A mudança na lei no estado de São Paulo que aumentou o prazo de permanência do carro para pessoas com deficiência (PCD) trouxe uma alteração que vai afetar as fabricantes diretamente: a exigência de oferecer estas versões específicas para o público geral. E já podemos ver um reflexo, com o fim do Jeep Renegade PCD, confirmado pela fabricante em um comunicado para todos os concessionários.
Uma imagem com parte do comunicado circula pelas redes sociais e revela que a versão do Jeep Renegade para PCD, batizada internamente como 10x, não será mais vendida a partir de 1º de novembro. A marca irá atender todos os pedidos que forem inseridos no sistema até 31 de outubro, prometendo faturar os veículos entre cinco a seis semanas.
A versão 10x era a única abaixo do limite de R$ 70 mil, comercializada por R$ 69.999. Sem esta configuração, os clientes do utilitário não terão acesso à isenção de ICMS (agora de 18%), tendo apenas a isenção do IPI. No seu lugar, a marca irá oferecer o Renegade STD 1.8 automático, versão que já tem o papel de opção de entrada da linha e que custa R$ 81.590. Ela traz itens que não existiam na variante específica, como rack de teto, alças de teto traseiras, tampão do porta-malas e luz de leitura traseira.
No entanto, a diferença irá pesar bastante no bolso do cliente. Com a redução do ICMS e a isenção do IPI, o Renegade PCD custava R$ 54.662. Agora, o SUV compacto terá um preço de R$ 64.684 já com a isenção do IPI e mais um desconto de 12% dado pela Jeep. Isto, obviamente, para pagamento à vista. Na prática, o cliente irá pagar R$ 10.022 a mais pelo SUV.
No site da marca, o Renegade PCD conta com um financiamento em que é necessário pagar R$ 27.331 (50% do valor do carro) de entrada e o restante em 47 parcelas de R$ 562,06 e uma última parcela de R$ 14.112,09. No caso do Renegade STD, a entrada sobe para R$ 34.547,50 (50%), mais 47 parcelas de R$ 737,74 e parcela final de R$ 17.720,34. O comunicado destaca a diferença de R$ 106 a mais nas parcelas, sem considerar o valor mais caro de entrada e de saldo da última parcela.
Em nota, a Fiat-Chrysler explica as vendas foram suspensas sem previsão de retorno:
"A comercialização da versão 1.8 AT do Jeep Renegade, direcionada exclusivamente ao público PCD, foi suspensa, sem data determinada de volta, devido a alguns fatores importantes: a falta de revisão no valor do teto para isenção de ICMS, que está desde meados de 2007 em R$ 70 mil reais, enquanto os custos desde então aumentaram substancialmente; a degradação do cenário cambial ao longo dos últimos meses, que pressionou os custos e fornecedores; além do decreto 65.259 do estado de São Paulo, de 20 de outubro de 2020, que alterou consideravelmente as regras de comercialização nessa modalidade."
A mudança deve afetar diretamente o Jeep Renegade no mercado, por ficar muito mais caro do que um rival que ainda tenha a isenção de ICMS. O modelo teve 77,87% de seus emplacamentos em setembro direcionados para as vendas diretas, o que significa que 4.476 unidades das 5.748 emplacadas no último mês foram nesta modalidade. Por outro lado, existe a chance de que mais marcas sigam a decisão da Jeep e eliminem a variante para PCD.
Esta é apenas uma das alterações nas leis que irão afetar as vendas para PCD daqui para frente. Nos últimos meses, os governos federal e do estado de São Paulo decidiram limitar a isenção do IPVA em São Paulo somente para veículos adaptados; reduzir o benefício do ICMS de 21% para 18% e aumentar o tempo de permanência para quatro anos após a compra de um carro para PCD com menos impostos; e excluir as deficiências leves da lista de beneficiados. Com regras mais rígidas e o limite de R$ 70 mil cada vez mais inviável para as fabricantes, a tendência é que as versões específicas para pessoas com deficiência desapareçam das lojas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Jeep Renegade Willys tem R$ 19.799 de desconto no preço para CNPJ
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Renegade 1.3 Turbo ou T-Cross Sense: PcD ou não, o que cada um traz?