remotamente. Em caso de veículos híbridos plug-in e elétricos, também podemos esperar por monitoramento da carga da bateria. A marca ainda destaca que poderá atualizar aplicativos e o software do veículo pela nuvem, além de integrar com assistentes pessoais.
O carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que viabilizarão relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas”, afirma Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina. “O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, completa André Souza Ferreira, CIO da FCA América Latina.
No momento, não há muitos detalhes de será a disponibilidade da tenologia 4G WiFi nos carros da Fiat-Chrysler. A Tim irá fornecer o eSIM, que estará conectado à sua rede. Deve contar com um esquema de assinatura mensal, da mesma forma que a Chevrolet fez com seus lançamentos desde o Cruze reestilizado, usando um sistema da claro com mensalidade à parte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat