page ad skin

Nissan celebra 20 anos de Brasil com mais de 880 mil veículos vendidos

Filial brasileira, aberta em outubro de 2000, foi a primeira da marca na América do Sul

Nissan Kicks 2020

A Nissan completa nesta semana 20 anos de operações oficiais no Brasil. Representada de forma independente desde a década de 1950, a marca se estabeleceu no país como filial no dia 23 de outubro de 2000, comercializando inicialmente veículos importados (o SUV Pathfinder foi o grande destaque da época). Desde então, tem realizado significativos investimentos e marcado posição em diversos segmentos.

A evolução de participação de mercado nessas duas décadas foi de 0,02% em 2000 para 3,3% no acumulado do ano de 2020 (janeiro a setembro). Durante todo o período, foram comercializados no país cerca de 885 mil veículos, somando unidades importadas e 646 mil exemplares produzidos em solo nacional. O modelo mais vendido até hoje foi o Versa, seguido por Kicks e March.

Galeria: Nissan Frontier 2020 - Brasil

Após o período de atuação via importação, a Nissan inaugurou no dia 20 de dezembro de 2001, em parceria com a Renault, a fábrica de São José dos Pinhais (PR), dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna. Primeira unidade fabril comum do grupo no mundo, a unidade começou a produzir em 2002 a picape Frontier, seguida por outros modelos como o SUV X-Terra e as minivans Livina e Grand Livina.

Em 2011, a marca investiu R$ 2,6 bilhões para a construção do Complexo Industrial de Resende (RJ), com espaço dedicado à produção de automóveis Nissan (e não mais em parceria com a Renault). O empreendimento foi inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. De lá saem atualmente os modelos V-Drive (Versa rebatizado) e Kicks, além dos propulsores flex 1.0 12V, de três cilindros, e 1.6 16V, de quatro cilindros.

O número de funcionários saltou de 200 colaboradores em 2010 para mais de 2.000 atualmente. Os funcionários se dividem entre a sede no Rio de Janeiro, a fábrica de Resende, o escritório comercial em São Paulo e as áreas de engenharia e compras em São José dos Pinhais (PR). A marca também mantém um estúdio de design em São Paulo, um dos sete da empresa no mundo, dedicado aos projetos para a América Latina.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários