Yamaha MT-09 2021 é revelada com mais potência e novo design
Naked foge de visual polêmico da MT-03 e aposta em novo desenho para os faróis
Pouco depois das fotos vazarem na internet, a nova Yamaha MT-09 2021 é revelada oficialmente pela fabricante japonesa. A naked passou por uma mudança forte no design e com uma alteração no motor, agora mais potente e mais eficiente, para reduzir as emissões de poluentes e ficar dentro da regra Euro 5 para a Europa.
Como as fotos vazadas adiantaram, os designers da marca quase que refizeram a Yamaha MT-09 e a mudança mais óbvia está na frente. Ao invés de seguir o caminho da MT-03, a naked usa algo próximo, mas sem os polêmicos LED que parecem sobrancelhas. Ao invés disso, coloca as duas linhas verticais nas laterais do farol principal.
Galeria: Yamaha MT-09 2021
Nas laterais, a carenagem foi integrada ao tanque de combustível e, como agora ficam mais acima, o chassi fica exposto e mostra os pilares laterais do quadro. Outros componentes redesenhados incluem o quadro feito de alumínio leve, o novo formato do radiador e o braço oscilante de alta rigidez. O sistema de exaustão tem um novo caminho e agora termina embaixo da moto.
A Yamaha mexeu também no tamanho da moto. O modelo 2021 agora tem um entre-eixos levemente menor de 1,43 m (era 1,44 m), enquanto a altura em relação ao solo subiu 13 cm e o peso caiu 3,6 kg, agora pesando 189 kg.
O grande destaque é a motorização, modificada para atender às normas do Euro 5. Como esperado, passou de 847cc para 890cc, o que faz com que a potência suba para 117 cv a 10.000 rpm e o torque é de 9,5 kgfm a 7.000 rpm - são 2 cv e 0,6 kgfm a mais. Os três cilindros mantiveram o diâmetro de 78 mm, mas o curso está levemente mais longo com 62,1 mm. A taxa de compressão, sistema de injeção de combustível e transmissão de seis marchas não foram alteradas.
As rodas foram substituídas, agora de 17" com um desenho de estrela dupla. Na frente, ela está ligada a um grafo investido KYB de 41 mm ajustável e com um curso de 12,9 cm. Já a traseira usa uma suspensão monoamortecedor, também da KYB e ajustável. A frenagem fica por conta dos discos duplos de 298 mm na frente e um disco único de 245 mm na traseira, ambos com ABS.
A linha 2021 da MT-09 ainda recebeu o acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) e com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG), ambos vindos da R1 mas com um ajuste específico para a naked. O ASPG detecta a posição exata do acelerador e envia os dados para o YCC-T, que controla as válvulas para focar na aceleração da moto.
De acordo com a Yamaha, é a primeira naked a usar um IMU de seis eixos, um acelerômetro que percebe a movimentação da moto em seis direções e envia as informações para o controle de tração. Ainda tem um quickshifter e um display TFT de 3,5 polegadas.
A Yamaha MT09 2021 estreia na Europa ainda neste ano, chegando a outros mercados no início do ano que vem, como nos Estados Unidos. No Brasil, a estreia deve demorar mais um pouco e, na melhor das hipóteses, deve estrear no final de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem