Depois de estrear em países da Ásia e da Oceania, a reestilizada Toyota Hilux 2021 chega nesta semana aos principais mercados da Europa. Enviada ao continente a partir da África do Sul, a picape incorpora importantes mudanças no visual, adota aprimoramentos mecânicos bastante aguardados e recheia o pacote de equipamentos com novos recursos.
Por fora, as novidades seguem o padrão do modelo asiático e incluem dianteira totalmente redesenhada (são novos os faróis, a grade e o para-choque), laterais com rodas inéditas e apliques nas caixas-de-roda, além da traseira com lanternas em LED e arranjo inédito de luzes. O modelo das fotos, especificamente, é da versão Invincible e adota itens extras na composição do design.
Por dentro, as novidades são principalmente tecnológicas. A central multimídia, até então criticada, agora tem integração com Apple CarPlay e Android Auto, além de botões físicos para ajuste de volume e ligar/desligar. O quadro de instrumentos ganha novos grafismos e o pequeno painel entre os mostradores analógicos agora conta com exibição digital de velocidade.
Mecanicamente, o destaque fica por conta do motor 2.8 turbodiesel reprogramado para entregar 204 cv e 51 kgfm de torque, o que representa ganhos de 27 cv e 5,1 kgfm de força sobre o motor anterior (177 cv e 45,9 kgfm). A novidade equipa as versões VX, VLX e Invincible e garante aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com consumo médio de 13,7 km/l. As configurações mais baratas, GX e GX Plus, seguem com o 2.4, também a diesel, de 150 cv.
O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 marchas. Foram promovidos ainda aprimoramentos na suspensão, incluindo novos ajustes para os amortecedores, novas buchas e design otimizado para as molas. Por fim, destaque para atualizações no funcionamento do controle de estabilidade (ESP). O sistema, vale lembrar, já havia sido reprogramado em 2017, depois de a Hilux falhar no temido teste do alce.
As vendas nos principais mercados europeus serão iniciadas nas próximas semanas com preços a partir de 20.059 euros para frotistas e 31.715 euros para clientes particulares - respectivamente R$ 134.595 e R$ 212.800, numa conversão direta. O portfólio é composto pelas carrocerias de cabine simples, estendida e dupla.
Por aqui, a reestilizada Toyota Hilux 2021 deve estrear dentro de poucos dias, junto com o irmão SUV SW4. A versão Invinciblle, destacada nas fotos, não chegará por aqui, mas fica a expectativa para que as demais novidades sejam implementadas no modelo sul-americano. A mudança mais aguardada é o motor de 204 cv, que finalmente colocará a picape em pé de igualdade com as principais rivais Ford Ranger e Chevrolet S10.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Novo motor 2.0 turbo de 300 cv da Toyota será usado pela Hilux, diz site