A Nissan completa nesta semana 20 anos de operações oficiais no Brasil. Representada de forma independente desde a década de 1950, a marca se estabeleceu no país como filial no dia 23 de outubro de 2000, comercializando inicialmente veículos importados (o SUV Pathfinder foi o grande destaque da época). Desde então, tem realizado significativos investimentos e marcado posição em diversos segmentos.
A evolução de participação de mercado nessas duas décadas foi de 0,02% em 2000 para 3,3% no acumulado do ano de 2020 (janeiro a setembro). Durante todo o período, foram comercializados no país cerca de 885 mil veículos, somando unidades importadas e 646 mil exemplares produzidos em solo nacional. O modelo mais vendido até hoje foi o Versa, seguido por Kicks e March.
Após o período de atuação via importação, a Nissan inaugurou no dia 20 de dezembro de 2001, em parceria com a Renault, a fábrica de São José dos Pinhais (PR), dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna. Primeira unidade fabril comum do grupo no mundo, a unidade começou a produzir em 2002 a picape Frontier, seguida por outros modelos como o SUV X-Terra e as minivans Livina e Grand Livina.
Em 2011, a marca investiu R$ 2,6 bilhões para a construção do Complexo Industrial de Resende (RJ), com espaço dedicado à produção de automóveis Nissan (e não mais em parceria com a Renault). O empreendimento foi inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. De lá saem atualmente os modelos V-Drive (Versa rebatizado) e Kicks, além dos propulsores flex 1.0 12V, de três cilindros, e 1.6 16V, de quatro cilindros.
O número de funcionários saltou de 200 colaboradores em 2010 para mais de 2.000 atualmente. Os funcionários se dividem entre a sede no Rio de Janeiro, a fábrica de Resende, o escritório comercial em São Paulo e as áreas de engenharia e compras em São José dos Pinhais (PR). A marca também mantém um estúdio de design em São Paulo, um dos sete da empresa no mundo, dedicado aos projetos para a América Latina.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil